Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Oferta Formação > Mestrado > M:MA3Q

Mestrado em Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química

Propinas Consultar
Vagas   20
1ª Fase 6
2ª Fase 4
3ª Fase 10 + sobrantes
Nº Mínimo 10 estudantes
InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Objetivos

  • Aprofundamento de capacidades e competências, gerais e específicas, sustentado nos conhecimentos obtidos ao nível do 1º Ciclo e o seu alargamento a vários assuntos relacionados com a área da Análise Química, da Gestão da Qualidade e Acreditação de Laboratórios, através de uma aprendizagem focada numa forte componente prática laboratorial e de acompanhamento tutorial.
  • Reforço das habilitações dos estudantes para o ingresso no mercado de trabalho, através do seu enriquecimento curricular e desenvolvimento de competências transversais em áreas e atividades ligadas à Química Analítica, nomeadamente no que diz respeito ao uso de Instrumentação avançada, ao Desenvolvimento e Validação de novas metodologias analíticas e à Gestão da Qualidade e Acreditação de Laboratórios. Também serão desenvolvidas competências de investigação científica. Será promovida a possibilidade de os estudantes estagiarem e interagirem com entidades externas, nacionais ou internacionais.
  • Desenvolvimento de competências em contexto empresarial ou de investigação. No segundo ano o aluno poderá realizar um projeto de investigação num dos laboratórios de investigação sediados na Faculdade ou realizar um estágio em contexto empresarial em empresas, com as quais serão estabelecidos protocolos de colaboração.
  • Aquisição de competências para o ingresso em cursos de 3º ciclo de estudos (Doutoramento) nas áreas de Química ou de ciências afins.


Estrutura do Curso

Este ciclo de estudos é composto por 120 ECTS e está organizado em 2 anos letivos.
  • O 1º ano é constituído por um conjunto de unidades curriculares (obrigatórias e opções), a que correspondem 60 ECTS, cuja aprovação confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química.
  • O 2º ano é constituído por uma unidade curricular de apoio à investigação e ao trabalho laboratorial (a que correspondem 3 ECTS) e pela realização de trabalho experimental inserido num projeto de investigação com vista à elaboração de uma dissertação de natureza científica e original ou pela realização de um estágio em contexto empresarial que será objeto da elaboração de um relatório final, a que correspondem 57 ECTS. Em ambos os casos implicará a realização de uma apresentação do trabalho e defesa da dissertação ou relatório em provas públicas. Tal permitirá a obtenção do grau de mestre em Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química.


Horário e língua de ensino

O curso funciona num horário ajustado, de modo a permitir a existência de uma tarde livre para promover o trabalho individual e/ou em grupo dos estudantes, bem como de outras atividades por parte dos estudantes, tais como visitas de estudo.
Tendo em conta que se pretende atrair estudantes de várias nacionalidades, as aulas poderão ser ministradas em língua inglesa.

Saídas Profissionais

Tendo em conta que este curso de Mestrado terá uma forte componente prática laboratorial na área da química analítica, os detentores do curso MA3Q adquirirão competências para realizar atividades ligadas à análise química em Instituições públicas ou empresas privadas ligadas, à produção de bens e serviços acreditados, bem como atividades de certificação de procedimentos e acreditação de laboratórios.
Espera-se que os detentores do curso MA3Q possam contribuir para o desenvolvimento do País através da implementação, nas empresas onde irão exercer a sua atividade, de boas práticas a nível do uso de Instrumentação avançada, do Desenvolvimento e Validação de novas metodologias analíticas e de gestão da Qualidade e Acreditação dos Laboratórios dessas empresas ou através na criação de empresas de consultadoria na área da validação de metodologias e acreditação de laboratórios. Certamente que alguns estudantes irão prosseguir a sua formação avançada em cursos de 3º ciclo.

Condições de Acesso

  • Titulares do grau de licenciado em Química, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Ensino de Física e Química, Ciências e Engenharia do Ambiente, Engenharia Química.
  • Titulares de um 1º ciclo de estudos, de acordo com o processo de Bolonha, com um mínimo de 45 ECTS na área da Química ou um Minor em Química.
  • Titulares de outras licenciaturas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do ciclo de estudos reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como documento comprovativo de aprovação em unidades curriculares (nota, ECTS, área Cientifica).

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

  • Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.
A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios: 
    • Currículo académico (área de formação e média obtida) (70 %)
      • Subcritério 1: área de formação (20 %)
      • Subcritério 2: média e adequação de licenciatura (50%)
    • Currículo científico e experiência profissional (30%)
      • Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (15 %)
      • Subcritério 2: participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante (15%)
Critério de desempate de candidatos: 
Como critério de desempate, será realizada uma entrevista aos candidatos nestas condições.
  • Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.

Informações


Contactos

Diretor do Curso:  m.maaaq.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso:  m.maaaq@fc.up.pt




Nota: Informação disponibilizada a título informativo.  Não dispensa a consulta do DR.

Dados Gerais

Código Oficial: MA19
Diretor: Carlos Pereira
Sigla: M:MA3Q
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2018/2019
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado (não conferente de grau) em Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-12-20 I  Página gerada em: 2019-04-23 às 23:39:19