Os Mestrados em Ensino organizados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são segundos ciclos profissionalizantes que visam conferir habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário.
Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as atuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegurara uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação
Condições de Acesso
- Titulares do grau de licenciado (ou enquadrados nas alíneas b) a d) do artigo 17.º do DL 74/2006 na redação dada pelo DL 65/2018), sem habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento de Física e Química, que tenham obtido na sua formação de ensino superior pelo menos 50 créditos em Física, 50 créditos em Química, e 120 créditos no conjunto destas duas áreas.
- É obrigatória a avaliação prévia, em prova específica para o efeito, do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essências da argumentação lógica e crítica.
- Pode ainda candidatar-se quem, satisfazendo as restantes condições, atinja apenas 75% dos requisitos mínimos de créditos atrás enunciados, ou seja 90 créditos no conjunto das duas áreas e 37,5 créditos em cada uma delas, devendo neste caso obter com formação suplementar os créditos em falta para cobrir os mínimos, após o ingresso mas antes da inscrição em unidades de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional.
- São também aceites candidatos que estejam em condições de concluir um 1º ciclo de estudos à data da eventual matrícula neste mestrado, satisfazendo então as alíneas anteriores.
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) e que satisfaçam os requisitos definidos nas alíneas anteriores, até final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
- Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado e que satisfaçam os requisitos indicados nas condições de acesso.
- A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:
- Média da Licenciatura, à data da candidatura (50%)
- Créditos ECTS realizados em ciclos de estudos superiores (5%)
- Áreas de formação no 1º ciclo de estudos superiores (45%)
Subcritérios:
- Física, Química ou Física e Química: 20 pontos
- Outras: 10 pontos
- Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, substituindo-se a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas e aplicando-se uma penalização de 10% a essa média por cada unidade curricular em falta para a conclusão do grau
Critérios de desempate de candidatos (poderá ser a classificação em alguns dos elementos referidos acima):
- Entrevista
- Subcritérios:
- Motivação: 0 a 10 pontos
- Qualidade da expressão oral: 0 a 10 pontos
Informações
Contactos
Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.