Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Oferta Formação > L:CTA
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente

Proporcionar formação multidisciplinar e interdisciplinar que permita desenvolver uma compreensão científica dos processos ambientais e dos ecossistemas, e do modo como são afetados por fatores como a poluição do ar, da água e do solo. No 3º Ano, o Projeto permitirá ao aluno desenhar, com autonomia, uma proposta de projeto que, se for viável e inovadora, poderá abrir oportunidades interessantes de emprego ou autoemprego no futuro. O aluno poderá também prosseguir estudos de segundo ciclo em diversas áreas, incluindo Ciências e Tecnologia do Ambiente.

Saídas Profissionais

Exercer cargos técnicos de nível médio tanto no setor público como no privado e em regime de autoemprego: empresas de consultadoria ambiental e de serviços, autoridades locais, agências governamentais e laboratórios do estado, indústria e ensino. Exemplos de atividades em que os licenciados poderão colaborar: sistemas de gestão de efluentes e resíduos; educação ambiental; ecoeficiência; energias renováveis; implementação de sistemas de gestão de qualidade ambiental, higiene e segurança ambiental e ocupacional; gestão de impacte ambiental; proteção e prevenção ambiental; gestão e exploração e conservação de recursos naturais; avaliação e controlo de qualidade; previsão, profilaxia e remediação de acidentes naturais; caracterização e intervenção em áreas de desertificação ativa; recuperação de zonas submetidas a exploração a céu aberto.

Regimes de Acesso 2020/2021

Regime Geral Numerus Clausus (*): 40
Concursos Especiais Vagas (**): Maiores de 23 anos: 3 | TOCS: 1 | TDET: 1
Mudança de Par Instituição/Curso Vagas (**): 1ºano curricular: 3 | 
restantes anos curriculares: 5
Reingresso Não está sujeito a limitações quantitativas.
Concurso Especial - Estudante Internacional Vagas: 14

(*) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 17 de julho de 2020, de acordo com as orientações do Despacho do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (n.º 6343-C/2020).
(**) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 15 de julho de 2020, de acordo com as orientações do Despacho do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (n.º 6343-B/2020).


Informações


Contactos

Diretor do Curso: lic.cta.diretor@fc.up.pt
Comissão de Acompanhamento: lic.cta.ca@fc.up.pt
Secção de Pré-Graduação: pre.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: lic.cta@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo. Não dispensa a consulta do DR.

Dados Gerais

Código Oficial: 9709
Diretor: António Guerner Dias
Sigla: L:CTA
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2007/2008
Duração: 6 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo