Público Alvo | ||
Créditos | 1 UC-CCPFC | |
Propina | 100,00 ¤ | |
Carga horária | 25 horas | |
Calendário | 25 jan a 22 fev 2014 | |
Horário | Sábado de manhã |
No mundo fortemente marcado pela Ciência e pela Tecnologia em que vivemos torna-se premente apetrechar os alunos com competências que lhes permitam analisar criticamente e responder de forma consciente e responsável aos desafios do seu quotidiano. A própria Lei de Bases do Sistema Educativo Português (Lei nº 49/2005 de 30 de Agosto) também delibera que este “responde às necessidades resultantes da realidade social” (ponto 4, artigo 2º) e que incentiva “a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos” (ponto 4, artigo 2º), “capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva” (ponto 5, artigo 2º). Desta forma, a literacia científica é considerada atualmente uma prioridade e uma necessidade na educação, contribuindo para o desenvolvimento do homem como cidadão, através do recurso ao conhecimento científico (Gil & Vilches, 2004).
Para a promoção da literacia científica, torna-se necessário que a aprendizagem em Ciência seja significativa e relevante para os alunos. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma metodologia, atualmente defendida pela literatura da especialidade, que surge como resposta, pretendendo assegurar uma aprendizagem frutífera e válida para os alunos. Esta metodologia promove o desenvolvimento da autonomia dos alunos e do seu pensamento crítico, permitindo também que o aluno desenvolva competências essenciais para uma aprendizagem ao longo da vida. A ABRP baseia-se no princípio de usar problemas do quotidiano como um ponto de partida para a aprendizagem, trabalhando os alunos em pequenos grupos de modo a alcançarem os seus objetivos (Lambros, 2004). O problema espoleta a discussão entre os alunos, o levantamento de questões e a vontade de descobrir algo relevante para as suas vidas pessoais. Estes participam de forma colaborativa numa construção de conhecimento, tomando decisões, analisando e avaliando a informação para compreender e resolver o problema (Chin & Chia, 2004). Neste processo, o professor é, assim, um facilitador que ajuda o aluno a construir o seu próprio conhecimento e a desenvolver-se como cidadão. O questionamento, quer por parte dos alunos quer por parte do professor, é uma ferramenta muito útil, motivadora e facilitadora da aprendizagem.
Pelo exposto, torna-se crucial a formação contínua de professores de Ciências em Metodologias de Ensino, permitindo contribuir para um ensino das Ciências mais efetivo e motivador.
Com a realização desta ação pretende-se:
A formação terá a duração de 25 horas, tendo cada sessão a duração de 5 horas:
Docente Responsável: | Clara Vasconcelos |
Educação Contínua: | formacao.continua@fc.up.pt |
Docente Responsável: | Clara Vasconcelos |
Sigla: | A:ESC |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Actualização |
Início: | 2013/2014 |
Fim: | 2013/2014 |
Duração: | 25 Horas |