O Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências pretende proporcionar aos estudantes complementos de formação em temas centrais e atuais da ciência, não só com vista ao fortalecimento da educação em Ciências, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, mas também visando desenvolver capacidades para refletir analítica e criticamente sobre a divulgação da Ciência a públicos muito variados e por meios diversos, numa perspetiva de promoção da cultura científica.
Saídas Profissionais
O Mestrado abre as portas a carreiras de sucesso em:
- Ensino das Ciências em meio:
- Escolar (Ensino Básico e Secundário) - Progressão na carreira para professores*
- *Processo de reconhecimento do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino e Divulgação das Ciências encontra-se em curso
- Académico (Ensino Superior).
- Divulgação das Ciências em contextos como:
- Museus e Centros de Ciência
- Universidades
- Gabinetes de Comunicação de Unidades de I&D
Condições de Acesso
- Ser titular de uma licenciatura na área das Ciências Exatas ou Naturais, Ensino de Ciências Exatas ou Naturais, Engenharias ou Tecnologias.
- Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior.
- Ser titular de uma licenciatura noutras áreas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base para o ciclo de estudos.
- Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Os candidatos não detentores do grau de licenciatura à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverão fornecer evidência da média curricular ponderada à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado. Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
A seriação dos candidatos será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:
- Currículo académico (área de formação e média obtida) (40%)
- Subcritério 1: área de formação (10%)
- pontuação máxima para Ciências (Exatas ou Naturais) ou o seu Ensino;
- pontuação casuística para outras áreas, com base no grau de cobertura de Ciências (Exatas ou Naturais)
- Subcritério 2: média de licenciatura (30%)
- Currículo científico e experiência profissional (35%)
- Subcritério 1: publicações em revistas e comunicações em conferências, participação em projetos de investigação (10%)
- Subcritério 2: experiência profissional relevante ou participação em estágios de licenciatura na área do ciclo de estudos (15%)
- Subcritério 3: ações de formação na área científica do mestrado (10 %)
- Proposta de Dissertação/Tema de investigação (15%)
- O candidato/a deverá apresentar uma proposta preliminar de investigação a desenvolver em Dissertação no Mestrado, referindo os objetivos, uma breve descrição sobre de que forma pretende desenvolve-la e quais as competências que já possui e pretende vir a desenvolver no âmbito deste Mestrado. A proposta deve ser sucinta (máx. 5 páginas).
- Subcritério 1: relevância fundamentada do objeto de estudo (5%)
- Subcritério 2: qualidade científica e exequibilidade da proposta (10%)
- Carta de Motivação (10%)
- O candidato/a deverá explicitar a motivação para a candidatura ao Mestrado e as expectativas relativamente ao curso (máx. 1 página) (10%)
- Subcritério 1: clareza na identificação dos motivos e expectativas subjacentes à candidatura (5%)
- Subcritério 2: maturidade com que encara a realização do trabalho de investigação proposto e a obtenção do grau académico de mestre (5%)
Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas. Contudo, ficam condicionados à necessidade de conclusão da licenciatura até o momento da inscrição. Além disso a média final de licenciatura não poderá ser inferior à média de outros candidatos não seriados.
Critério de desempate de candidatos
- Nota do currículo académico
- Nota do currículo científico e experiência profissional
Os candidatos poderão ser sujeitos a uma entrevista individual, a realizar pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos, para clarificação de aspetos relevantes para o processo de seleção e seriação.
Informações
- Prazos de Ingresso 2022-2023
- Admissão a Provas Académicas
- O curso é reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) para os efeitos previstos no artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (ECD). Ato Normativo (Despacho nº 6654/2019 de 24-07-2019), para os níveis de Ensino Básico, 3.º ciclo e Ensino Secundário; Grupo de Recrutamento 500, 510 e 520. Reconhecido por Despacho de-22- 04-2021.
Contactos