Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Especialização > E:TAEG
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Tecnologias Ambientais - Emissões Gasosas

Objetivos

Com esta especialização pretendemos formar técnicos avançados nas áreas das tecnologias ambientais em emissões gasosas industriais estabelecendo um padrão uniformizado de competências que se imponha no mercado. Esta é uma aposta da FCUP que responde à necessidade de reforçar, reconverter e diversificar as competênticas de públicos adultos, através da formação contínua ao longo da vida.

O curso enquadra-se na oferta formativa do Programa PRR - Impulso Adultos da U.Porto** e possibilita, mediante concurso, acesso a um número limitado de Bolsas de Incentivo à Formação. 

 O curso, com uma duração de um ano, está estruturado em dois semestres. No primeiro semestre, o estudante adquire principalmente os conhecimentos científicos dos fenómenos físico-químicos que estão na base das composições qualitativas e quantitativas das emissões gasosas, e das legislações/normas que regulam essas mesmas emissões. Também, nesta fase inicial do curso, o estudante entra em contacto com as tecnologias usadas na implementação/controlo dos regulamentos assim como os procedimentos para o seu controlo/validação de qualidade. No segundo semestre, em ambiente empresarial/industrial, o estudante irá praticar e consolidar a prática de utilização das tecnologias de monitorização das emissões gasosas e elaborar os relatórios técnicos respetivos.

**Programa Multidisciplinar da U.Porto, Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos, projecto cofinanciado pelos fundos do programa Next Generation EU, através do Plano de Recuperação e Resiliência.

Parceria

Sondar.I / ISQ   

Destinatários

  • Licenciados nas áreas das ciências e engenharias;
  • Responsáveis pela área ambiental de indústrias de média e grande dimensão;
  • Técnicos dos órgãos ambientais responsáveis pela avaliação de estudos de qualidade do ar;
  • Estudantes e professores que pretendam atualizar os seus conhecimentos.

Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação

Serão apenas admitidos os candidatos que se enquadrem nos perfis de Destinatários identificados sendo essencial a demonstração de conhecimentos em ciências/engenharia do ambiente, de nível de 1º ciclo.

A avaliação dos candidatos será feita numa primeira fase atendendo aos seguintes critérios:

  • Experiência Profissional (50%) ( pontuação cumulativa de: adequação da atividade profissional a este curso – 4 valores; atividade profissional na área das análises ambientais - 3 valores; atividade profissional na área do ambiente mas não na área das análises ambientais - 2 valores; outras atividades profissionais – 1 valor);
  • Avaliação Curricular (40% - 8 valores)
  • Carta de motivação (10% - 2 valores)

Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:

  • Candidatos com idade superior a 23 anos. (Bonificação de 5 valores)
  • Carta com a demostração da relevância desta formação nas perspectivas de “reskilling/upskilling” na sua atividade profissional. (Bonificação de 5 valores)

Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da 1º fase e das bonificações.


Oferta isolada de componentes da formação

As seguintes unidades de formação (UF) podem ser realizadas isoladamente (créditos):

  • Efluentes gasosos e Qualidade do Ar (6 ECTS)
  • Monitorização de Poluentes Atmosféricos (6 ECTS)
  • Normas de Amostragem e Legislação Ambiental (6 ECTS)
  • Técnicas de Tratamento de Poluentes Atmosféricos (3 ECTS)
  • Controlo de Qualidade: Sistemas de monitorização em Contínuo (6 ECTS)
  • Metodologias de Controlo de Qualidade (3 ECTS)

Dá-se também a possibilidade de frequência conjunta às seguintes unidades de formação, num total de 30 ECTS:

  • Seminário de Acompanhamento (3ECTS)
  • Estágio em Empresa (27ECTS)

 

Desistência de frequência do curso

A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau implica o pagamento de 50% do valor da propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.

O estudante pode solicitar a desistência de frequência do curso através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

 

Bolsas PRR

De acordo com o nº 5 do artigo 7º do REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INCENTIVO À (RE)QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DAS FORMAÇÕES  NÃO CONFERENTES DE  GRAU DA  UNIVERSIDADE DO  PORTO OFERECIDAS AO  ABRIGO DO  «IMPULSO ADULTOS» (PRR), DESPACHO N.º  GR.02/06/2022 de 3 de junho de 2022, “O prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.”


Informações

  • Prazos de Ingresso 2022/2023
  • Protecção de Dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

    Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.

Contactos

Docente Responsável: Joaquim Esteves da Silva
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Joaquim Esteves da Silva
Sigla: E:TAEG
Tipo de curso/ciclo de estudos: Especialização
Início: 2022/2023
Duração: 1620 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Tecnologias Ambientais - Emissões Gasosas (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo