Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > M:CTN
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais visa proporcionar uma formação avançada e inovadora numa área atual e de grande impacto científico-tecnológico, posicionando-se na interface entre a química, a física e a ciência de dados, e preparando os seus estudantes para dar resposta aos desafios societais atuais nas áreas da energia, ambiente, saúde, alterações climáticas, materiais avançados e sustentabilidade. O mestrado aposta na interdisciplinaridade e complementaridade de visões científicas, no desenvolvimento de aptidões relevantes na interface da Ciência, Tecnologia, Inovação e Valorização Económica, e no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus estudantes. O mestrado é interdisciplinar, organizado em quatro semestres e lecionado em língua inglesa, apostando fortemente na captação de estudantes nacionais e internacionais com formação de 1º ciclo diversificada.

Pretende-se que os estudantes adquiram uma sólida formação teórica de base nas áreas da química, física e ciências afins aplicadas aos nanomateriais, com competências especializadas em ciência de dados para nanomateriais, numa perspetiva aberta e multidisciplinar, acompanhada de uma intensa formação experimental e laboratorial por recurso a métodos e técnicas estado-da-arte. Este tipo de formação proporcionará aos estudantes um conjunto de competências científicas e transversais que os tornarão aptos a ingressar no mercado de trabalho em postos qualificados, seja na vertente académica, seja na vertente empresarial e industrial.

Estrutura curricular

O ciclo de estudos prevê a existência de dois percursos alternativos:
  • Ciência e Tecnologia de Nanomateriais (sem especialização definida)
  • Ciência e Tecnologia de Nanomateriais – Especialização em Materiais e Interfaces Funcionais para a Sustentabilidade 

- Percurso: Ciência e Tecnologia de Nanomateriais (sem especialização definida)

Este percurso é composto por:
  • um curso de mestrado, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 60 créditos ECTS, o qual confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau); 
  • uma Dissertação, de natureza científica, ou um Estágio em Contexto Empresarial, de natureza profissional, objetos de relatório final, original e especialmente realizado para este fim, a que correspondem 30 do total de 120 créditos ECTS do ciclo de estudos, cuja defesa em provas públicas permitirá a obtenção do grau de mestre Ciência e Tecnologia da Nanomateriais

- Percurso: Ciência e Tecnologia de Nanomateriais – Especialização em Materiais e Interfaces Funcionais para a Sustentabilidade

Este percurso foi criado para enquadrar a participação da FCUP no mestrado internacional Erasmus Mundus SERP+, visando a integração dos respetivos estudantes no 2º ciclo de estudos em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais. A ingressão neste percurso está sujeita a aprovação pela Comissão Científica do Mestrado. 

Horário e língua de ensino

O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais está aberto à internacionalização e, como tal, à receção de estudantes internacionais de grau e de programas de mobilidade. A língua de trabalho será o Inglês. 
O curso funciona num horário semanal diurno, estando os estudantes-trabalhadores salvaguardados pelos direitos e deveres que constam do regulamento da Universidade do Porto para os 2º ciclos.


Saídas Profissionais

As competências e conhecimentos adquiridos no Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais permitirão aos graduados ingressar no mercado de trabalho em empresas e centros tecnológicos ligados aos Nanomateriais e Nanotecnologia, assim como ingressar num amplo espetro de cursos de 3º ciclo de estudos (Doutoramento). Os detentores do grau de mestre neste curso poderão desenvolver atividades profissionais nas áreas da energia, saúde e nanomedicina, ambiente, nanotecnologia, e nanomateriais avançados (técnicos, funcionais e inteligentes) aplicados à indústria têxtil, proteção e bem-estar, construção e arquitetura, setor automóvel e aeronáutica, sensores e biosensores, catálise e indústria agroalimentar, entre outras; poderão ainda atuar como Quadros Superiores ou como Empreendedores. A possibilidade de realização, durante o 2º ano, de uma dissertação em laboratórios de investigação, ou um estágio em empresas e centros tecnológicos, facilitará a integração dos graduados no mundo científico, industrial ou empresarial.

Condições de Acesso

  • Ser titular de Licenciatura em Química, Física, Bioquímica, Engenharia Física, Engenharia Química, Ciência de Materiais, Engenharia de Materiais, Farmácia ou áreas afins, com sólida formação de base em química e/ou física, e/ou materiais.
  • Ser titular de grau noutras licenciaturas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
  • Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional que a Comissão Científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Para os candidatos não detentores de grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, através de comprovativo de aprovação em unidades curriculares (nota, ECTS, área Cientifica).

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:

Currículo académico (80 %)

  • Subcritério 1: área de formação de base (25 %)
  • Subcritério 2: média aferida* de licenciatura; no caso de não licenciados é aferida a média ponderada por créditos das unidades curriculares realizadas, multiplicada pela fração dos créditos obtidos face ao total da licenciatura (55 %)

Currículo científico e experiência profissional (20 %)

  • Subcritério 1: publicações científicas (excetuando as teses ou relatórios finais de conclusão de licenciatura) (5 %)
  • Subcritério 2: participação em projetos de investigação ou experiência profissional na área do ciclo de estudos (15 %)

* A média aferida é obtida normalizando a média para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor de ln(R/r), e arredondando para o inteiro mais próximo na escala de 0 a 20, sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r, respetivamente para a Universidade do Porto e para universidade onde foi realizado o curso, as posições no ranking mundial divulgado em http://www.webometrics.info


Critérios de desempate de candidatos:

  • Realização de uma entrevista pela Comissão Científica do 2º ciclo de estudos em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais.

Os candidatos poderão ainda ser sujeitos, em qualquer fase do processo de seriação, a uma entrevista individual, pela Comissão Científica do 2º ciclo de estudos em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais, para avaliar aspetos relevantes da sua candidatura.


Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.ctn.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.ctn@fc.up.pt




Nota: Informação disponibilizada a título informativo. 
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: MB56
Diretor: João Araújo
Sigla: M:CTN
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2020/2021
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais - Especialização em Materiais e Interfaces Funcionais para a Sustentabilidade (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais - Materiais e Interfaces Funcionais para a Sustentabilidade (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo