
O 1º ciclo em Engenharia Agronómica tem como objetivo dotar o estudante de uma sólida formação ancorada nas ciências de base da Agronomia, com um percurso centrado na Produção Agrária ou um percurso alternativo centrado na Tecnologia e Ciência Alimentar, de modo a criar e consolidar competências indispensáveis a uma futura profissionalização qualificada nas áreas da produção primária e secundária, respetivamente. O estudante de Engenharia Agronómica realizará um estágio no último ano que lhe proporcionará o contacto com a realidade profissional.
Saídas Profissionais
Os licenciados em Engenharia Agronómica, formação centrada em engenharia agronómica, pelos seus conhecimentos em fisiologia das plantas e animais, competências em gestão do agro-sistema e compreensão da dinâmica do ecossistema agrícola, estão aptos a integrar posições de engenheiro agrónomo em empresas de produção primária vegetal ou animal ou de consultoria assim como serviços ou entidades de relação da agricultura com o ambiente, indústria e desenvolvimento rural. Poderão ainda ingressar em formação de 2ºciclo nomeadamente no Mestrado em Engenharia Agronómica e Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto ou outros.
Os licenciados em Engenharia Agronómica, formação complementar em Tecnologia e Ciência Alimentar, pela sua formação em microbiologia, química alimentar, qualidade e segurança alimentares e domínio das tecnologias de processamento e conservação dos alimentos, assim como noções de marketing e gestão, ficarão aptos a exercer funções em empresas dos setores da transformação, distribuição e comercialização de produtos alimentares e de serviços de apoio à indústria alimentar (empresas de consultadoria, laboratórios de análise, empresas de embalagem, ou outras.). Alternativamente, os licenciados poderão prosseguir estudos de 2º ciclo, no Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição, Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar, Mestrado em Viticultura e Enologia e no Mestrado Erasmus Mundus em Vinho, Turismo e Inovação (WINTOUR) ou outros.
Estrutura do Ciclo de estudos:
O curso tem a duração de 6 semestres letivos e é constituído por 180 créditos (ECTS). A estrutura curricular, centrada na área das ciências agrárias (87 ECTS), tem o primeiro ano e parte do segundo compostos essencialmente por disciplinas de base das áreas da biologia (24 ECTS), matemática (18 ECTS), química (12 a 18 ECTS) e ainda ciência dos computadores, geologia, física e gestão. Estas aulas são lecionadas no Pólo do Campo Alegre da Faculdade de Ciências, a maioria em conjunto com estudantes de outras licenciaturas. No primeiro ano, 1º semestre, haverá uma unidade curricular lecionada no Campus de Vairão, sendo que ao longo do curso os estudantes terão cada vez mais aulas, teóricas, práticas de campo e práticas de laboratório, neste Pólo agrário da Universidade do Porto, a cerca de 30 km da cidade do Porto. De notar que no segundo ano cada estudante opta pela formação principal ou complementar sendo o plano de estudos do 2ºano, 2ºsemestre e 3ºano função dessa opção.
Regimes de Acesso 2022/2023
(*) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 26 de julho de 2022.
(**) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 6 de dezembro de 2021.
Informações
- Prazos de Candidatura 2022-2023
- Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Contactos
Nota: Informação disponibilizada a título informativo. Não dispensa a consulta do DR.