Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Oferta Formação > Doutoramento > PDCTA

Contaminação e Toxicologia Ambientais

A informação detalhada sobre este curso é da responsabilidade do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Instituição Administrativa).

A página do curso pode ser consultada aqui.
InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais é um 3º ciclo de estudos conjunto do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto, com a participação de 3 centros de investigação classificados como unidades de excelência em investigação científica pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Biologica Molecular e Celular (IBMC) e a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE).
O PDCTA constitui uma plataforma de ensino avançado e de investigação de excelência incluindo docentes/investigadores de áreas diversas no âmbito das Ciências do Ambiente e da Vida.
O objetivo central é preparar recursos humanos de elevada qualificação científica e técnica multidisciplinar que possam contribuir para enfrentar os impactos ambientais causados pelos problemas globais actuais, especialmente no que se refere aos efeitos adversos e riscos de agentes químicos e outros stressores no ambiente e na saúde humana, animal e de ecossistemas.
O PDCTA tem a duração de 4 anos, sendo o projeto de tese de doutoramento iniciado logo no primeiro semestre em ambiente de investigação científica de excelência, estimulando-se naturalmente a produtividade científica de elevada qualidade. Assim, entre outros requisitos, é condição para submissão e defesa pública da Tese de Doutoramento a integração nesta de pelo menos um artigo científico original (full lenght paper) em que o doutorando é o 1º autor, aceite, em publicação ou já publicado em revista internacional da especialidade indexada (e.g. ISI Web of Knowledge, Medline,...).
A pedido do(a) estudante e através das vias oficiais poderá ser reconhecida e creditada a experiência e competências adquiridas anteriormente em contexto académico, científico ou profissional, no âmbito da "Opção".

Competências Profissionais

Será oferecido conhecimento e treino interdisciplinares avançados em Toxicologia e Contaminação Ambientais e áreas associadas num contexto internacional e multidisciplinar, incluindo a capacidade de reconhecer e caracterizar problemas ambientais e os efeitos destes na saúde humana, animal e de ecossistemas; planear e implementar programas de investigação e/ou acção capazes de responderem de forma eficaz a situações teóricas e aplicadas; obter, analisar e interpretar dados; avaliar e gerir riscos e recursos ambientais; comunicar resultados e riscos a diversos tipos de interlocutores.

Entre outros requisitos, considera-se como condição absoluta para submissão da tese a provas públicas a inclusão na mesma de pelo menos 1 (um) artigo original (full length paper) publicado ou aceite para publicação em revista internacional indexada (SCI), cujo 1º autor seja o estudante de doutoramento.


Informações

Consulte aqui a Política de Proteção de Dados Pessoais da U.Porto

Estudante Internacional:

Estudantes abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional *(Aprovado pelo Decreto-Lei 62/2018 de 06 de agosto).

Informações gerais para candidatos com grau obtido no estrangeiro

* Estudante Internacional, encontra todas as respostas de que precisa para estudar na Universidade do Porto, no link: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=gateway-estudantes-internacionai

CONCURSO GERAL 2019/2020

Vagas, prazos e critérios

Apresentação de candidaturas

1ª fase - 15/04/2019 a 07/06/2019
2ª fase - 02/09/2019 a 20/09/2019
3ª fase - 06/11/2019 a 15/11/2019

PROPINAS

Saber mais...

REINGRESSOS 2019/2020

A disponibilizar brevemente


INÍCIO DO ANO LETIVO:

02 de janeiro de 2020

DURAÇÃO NORMAL DO CURSO:

4 anos (8 semestres)

==>EFETUE AQUI A SUA CANDIDATURA<==


Contactos

Para esclarecimentos relativos ao ano probatório, à tese ou ao processo de candidatura p.f. contacte:

DIRETORA DO PROGRAMA DOUTORAL
Prof. Doutora Lúcia Guilhermino
E-mail: lguilher@icbas.up.pt

Para qualquer esclarecimento relativo ao processo de candidatura p.f. contacte:

Gabinete de Pós-Graduação
Helena Cristina Martins
E-mail: hcmartins@icbas.up.pt
Tfl: 220428006

Horário de Atendimento:
10h:00 - 12h:00
14h:00 - 15h:30

Dados Gerais

Código Oficial: 5867
Diretor: Maria Daniel Vaz de Almeida
Sigla: PDCTA
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2012/2013
Duração: 4 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais ( Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2017-06-02 I  Página gerada em: 2019-04-19 às 03:58:48