Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Oferta Formação > Mestrado > M:CTA
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Preparar profissionais para serem competentes, versáteis e capazes, tanto de analisar problemas ambientais correntes como de tomar decisões criteriosas e encontrar soluções ecológicas economicamente aceitáveis. As competências e conhecimentos adquiridos nesta formação deverão permitir exercer cargos técnicos de nível médio ou superior tanto no setor público como no privado e em regime de autoemprego: empresas de consultadoria ambiental e de serviços, autoridades locais, agencias governamentais e laboratórios do estado, indústria e ensino.


Saídas Profissionais

Exemplos de atividades profissionais compatíveis com a pós graduação denominada Mestrado em CTA: sistemas de gestão de efluentes e resíduos; educação ambiental; ecoeficiência; implementação de sistemas de gestão de qualidade ambiental, higiene e segurança ambiental e ocupacional; gestão de impacte ambiental; proteção e prevenção ambiental; gestão e exploração de recursos naturais; gestão e conservação da natureza; avaliação e controlo de qualidade; previsão, profilaxia e remediação de acidentes naturais; caracterização e intervenção em áreas de desertificação ativa; recuperação de zonas submetidas a exploração a céu aberto.

Condições de Acesso

  • Ser titular do grau de licenciado em Ciências e Tecnologia do Ambiente, Biologia, Química, Bioquímica, Geologia e áreas afins;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização de matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

Os candidatos licenciados, que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios abaixo indicados (no caso dos não licenciados, a média da licenciatura é aferida a partir da média ponderada por créditos das unidades curriculares realizadas).

A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:

  • Formação académica (70 %)
    • Subcritério 1: adequação da área de licenciatura (70 %)
    • Subcritério 2: média aferida de licenciatura (30%)
  • Currículo científico e experiência profissional (30%)
    • Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (70 %)
    • Subcritério 2: participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante (30%)

A média aferida é obtida normalizando a média para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor de ln(R/r), e arredondando para o inteiro mais próximo na escala de 0 a 20, sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r, respetivamente para a Universidade do Porto e para universidade onde foi realizado o curso, as posições no ranking mundial divulgado em http://www.webometrics.info

Critério de desempate:
Em caso de empate, será usado como critério de desempate o resultado de uma entrevista.


Informações


O curso é reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) para os efeitos previstos no artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
Deliberação n.º 411/2010 de 23-02-10, para os níveis de Ensino Básico, 3.º ciclo e Ensino Secundário; Grupo de Recrutamento 520. Reconhecido por Despacho de 25-08-2011.


Contactos

Diretor do Curso: m.cta.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.cta@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6278
Diretor: Luís Pinto da Silva
Sigla: M:CTA
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2024-01-03 I  Página gerada em: 2024-04-25 às 07:44:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias