Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > M:M
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Matemática

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O principal objectivo do curso é fornecer formação avançada em Matemática que permita tanto iniciar internacionalmente a investigação científica neste domínio, como explorar essa formação em atividades profissionais que requerem a utilização da Matemática.

A par de uma iniciação à investigação, prepara o aluno para seguir qualquer um dos seguintes percursos: frequentar um terceiro ciclo (doutoramento) em Matemática; entrar de forma competitiva no mercado de trabalho com um grau de especialização adequado. O curso cobre aspetos fundamentais e temas especializados, com preparação tanto em aspetos teóricos como em aplicações. A diversidade de unidades curriculares permite cobrir aspetos fundamentais e temas especializados. Os estudantes podem frequentar algumas unidades curriculares de outros mestrados da Faculdade de Ciências, complementando a sua formação.

Promover a internacionalização do curso através de protocolos com outras Universidades e a inserção do Mestrado em redes europeias. Garantir este tipo de oportunidades aos nossos estudantes é hoje essencial face à globalização do mercado de emprego e à elevada competitividade registada nos mundos empresarial e académico.

DESTINATÁRIOS:
Este segundo ciclo é dirigido sobretudo a licenciados em Matemática ou em outras áreas com formação adequada em Matemática. É uma preocupação permanente manter uma estrutura de cursos e programas que permita o sucesso dos candidatos oriundos de outras licenciaturas.

Horário e língua de ensino

Todos os materiais serão distribuídos em inglês, incluindo exames, notas de aula, e outros enunciados. A comunicação oral será em inglês, a menos que tal não se justifique.

Condições de Acesso

  • Ser titular do grau de licenciado em Matemática ou noutra área científica com forte formação em Matemática.
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Matemática.
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente (de acordo com o regulamento dos segundos ciclos da UP).
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização de matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

Os candidatos serão divididos em três grupos, de acordo com a sua formação, e com a seguinte prioridade:
  • Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em Matemática ou noutra área científica com forte formação em Matemática, entendendo-se por tal o equivalente a um mínimo de 90 ECTS em unidades curriculares na área de Matemática ao nível da licenciatura. No caso de estudantes cuja licenciatura foi obtida em universidades fora do espaço europeu, far-se-á uma comparação do percurso académico do estudante com o da licenciatura em Matemática da FCUP. Para o efeito o processo desses estudantes deverá vir instruído com o percurso académico, notas obtidas na escala utilizada pela instituição que conferiu o grau, programa e tempo lectivo de cada uma das unidades curriculares na área de Matemática em que obteve aproveitamento.
  • A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios
    1. Critério 1: Curriculum Vitae Académico: (95%)
      • Subcritério 1- Área de formação e nota de licenciatura (85%)
      • Subcritério 2- Trabalhos científicos relevantes publicados na área da Matemática (5%)
      • Subcritério 3- Prémios de mérito ou outros (5%)
    2. Critério 2: Critério 2: Experiência profissional em leccionação de unidades curriculares da área de Matemática (5%)
    3. Os candidatos que ainda não possuam o grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.
    4. Critério de desempate dos candidatos seriados:
      • Classificação final da licenciatura
    5. Observações:
      • Nos casos em que a Comissão Científica entender, o Candidato poderá ser entrevistado. Neste caso, a ponderação a atribuir será: CV (70%) + entrevista (30%). Na avaliação do CV aplicam-se as regras que estão explícitas no Critério 1.

Informações


O curso é reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) para os efeitos previstos no artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
Deliberação n.º 2060/2009 de 13-07-09, para os níveis de Ensino Básico, 3.º ciclo e Ensino Secundário; Grupo de Recrutamento 500. Reconhecido por Despacho de 21-06-2010.


Contactos

Diretor do Curso: m.mat.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.mat@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 9315
Diretor: Christian Lomp
Sigla: M:M
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Matemática (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Matemática - Estatística e em Probabilidades (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Matemática (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Matemática - Estatística e em Probabilidades (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Matemática - Estatística e em Probabilidades (75 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Matemática - Estatística e em Probabilidades (75 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Matemática (75 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Matemática (75 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo