Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Oferta Formação > L:EA
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Licenciatura em Engenharia Agronómica

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O 1º ciclo em Engenharia Agronómica tem como objetivo dotar o estudante de uma sólida formação ancorada nas ciências de base da Agronomia, com um percurso centrado na Produção Agrária ou um percurso alternativo centrado na Tecnologia e Ciência Alimentar, de modo a criar e consolidar competências indispensáveis a uma futura profissionalização qualificada nas áreas da produção primária e secundária, respetivamente. O estudante de Engenharia Agronómica realizará um estágio no último ano que lhe proporcionará o contacto com a realidade profissional.

Saídas Profissionais

Os licenciados em Engenharia Agronómica, formação centrada em engenharia agronómica, pelos seus conhecimentos em fisiologia das plantas e animais, competências em gestão do agro-sistema e compreensão da dinâmica do ecossistema agrícola, estão aptos a integrar posições de engenheiro agrónomo em empresas de produção primária vegetal ou animal ou de consultoria assim como serviços ou entidades de relação da agricultura com o ambiente, indústria e desenvolvimento rural. Poderão ainda ingressar em formação de 2ºciclo nomeadamente no Mestrado em Engenharia Agronómica e Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto ou outros.
Os licenciados em Engenharia Agronómica, formação complementar em Tecnologia e Ciência Alimentar, pela sua formação em microbiologia, química alimentar, qualidade e segurança alimentares e domínio das tecnologias de processamento e conservação dos alimentos, assim como noções de marketing e gestão, ficarão aptos a exercer funções em empresas dos setores da transformação, distribuição e comercialização de produtos alimentares e de serviços de apoio à indústria alimentar (empresas de consultadoria, laboratórios de análise, empresas de embalagem, ou outras.). Alternativamente, os licenciados poderão prosseguir estudos de 2º ciclo, no Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição, Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar, Mestrado em Viticultura e Enologia e no Mestrado Erasmus Mundus em Vinho, Turismo e Inovação (WINTOUR) ou outros.

Estrutura do Ciclo de estudos:

O curso tem a duração de 6 semestres letivos e é constituído por 180 créditos (ECTS). A estrutura curricular, centrada na área das ciências agrárias (87 ECTS), tem o primeiro ano e parte do segundo compostos essencialmente por disciplinas de base das áreas da biologia (24 ECTS), matemática (18 ECTS), química (12 a 18 ECTS) e ainda ciência dos computadores, geologia, física e gestão. Estas aulas são lecionadas no Pólo do Campo Alegre da Faculdade de Ciências, a maioria em conjunto com estudantes de outras licenciaturas. No primeiro ano, 1º semestre, haverá uma unidade curricular lecionada no Campus de Vairão, sendo que ao longo do curso os estudantes terão cada vez mais aulas, teóricas, práticas de campo e práticas de laboratório, neste Pólo agrário da Universidade do Porto, a cerca de 30 km da cidade do Porto. De notar que no segundo ano cada estudante opta pela formação principal ou complementar sendo o plano de estudos do 2ºano, 2ºsemestre e 3ºano função dessa opção.


Regimes de Acesso 2020/2021

Regime Geral Numerus Clausus (*): 0
Concursos Especiais Vagas (**): Maiores de 23 anos: 2 | TOCS: 4
Mudança de Par Instituição/Curso Vagas (**): 1ºano curricular: 4 | 
restantes anos curriculares: 8
Reingresso Não está sujeito a limitações quantitativas.
Concurso Especial - Estudante Internacional Vagas: 9

(*) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 17 de julho de 2020, de acordo com as orientações do Despacho do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (n.º 6343-C/2020).
(**) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 15 de julho de 2020, de acordo com as orientações do Despacho do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (n.º 6343-B/2020).



Informações


Contactos

Diretor do Curso: lic.ea.diretor@fc.up.pt
Comissão de Acompanhamento: lic.ea.ca@fc.up.pt
Secção de Pré-Graduação: pre.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: lic.ea@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo. Não dispensa a consulta do DR.

Dados Gerais

Código Oficial: 9086
Diretor: Albano Beja Pereira
Sigla: L:EA
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2019/2020
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia Agronómica com Formação Complementar em Tecnologia e Ciência Alimentar (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Engenharia Agronómica (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo