Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > III_EEDC

Cursos

III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP

Público Alvo Profs. 230, 500, 510 e 520
Créditos 0,5 UC-CCPFC
Calendário 7 jul 2017
Carga horária 12 horas
A UEC é uma estrutura de apoio aos órgãos de gestão da Faculdade de Ciências da Universidade do porto (FCUP) na missão de promover o Ensino e Divulgação das Ciências Exatas e Naturais, incluindo a formação de professores, estatutariamente reconhecida como uma das responsabilidades desta Faculdade. Composta por docentes pertencentes a vários Departamentos da FCUP, esta Unidade está implicada na primeira linha em cursos de Mestrado e Doutoramento relacionados com o Ensino e Divulgação das Ciências. Em particular, destaca-se o Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências (PDEDC), em funcionamento desde 2009. Nestes anos de funcionamento realizaram-se investigações aprofundadas, fundamentadas e inovadoras em áreas correspondentes aos ramos de especialização (ensino e divulgação das ciências), que são considerados relevantes na sociedade atual. Daqui tem resultado uma vasta diversidade de experiências e ampliação de competências, em áreas disciplinares inerentes ao corpo docente.  Neste contexto, irá realizar-se no dia 8 de julho o II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP. Pretende-se com este evento continuar o trabalho já iniciado de sensibilizar para as questões de educação e comunicação científica, bem como fomentar a formação avançada de professores - promovendo melhorias na prática letiva - e divulgadores - potenciando o desenvolvimento de aptidões de dinamização de museus e espaços de divulgação e de comunicação científica.

Objetivos

  • Compreender as várias formas de comunicar e de ensinar em ciência.
  • Conhecer estratégias e ferramentas de ensino visando potenciar a aprendizagem conceptual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos dos ensinos básico e secundário.
  • Fomentar a colaboração e a partilha de ideias, experiências e projetos.


Conteúdo Programático


PALESTRAS/PLENÁRIAS (3h15)

Palestra 1 (45 min)
“História da Física e pontes com a Matemática e outras áreas: curiosidades de interesse para o ensino das ciências”
Henrique Leitão, Universidade de Lisboa.

Palestra 2 (30 min)
“Géneros jornalísticos e jornalismo de ciência: olhares de divulgação científica”
António Granado, Universidade de Lisboa

Palestra 3 (30 min)
"Boas práticas na Divulgação das Ciências (Geologia, Física e Astronomia)
Rui Dias, Universidade de Évora
Daniel Folha, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Palestra 4 (45 min)
"Neurodidática das Ciências: Mudança Concetual e Mecanismos Cerebrais”
Luís Calafate, Universidade do Porto.

Palestra 5 (45 min)
"Teachers Professional Development regarding Inquiry- and Context-Based Science Education”
Rachel Mamlok-Naaman, Department of Science Teaching, Weizmann Institute of Science, Israel


SESSÕES PARALELAS – POSTERS (2 horas)

Comunicações orais: “Sessão de apresentação de investigações em Ensino e Divulgação das Ciências” (1h)
Estudantes do Programa Doutoral em Ensino e divulgação das ciências.
Boas práticas na Divulgação das Ciências (Geologia: Rui Dias, Universidade de Évora; Física e Astronomia: Daniel Folha, Planetário do Porto - Centro Ciência)

Posters sobre diferentes temáticas (1h): “Inovações pedagógicas no ensino das ciências: práticas e didáticas de sala de aula”, “Trabalho experimental e laboratorial e ensino-aprendizagem das ciências”, “A tecnologia educacional na educação científica”, “Espaços não-formais de educação científica: experiências e projetos” (entre outros).


WORKSHOPS/OFICINAS DE FORMAÇÃO (1,5 horas)

Falar a linguagem das fronteiras: ciência, significado e ação humana
Trabalho Prático no Ensino da Biologia e da Geologia: Insetos modelo e modelos de falhas e dobras
Geoética e Sustentabilidade no Ensino das Ciências
Inquiry-based Science Education: multimédia e módulos inquiry para o estudo das Ciências no Ensino Básico e Secundário
A análise de vídeo e o Ensino da Física
Evitar acidentes: segurança no laboratório do ensino secundário
As discussões matemáticas coletivas como forma de tornar visível o pensamento do aluno
A interação entre a História e o Ensino da Matemática III
Educar para a Ciência através da Ilustração


ESCLARECIMENTOS SOBRE O RELATÓRIO PARA AVALIAÇÃO A ELABORAR (15 min)

PARTCIPAÇÃO, REFLEXÃO E TRABALHO COLABORATIVO NO MOODLE (5 horas)

Os Formandos deverão participar na dinamização de atividades virtuais sobre “A investigação educacional, o ensino das Ciências e os desafios para os professores no século XXI” que convidam a prolongar a reflexão sobre as aprendizagens, as competências desenvolvidas e a aplicabilidade na prática docente das temáticas abordadas no Encontro. As atividades terão o devido acompanhamento e feedback por parte dos formadores.

Metodologias

  • Tipologia das aulas a ministrar: teóricas, teórico/práticas, práticas, de seminário)
O III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP realiza-se na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto no dia 7 de julho de 2017.

As diferentes componentes do programa dividem-se em três tipos: em plenário, em paralelo e em trabalho autónomo virtual.
  • As sessões em plenário são as palestras (3h15) e a reunião de avaliação (15 min).
  • As sessões em paralelo são, comunicações orais (1 hora), posters (1 hora) e os workshops/oficinas de formação (1,5 horas).
  • As sessões em pequenos grupos (workshops/oficinas de formação) têm um carácter prático e funcionam em paralelo. Os formandos frequentarão um dos nove workshops/oficinas de formação anteriormente enunciados.

As sessões de trabalho virtual (5 horas).

Inscrições e pagamento: http://eedc.fc.up.pt/


Contactos

Docente Responsável: Carla Morais
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Carla Morais
Sigla: III_EEDC
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2016/2017
Duração: 12 Horas

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo