Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Oferta Formação > Mestrado > M:BGQ

Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água

Propinas Consultar
Vagas   15
1ª Fase 2
2ª Fase 1
3ª Fase 12 + sobrantes
Nº Mínimo 10 estudantes
InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A nível mundial e no decurso das últimas décadas, tem-se assistido a uma utilização cada vez mais intensiva dos recursos hídricos existentes para satisfação das necessidades humanas, como consequência tanto do crescente aumento populacional, como da alteração dos hábitos de consumo e higiene, intrinsecamente ligados a padrões estabelecidos de melhor qualidade de vida. Paralelamente, assistiu-se ao desenvolvimento e introdução de novas técnicas e metodologias agrícolas, assim como à implementação de novas atividades industriais e reorganização das anteriormente existentes, visando a otimização de produção e redução de custos. Neste enquadramento e para sustentação de todas estas necessidades de água, foi necessário recorrer a fontes alternativas, diferentes das até então tradicionalmente utilizadas, verificando-se atualmente a exploração/utilização dos diferentes tipos de recursos existentes. Além dos problemas que esta sobre exploração dos recursos hídricos acarreta, constate-se a existência de inúmeras agressões de diferentes origens e intensidade aos ecossistemas aquáticos, apesar de cada vez maior sensibilização das comunidades para o problema e da implementação de medidas que visam controlar e atenuar os seus efeitos. São estes desequilíbrios responsáveis pela diminuição da capacidade de auto depuração do próprio ecossistema aquático e consequentemente dos níveis de depuração de água com qualidade para utilização humana. 

É neste contexto que se enquadra o Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água, oferecendo formação pós-graduada que permita aos formandos obter competências para a resolução de problemas relacionados com os aspetos biológicos da água e dos seus usos. Dá-se especial importância à utilização da biologia na avaliação da qualidade da água, focam-se os aspetos ligados aos principais problemas de saúde pública relacionados com a água, bem como a legislação portuguesa e comunitária neste domínio, tendo em vista a utilização múltipla dos recursos hídricos (proteção ambiental, consumo humano, recreio, pescas, agricultura). Evidencia-se também a importância dos organismos vivos no tratamento de águas residuais e salienta-se a utilização da ecotoxicologia na gestão e conservação de recursos hídricos. Os mestres em Biologia e Gestão da Qualidade da Água terão competências para exercer funções em laboratórios de análises de águas, em serviços e empresas ligadas ao planeamento e gestão dos recursos hídricos, em autarquias, serviços municipalizados, entidades ligadas à saúde e ao ambiente, empresas de tratamento de águas e de águas residuais, laboratórios de investigação.

Condições de Acesso

  • Ser titular do grau de licenciado em Biologia, Ciências e Tecnologia do Ambiente, Ciências do Meio Aquático, ou em áreas afins;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  • Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

    Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

  • Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.
A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios: 
    • Currículo académico (área de formação e média obtida) (70%)
      • Subcritério 1: área de formação 70%)
      • Subcritério 2: média e adequação de licenciatura (30%)
    • Currículo científico e experiência profissional (30%)
      • Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (50%)
      • Subcritério 2: participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante (50%)
Critério de desempate:
Em caso de empate, será usado como critério de desempate resultado de uma entrevista.
  • Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.bgqa.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.bgqa@fc.up.pt




Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6023
Diretor: Maria da Natividade Vieira
Sigla: M:BGQ
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Qualidade Biológica da Água (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-12-20 I  Página gerada em: 2019-05-19 às 14:34:56