Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:EVE
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia

Propinas Consultar (*)
Vagas 25
1ª Fase 3
2ª Fase 2
3ª Fase 20 + sobrantes
Nº Mínimo 15 estudantes
(*) Aguarda aprovação de despacho reitoral conjunto
InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
A Viticultura é uma atividade de primordial importância em Portugal, designadamente pelas suas potencialidades para a produção de vinhos de qualidade. Para o incremento do seu progresso, é indispensável aperfeiçoar a cadeia de dinamização do conhecimento, pela formação de técnicos altamente especializados. As grandes questões para o desenvolvimento do setor são sentidas pelos técnicos, o que exige do Curso respostas para as mesmas. Assim, o curso é dirigido nesse sentido, visando facultar o conhecimento teórico necessário à procura de soluções sólidas, e a criação de um clima de diálogo entre os docentes e discentes. A abertura possível que se pretende, estender-se-á à possibilidade de frequências dos Seminários para outros técnicos para além dos discentes, que assim poderão ir desde já usufruindo dos fluxos de conhecimento que se pretendem criar e desenvolver.


Condições de Acesso

  • Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, de cursos das áreas das Ciências ou das Engenharias, ou de áreas afins.
  • Titulares de um grau académico de ensino superior estrangeiro, nas áreas das Ciências ou das Engenharias ou de áreas afins, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo.
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, nas áreas das Ciências ou das Engenharias ou de áreas afins.
  • Poderão ser ainda admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

    Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.


Critérios de Seleção e Seriação

  • Currículo Académico

    • Áreas de formação: os Licenciados em Engenharia Agronómica, Ciências de Engenharia (Perfil em Engª Agronómica ou Alimentar), Ciências Agrárias, Enologia ou afins terão uma majoração de 5,00 valores sobre a média de licenciatura).
    • Licenciatura pré-Bolonha ou curso de 2º ciclo em áreas de formação em Engenharia Agronómica, Ciências de Engenharia (Perfil em Engª Agronómica ou Alimentar), Ciências Agrárias, Enologia ou afins – majoração de 2,00 valores sobre a média de licenciatura.
    • Apresentação de pelo menos uma comunicação em congresso científico – majoração de 0,25 valores sobre a média de licenciatura
    • Pelo menos um artigo científico – majoração de 0,75 valores sobre a média de licenciatura
    • Formação complementar em áreas relevantes – majoração de 0,50 valores sobre a média de licenciatura
    • Experiência profissional relevante – majoração de 1,00 valores sobre a média de licenciatura
    • Domínio da língua inglesa, expresso por diploma de formação – majoração de 1,00 valores sobre a média de licenciatura 
Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.

Critério de desempate de candidatos
  1. Antiguidade da conclusão da licenciatura
  2. Classificação final de licenciatura
  3. Idade do candidato, mais novo em primeiro lugar

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.egve.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.egve@fc.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: M941
Diretor: Jorge Queiroz
Sigla: M:EVE
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2017/2018
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia - Área de Especialização em Vinifera EuroMaster (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia (90 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-02 I  Página gerada em: 2022-09-29 às 02:48:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias