Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > M:ENM
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Engenharia Matemática

Este mestrado pretende complementar a formação básica com aplicações interessantes da matemática que proporcionem aos graduados franca capacidade de inserção no exigente e competitivo mercado de trabalho.

O 2º ciclo em Engenharia Matemática formará profissionais aptos a modelar e resolver problemas em diversos contextos, em particular no âmbito de uma carreira de investigação, com a abrangência e flexibilidade que só uma boa formação matemática permite. Este 2º Ciclo destina-se a licenciados de diferentes perfis, mas com formação matemática consolidada, que pretendam melhorar a sua comunicação em ciência e ser bem sucedidos no mercado de trabalho, onde demonstrem autonomia e habilidade na aquisição de conhecimentos.

Condições de Acesso

  • Ser titular do grau de licenciado em Matemática ou noutra área científica com forte formação em Matemática.
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Matemática.
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente (de acordo com o regulamento dos segundos ciclos da UP).
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização de matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

  • Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.
A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios: 
    1. Currículo académico (área de formação e média obtida) (70%)
      • Subcritério 1: área de formação (30%)
      • Subcritério 2: média e adequação de licenciatura (40%)
    2. Currículo científico e experiência profissional (30%)
      • Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (10%)
      • Subcritério 2: participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante (20%)
Critério de desempate:
    • Em caso de empate, será usado como critério de desempate o resultado de uma entrevista.
  • Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.em.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.em@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6094
Diretor: Óscar Felgueiras
Sigla: M:ENM
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Matemática (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Matemática (75 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2024-06-13 I  Página gerada em: 2024-07-21 às 08:06:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias