O objectivo principal do 3º Ciclo de Estudos em Astronomia é preparar os futuros astrónomos/investigadores, a um nível internacionalmente competitivo. As subáreas da Astronomia que estão acessíveis através deste Ciclo incluem: Astrofísica, Cosmologia, Ciências Planetárias, Instrumentação e Sistemas para as Ciências do Espaço, etc. Procura-se atrair alunos nacionais ou estrangeiros, licenciados ou com um 2º Ciclo, em Astronomia, Física, Matemática e áreas afins. Além disso, e tendo em conta a crescente componente tecnológica dos novos projetos europeus de Astronomia, atrair também alunos com formação diferenciada, nomeadamente em áreas tecnológicas de engenharias e sistemas, informática e outras, dadas as oportunidades de integração de conhecimento proporcionadas por esses grandes projetos.
Objetivos
O objectivo principal do 3º Ciclo de Estudos em Astronomia é formar dos futuros astrónomos/investigadores, a um nível internacionalmente competitivo. As subáreas da Astronomia que estão acessíveis através deste Ciclo incluem: Astrofísica, Cosmologia, Ciências Planetárias, Instrumentação e Sistemas para as Ciências do Espaço, etc.
Áreas de Especialização
Este 3º Ciclo prevê a possibilidade dos estudantes escolherem tópicos de investigação que incluem todas as áeras da Astronomia, deste a Astrofísica e Cosmologia até às várias componentes das Ciências do Espaço em geral. Incentiva-se co-supervisões com especialistas externos, nomeadmanete em instituições internacionais de que Portugal é estado membro, como o ESO e a ESA.
Competências Profissionais
O principal objetivo deste terceiro Ciclo de Estudos em Astronomia é treinar futuros astrónomos. Devido à componente cada vez mais tecnológica dos recentes projetos de astronomia (ESO & ESA), este ciclo também tem como objectivo atrair os alunos com um fundo diversificado, ou seja, em tecnologia e engenharia, sistemas e controle, ou informática, entre outras áreas. A Astronomia oferece oportunidades únicas e emocionantes para a formação avançada.
Neste Programa de Doutoramento e, além da formação formal em Astronomiae Astrofísica, especial atenção é também dada ao desenvolvimento de competências complementares. Estas permitirão aos alunos resolver problemas complexos, sem uma solução única, ou enfrentar novas situações ou contextos mais amplos que envolvem uma abordagem multidisciplinar e uma estreita dependência em dados observacionais, instrumentação, matemática e técnicas de modelagem, ou processamento e análise de dados. O objetivo é oferecer uma formação eficaz em:
- Lidar com questões complexas, procurando soluções e obtendo decisões em situações com informação limitada ou incompleta, envolvendo a necessidade de avaliar criticamente a adequação dos resultados, passo a passo;
- Refletindo sobre as responsabilidades éticas e sociais associados à actividade de investigação;
- Comunicar os resultados, tanto para especialistas como para não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
- Interiorizar a necessidade de uma atitude de aprendizagem ao longo da vida, em consequência da mutabilidade rápida do conhecimento - as fronteiras da astronomia alargam-se e a perspectiva dos problemas muda sempre que novas tecnologias são incorporadas, empurrando ainda mais os limites da observação;
- Contextualizando o papel e a influência da espécie humana no habitat comum que ocupa no Universo e a urgência na sua preservação.
Saídas Profissionais
O Doutorado em Astronomia está qualificado para tirar proveito de oportunidades para ingressar em várias carreiras em que a formação interdisciplinar pode ser uma mais valias. Estas oportunidades de carreira em qualquer pais da Europa ou externo, incluem, mas não estão restritas a;
- Docentes do ensino universitário nas áreas de astronomia e astrofísica, ciências físicas em geral, e em ciências e tecnologias para o espaço.
- Investigadores em institutos ou unidades de investigação, nacionais ou estrangeiras, incluindo-se as organização internacionais de que Portugal é estado membro, como o ESO e a ESA.
- Técnicos altamente qualificados para apoio ao funcionamento de infraestruturas nas ciências do espaço, incluindo observatórios, missões espaciais e laboratórios de desenvolvimento tecnólogico para as ciências e tecnologias do espaço.
- Profisisonais em empresas onde a formação interdisciplinar é uma mais valia, mas em particular na industria ligada a tecnologias e serviços para o espaço que vai deste o software específico até hardware para detetores e equipamentos usados em observação a partir da Terra e no espaço.
Condições de Acesso
- Titulares de Grau de mestre ou equivalente legal em astronomia, física, química, matemática, ou numa área de engenharia ou tecnologia, sistemas, informática ou outras, relevantes para a astronomia e instrumentação astronómica, e/ou processamento, análise e gestão de dados e imagens;
- Titulares de grau de licenciatura em astronomia, ou equivalente, detentores de um curriculum escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
- Os detentores de um curriculo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Os candidatos deven ter um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa.
Critérios de Seleção e Seriação
- A avaliação curricular do candidato (adequação e média final de 1º ciclo e/ou 2º ciclo de estudos em Astronomia e a classificações em unidades curriculares relevantes para a Astronomia) (ponderação: 60%)
- A avaliação científica da atividade de investigação desenvolvida (relatórios, publicações, participação em eventos científicos, etc) (ponderação: 30%)
- Outros elementos curriculares relevantes, incluindo: capacidade para usar o inglês como língua de trabalho; eventuais cartas de recomendação, etc. (ponderação: 10%)
Critérios de desempate de candidatos:
- o critério da avaliação científica será usado para ordenar os candidatos empatados
Informações
O curso é reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) para os efeitos previstos no artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
Deliberação n.º 1701/2008 de 20-06-08, para os níveis de Ensino Básico, 3.º ciclo e Ensino Secundário; Grupo de Recrutamento 510. Reconhecido por Despacho de 14-03-2011
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