Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Oferta Formação > Doutoramento > PDCA

Doutoramento em Ciências Agrárias

Propinas Consultar
Vagas 8
Vagas 1ª fase 4
Vagas 2ª fase 4
Vagas 3ª fase Sobrantes
Nº Mínimo 1 estudante
O Programa Doutoral em Ciências Agrárias (PDCA) pretende promover a excelência em formação avançada na área das ciências agrárias.
As ciências agrárias são, por definição, interdisciplinares, abrangendo vários domínios científicos, tais como a agronomia, produção animal, silvicultura e ciência e tecnologia alimentar e biotecnologia. Dentro destes domínios abrangentes, os estudantes do PDCA conduzirão investigação orientada focalizada num tema. A FCUP oferece possibilidades de abordagens interdisciplinares de investigação através da combinação equilibrada de ciências básicas e aplicadas com engenharia, para resolver problemas científicos e tecnológicos desde o nível celular e microrganismos até ao design do agro-sistema, em prol do conhecimento e da promoção de soluções eficazes visando a conservação dos recursos naturais e o aumento da produção e da qualidade dos alimentos, assim como a competitividade das explorações agrícolas.
O PDCA promove a articulação com outros programas de doutoramento existentes na FCUP, Universidade do Porto ou no estrangeiro, para uma cooperação eficiente na supervisão de estudantes, palestras, tutoriais, seminários e formações de âmbito metodológico.
O PDCA baseia-se numa tese original, correspondente a 180 European Credit Transfer System (ECTS), com a duração normal de três anos ou equivalente de formação em investigação supervisionada. No decorrer do primeiro ano de estudos, o estudante deve requerer uma prova de avaliação com vista à obtenção da inscrição definitiva. No final do programa de doutoramento, o estudante submete uma tese científica, original, especialmente elaborada para o efeito e baseada num trabalho de investigação, cuja aprovação em provas publicas confere o grau de Doutor em Ciências Agrárias. A tese de doutoramento pode ser apresentada numa estrutura convencional ou como uma coleção de artigos científicos publicados em revistas internacionais de reconhecido mérito. Esta última opção deve ser complementada com uma introdução geral e uma discussão geral dos resultados.

Objetivos

O principal objetivo deste programa doutoral é providenciar formação avançada em Ciências Agrárias. Pretende-se que os participantes neste programa adquiram os conhecimentos e a preparação técnica e intelectual necessária para abordarem os vários aspetos desta área tanto a nível de investigação académica como industrial ou tecnológica em que sejam exigidos conhecimentos avançados nos domínios das Ciências Agrárias.

Competências Profissionais

As Ciências Agrárias são uma área de crescente interdisciplinaridade, pelo que no PDCA os estudantes podem desenvolver investigação orientada para preparação de Tese em diferentes domínios, tais como: biologia das plantas, fisiologia e melhoramento das culturas; fitotecnias, proteção das culturas; produção de compostos funcionais e nutracêuticos; fisiologia e tecnologia pos-colheita; modelação de fatores genéticos, ambientais e agronómicos das culturas; necessidades hídricas das culturas, design, implementação e gestão de sistemas de rega e drenagem; fertilidade do solo, nutrição vegetal e fertilização; mecanização, tecnologia agrícola e agricultura digital; impacto ambiental das explorações agrícolas; bio-remediação e mitigação de processos agronómicos; biodiversidade e sistemas agroambientais; gestão de sistemas de produção convencionais e alternativos para a qualidade dos produtos alimentares e industriais orientados de acordo com o uso pretendido; análise sensorial e valorização dos produtos agrários; planeamento das explorações; políticas regionais, nacionais e internacionais com impacto nas pessoas e territórios rurais.

Durante o PDCA o estudante deve adquirir:
  • conhecimento sólido e avançado na área das Ciências Agrárias, necessárias para realizar investigação autônoma e avançada sobre um tema de relevância científica e tecnológica em diferentes domínios das Ciências Agrárias.
  • competências e métodos de investigação para analisar criticamente, mostrando compreensão sistemática, para avaliar e sintetizar ideias novas e complexas, criar e gerir soluções e sabê-las comunicar na comunidade académica e na comunidade em geral, de forma a promover o processo tecnológico, social e cultural e assumindo a responsabilidade pelos seus atos, nomeadamente as consequências das questões éticas e deontológicas que deles advenham.

No trabalho desenvolvido durante o PDCA será estimulado a publicação de artigos científicos em revistas listadas em referenciais de cariz cientifico e tecnológico, o desenvolvimento de novas aplicações e novos sistemas o que contribuirá para a melhoria do desenvolvimento científico e tecnológico das ciências agrárias. Portanto, estes estudantes também serão alvo de transferência de conhecimento e atores importantes na disseminação e ampliação de conhecimentos e principais produtos gerados durante o PDCA.

Ao longo do PDCA, é dada atenção às atitudes e competências transferíveis bem como à empregabilidade dos estudantes. Os ex-estudantes que se formaram neste programa doutoral fazem as suas carreiras na academia nacional ou internacional e em instituições de investigação públicas ou privadas, bem como em empresas privadas e instituições publicas da área das ciências agrárias e afins.


Condições de admissão

Para a inscrição no programa doutoral, o candidato deverá cumprir as condições exigidas pela legislação Nacional, nos regulamentos específicos da Universidade do Porto e do PDCA e em particular deverá pelo menos possuir um dos seguintes requisitos:
  • Possuir um mestrado ou equivalente legal em ciências agrárias ou áreas afins;
  • Possuir uma licenciatura e um curriculum académico e/ou cientifico de reconhecido mérito pela comissão cientifica do PDCA que deverá atestar sobre a capacidade do candidato para completar o programa doutoral com sucesso. Este reconhecimento tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau;
  • Ter um percurso acadêmico ou curriculum pessoal relevante reconhecido pelo Conselho Científico como garantia suficiente da capacidade de concluir com sucesso o curso. Este reconhecimento tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau;

Atendendo à crescente componente tecnológica e cientifica dos recentes projetos na área das ciências agrárias, pretende-se atrair também estudantes com um currículo diversificado nomeadamente em engenharia, biologia e química, entre outras áreas.

A inscrição no programa doutoral pressupõe que o estudante tenha uma proposta de programa de trabalhos e uma equipa de orientação.

Critérios de seleção e seriação

  • Percurso Académico (PA), ponderação 60%).
    • Média aritmética da licenciatura ou mestrado numa escala de 0 a 20 valores.
    • No caso de serem apresentados mais do que um certificado (licenciatura ou mestrado) deverá ser considerado o mais adequado ao plano de trabalho.
  • Curriculum pessoal (CP), ponderação 40%).
Serão considerados os seguintes critérios numa escala de 0 a 20 valores: 
    • Carta de motivação;
    • Número e qualidade das publicações e comunicações cientificas;
    • Prémios e distinções na área científica do ciclo de estudos;
    • Participação na equipa cientifica de projetos;
    • Experiencia profissional com relevância para o desenvolvimento do programa de trabalhos;
    • Formação complementar;
  • Critério de desempate
    • o candidato com melhor percurso académico;
    • o candidato com menor antiguidade do grau de mestre;
  • Poderá ainda ser realizada uma entrevista individual, sempre que a apreciação curricular (percurso académico e currículo pessoal)) não seja suficientemente distintiva da posição dos diferentes candidatos, considerando-se para o efeito as seguintes competências e capacidades: 
    • capacidade de expressão e comunicação;
    • motivação para o ingresso no ciclo de estudos.
  • Os Candidatos podem ser rejeitados se seu percurso acadêmico e curriculum forem considerados insuficientes.

Informações


Contactos

Diretor do Curso: pd.ca.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: pd.ca@fc.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 5753
Diretor: Mário Cunha
Sigla: PDCA
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2009/2010
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Programa Doutoral em Ciências Agrárias (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-12-07 I  Página gerada em: 2019-04-23 às 01:31:11