Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:RBA
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Portugal possui uma forte ligação com o Meio Aquático, tanto do ponto de vista urbanístico, como recreativo, industrial ou económico. A nossa Zona Económica Exclusiva é a maior da UE e uma parte importante da população vive na orla litoral ou em torno das principais bacias hidrográficas.

O Meio Aquático é, reconhecidamente, uma relevante fonte de riqueza, mas está sujeito a uma pressão ambiental intensa decorrente do desenvolvimento demográfico e industrial. Este ecossistema é objeto de forte pressão sobre os recursos biológicos, que importa saber gerir e explorar de um modo ambientalmente sustentável, baseado em critérios científicos, de modo a contribuir para o Crescimento Azul e assim aumentar a criação de valor e o crescimento sustentável na economia azul portuguesa.

 

O mestrado aborda, essencialmente, os seguintes tópicos: Aquacultura; Biologia Aquática; Biodiversidade de Organismos Aquáticos; Dinâmica das Populações Aquáticas; Ecologia Aquática; Ecotoxicologia; Gestão de Ecossistemas Aquáticos; Impacto Ambiental; Qualidade Biológica da Água; Pescas.


Objetivos

Formar técnicos especializados numa adequada gestão, exploração e preservação do ecossistema aquático. O mestrado foi especialmente desenhado para biólogos e licenciados em áreas afins, que pretendam melhorar os seus conhecimentos e aptidões em vários aspetos relacionados com o ecossistema aquático, de modo a garantir a sua preservação e uma exploração sustentada dos recursos, e deste modo contribuir para a criação de valor e o crescimento sustentável da Economia Azul.

 

Condições de Acesso

Detentores de uma licenciatura em Biologia ou áreas afins;
Ser titular de um grau académico superior estrangeiro na área da Biologia ou áreas afins;
Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado. Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.

Nota: serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:

  1. Currículo académico (70 %)
    • Subcritério 1: área de formação (10 %)
    • Subcritério 2: média aferida de licenciatura (60%)

    A média aferida é obtida normalizando a média para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor de ln(R/r), e arredondando para o inteiro mais próximo na escala de 0 a 20, sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r, respetivamente para a Universidade do Porto e para universidade onde foi realizado o curso, as posições no ranking mundial divulgado em http://www.webometrics.info

  2. Currículo científico e experiência profissional (30%)
    • Subcritério 1: publicações em revistas e Comunicações em conferências (10 %)
    • Subcritério 2: participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante (10%)
    • Subcritério 3: ações de formação na área científica do mestrado (10%)

Critério de desempate de candidatos:

  1. média aferida de licenciatura
  2. nota do currículo científico e experiência profissional
  3. nota do Estágio de licenciatura na área científica do mestrado
  4. menor idade

Idioma de Lecionação

  • Totalmente em Português

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.rba.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.rba@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6232
Diretor: Aires Oliva Teles
Sigla: M:RBA
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-03-21 I  Página gerada em: 2023-03-25 às 03:43:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias