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Cursos

Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar

Propinas Consultar
Vagas   15
1ª Fase 5
2ª Fase 5
3ª Fase 5 + sobrantes
Nº Mínimo 5 estudantes
InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Curso sem edição (não recebe novos estudantes em 2019-2020)


A formação contínua e avançada de professores em Física e Química reveste-se de grande importância no nosso sistema de ensino, razão pela qual a Faculdade de Ciências e, em particular, os Departamentos de Física e de Química assumem como uma das suas missões proporcionar uma formação científica e pedagógica complementar, com qualidade, aos professores destas áreas disciplinares.

do de Física e Química em Contexto Escolar pretende assim aprofundar um vasto conjunto de competências científicas e pedagógicas, através de uma formação complementar nas duas áreas disciplinares, de modo a criar melhores condições para os professores exercerem a sua atividade profissional, preparando-os para os desafios colocados pelos novos programas dos ensinos básico e secundário.

Condições de Acesso

  • Licenciados em Física ou em Química com habilitação profissional para a docência em Física e/ou em Química.
  • Serão ainda admitidos candidatos titulares de uma habilitação académica superior a que se referem as alíneas a) a c) do nº 1 do artigo 17º do Decreto-Lei nº 74/2006, na redação que lhe foi dada pelo DL 65/2018, ou os que reúnam as condições a que se refere a alínea d) do nº 1 do mesmo artigo, desde que possuam habilitação profissional para a docência em Física e/ou Química.

Critérios de Seleção e Seriação

  • a) nota de licenciatura (0-20)
  • b) valorização adicional de cada um dos parâmetros:
    • b1) experiência profissional (atividade com componentes relevantes de Física e/ou Química), 0-3
    • b2) curriculum científico (atividade científica desenvolvida), 0-1,5
  • Os candidatos poderão ser sujeitos a uma entrevista individual, a realizar pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos, para clarificação de aspetos relevantes para o processo de seleção e seriação e avaliação da motivação para a frequência do Ciclo de Estudos.
Critérios de desempate de candidatos:
  • Como critério de desempate, os candidatos poderão ser sujeitos a uma entrevista individual, a realizar pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos, para clarificação de aspetos relevantes para o processo de seleção e seriação e avaliação da motivação para a frequência do Ciclo de Estudos. Para efeitos de seriação neste critério, a entrevista será classificada de 0 a 5 pontos.

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.fqce.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.fqce@fc.up.pt




Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6490
Diretor: Maria Agostinha Matos
Sigla: M:FQCE
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Fim: 2019/2020
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Física e Química para o Ensino (66 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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