Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Oferta Formação > Mestrado > M:Q

Mestrado em Química

Propinas Consultar
Vagas   40
1ª Fase 4
2ª Fase 4
3ª Fase 32 + sobrantes
Nº Mínimo 10 estudantes
InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O Mestrado em Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto apresenta-se como um mestrado de âmbito generalista, abarcando uma diversidade de áreas temáticas da Química de interesse atual e procurando desta forma responder aos interesses dos estudantes numa perspetiva de formação científica avançada, moderna e versátil. A Química enquanto ciência ocupa uma posição central na resposta aos desafios societais atuais, em particular nos domínios da energia, saúde, ambiente, preservação dos recursos naturais e desenvolvimento de novos materiais funcionais. O 2º ciclo de estudos em Química procura responder a estes desafios na ótica da formação pedagógico-científica dos estudantes e da sua preparação para um percurso profissional de sucesso.

Assim, o Mestrado em Química, para os estudantes que o procuram, visa:
  • proporcionar uma formação avançada e abrangente nos vários domínios da Química, que solidifique, complemente e aprofunde a formação obtida num 1º ciclo de estudos;
  • fornecer as ferramentas teóricas, laboratoriais e computacionais que permitam enveredar por uma carreira associada à investigação, desenvolvimento e inovação, seja em ambiente académico ao nível de um 3º ciclo de estudos (Doutoramento), seja em centros tecnológicos de interface ou em contexto empresarial; 
  • formar profissionais habilitados com um perfil de competências que permita a sua inserção no mercado de trabalho, com ênfase nas indústrias, nacionais e internacionais, mais diretamente ligadas à Química.

Salienta-se que no segundo ano curricular, os estudantes poderão realizar um projeto de investigação num dos laboratórios da Faculdade ou num laboratório de uma das empresas nacionais com as quais existem protocolos de colaboração.

Estrutura curricular

O ciclo de estudos prevê a existência de dois percursos alternativos:
  • Química (sem especialização definida)
  • Química – Especialização em Materiais e Superfícies Funcionais para a Sustentabilidade 
Percurso: Química (sem especialização definida)

O ciclo de estudos é composto por:
  • um curso de mestrado, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 60 créditos ECTS, o qual confere um diploma de curso de mestrado em Química (não conferente de grau); 
  • uma unidade curricular com uma componente de integração na realidade social envolvente designada por Química e Sociedade, a que correspondem 3 ECTS;
  • uma Dissertação, de natureza científica, ou um Estágio em Contexto Empresarial, de natureza profissional, objetos de relatório final, original e especialmente realizado para este fim, a que correspondem 57 do total de 120 créditos ECTS do ciclo de estudos, cuja defesa em provas públicas permitirá a obtenção do grau de mestre em Química. 

- Percurso: Química – Especialização em Materiais e Superfícies Funcionais para a Sustentabilidade

Este percurso foi criado para enquadrar a participação do Departamento de Química e Bioquímica/FCUP no mestrado internacional SERP+ (Erasmus Mundus), visando a integração dos respetivos estudantes no 2º ciclo de estudos em Química. A frequência das unidades curriculares deste percurso está sujeita a aprovação pela Comissão Científica do Mestrado. A língua de trabalho em todas as unidades curriculares é o Inglês.

Horário e língua de ensino

O curso funciona num horário semanal diurno, estando os estudantes-trabalhadores salvaguardados pelos direitos e deveres que constam do regulamento da Universidade do Porto para os 2º ciclos. O Mestrado em Química está aberto à internacionalização e, como tal, à receção de estudantes internacionais em programas de mobilidade. No caso do percurso Química (sem especialização definida), embora as unidades curriculares sejam ministradas em Língua Portuguesa, os elementos do corpo docente estão recetivos a um acompanhamento pedagógico próximo, em Língua Inglesa, para os estudantes internacionais.

Saídas Profissionais

Os mestres em Química terão competências científicas e técnicas avançadas que os poderão habilitar a: (i) ingressar como profissionais na área da Química em empresas privadas ou instituições públicas; (ii) ingressar como investigadores em centros tecnológicos de interface e de transferência de conhecimento academia-indústria; (iii) prosseguir para estudos de doutoramento em Química ou ciências afins, no país ou no estrangeiro. Espera-se ainda que os mestres em Química possam participar ativamente no desenvolvimento tecnológico do país através de atividades de empreendedorismo e criação de empresas de base tecnológica.


Condições de acesso

  • Ser titular de grau de licenciado em Química, Bioquímica, Farmácia, Ensino de Física e Química ou Engenharia Química.
  • Ser titular de grau num 1º Ciclo de Estudos, de acordo com o processo de Bolonha, com um mínimo de 45 ECTS na área da Química ou um Minor em Química.
  • Ser titular de grau noutras licenciaturas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
  • Ser detentor de um Currículo escolar, científico ou profissional que a Comissão Científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. 
Para os candidatos não detentores de grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, através de comprovativo de aprovação em unidades curriculares (nota, ECTS, área Cientifica).

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.


Critérios de Seleção e Seriação

  • Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada (Química, Bioquímica, Farmácia ou Engenharia Química e afins).
A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios: 
    • Currículo académico (área de formação e média obtida) (80 %)
      • Subcritério 1: área de formação (25 %)
      • Subcritério 2: média de licenciatura (55 %)
    • Currículo científico e experiência profissional (20 %)
      • Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (5 %)
      • Subcritério 2: participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante (15 %)
Critérios de desempate de candidatos: 
    1. Classificação média nas unidades curriculares Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Física e Química Analítica (licenciatura em Química da UP) ou equivalentes.
    2. Classificação na unidade curricular Química I (licenciatura em Química da UP) ou equivalente.
    3. Realização de uma entrevista pela Comissão Científica do 2º Ciclo de Estudos em Química.
  • Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.
Os candidatos poderão ainda ser sujeitos a uma entrevista individual, pela Comissão Científica do 2º Ciclo de Estudos em Química, para avaliar aspetos relevantes do processo de seleção e seriação. 

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.qui.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.qui@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.



Dados Gerais

Código Oficial: 9442
Diretor: Eduardo Marques
Sigla: M:Q
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Química (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Química (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Química (não conferente de grau) (75 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Química (não conferente de grau) (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-12-21 I  Página gerada em: 2019-04-20 às 15:56:11