O Mestrado em Deteção Remota da FCUP oferece formação avançada sobre técnicas de observação da Terra, análise e uso de dados geoespaciais adquiridos a partir de sensores colocados em plataformas espaciais ou aéreas.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências sobre os fundamentos da Deteção Remota (DR), as potencialidades dos vários sensores, técnicas de aquisição, tratamento e análise de dados e familiarização com várias ferramentas de DR e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar esse conhecimento no estudo do planeta e na resolução de problemas em vários domínios de aplicação. Para esse fim, o curso foi organizado com um tronco comum de unidades curriculares (UC) versando matérias fundamentais e um conjunto de UC opcionais que visam permitir adquirir competências específicas em aplicações ao estudo do oceano, agricultura e florestas, zonas costeiras, alterações climáticas, etc..
Estrutura do Curso
Este Mestrado é composto por:
- um curso de mestrado de 60 ECTS, correspondente ao primeiro ano, que confere um diploma de curso de mestrado, não conferente de grau, em Deteção Remota;
- uma dissertação de natureza científica ou um estágio profissional objeto de relatório final, de 54 ECTS, e uma UC de 6 ECTS de apoio a esse trabalho, realizados no segundo ano.
Horário e língua de ensino
O curso funciona num horário concentrado predominantemente nas tardes de sexta-feira e manhãs de sábado, de modo a permitir a frequência de estudantes de todo o país, incluindo estudantes trabalhadores.
Pretende-se também atrair estudantes de outros países, prevendo-se que as aulas possam ser ministradas em Inglês.
Saídas Profissionais
Sendo este o único Mestrado deste tipo em Portugal, irá responder a necessidades de formação de quadros especializados em Deteção Remota. Os mestres em DR terão competências únicas para ingressar em Instituições públicas ou empresas privadas de cariz tecnológico, incluindo agências espaciais (ESA. EUMETSAT, etc.), com atividades ligadas à produção ou exploração de dados de DR ou SIG, serviços de localização, cartografia temática, e muitas outras que envolvam utilização de informação georreferenciada.
Espera-se ainda que os Mestres em DR promovam o desenvolvimento tecnológico do país através da criação de empresas de base tecnológica e que alguns prossigam os seus estudos para doutoramento.
Condições de Acesso
- Ser titular do grau de licenciado de um ciclo de estudos cujo plano de estudos inclua adequada formação científica de base para a Deteção Remota: vários ramos de Engenharia, 1ºs ciclos relacionados com Ambiente, Informática, Matemática, Física, Geofísica, Geologia e áreas afins.
- Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
- Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do ciclo de estudos reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Critérios de Seleção e Seriação
- Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.
Seriação feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:
- Currículo académico (área de formação e média obtida) (60 %)
- Subcritério 1: área de formação (20 %)
- Serão valorizadas as licenciaturas cujo plano de estudos inclua adequada formação científica de base para a Deteção Remota. Será considerada a formação em Matemática (8%), Informática/Programação (8%) e Física (4%).
- Subcritério 2: média e adequação de licenciatura (40%)
- Currículo científico e experiência profissional (40%)
- Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (15 %)
- Serão considerados os seguintes aspetos: número de artigos em jornais indexados (10%); outros artigos científicos (5%)
- Subcritério 2: participação em projetos de investigação (5%)
- Subcritério 3: Curriculum profissional (20%).
- Serão consideradas a duração e natureza de funções profissionais exercidas, desde que tituladas por contrato de trabalho, ou em regime de trabalho independente, na área científica do ciclo de estudos em apreço, nos seguintes termos: relevância da atividade profissional (12%); duração da atividade profissional (8%).
Critério de desempate de candidatos:
- Média de Licenciatura
- Número de anos de experiência profissional na área
- Número de artigos científicos
- Participação em estágios de licenciatura na área do ciclo de estudos
- Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas, atribuindo peso 2 às disciplinas consideradas como relevantes para a frequência deste ciclo de estudos e peso 1 às restantes.
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