Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > L:CE
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Licenciatura em Ciências de Engenharia

Provas Acesso   Física e Química(07)
e Matemática A(19)
Propinas Consultar
Numerus Clausus   28
InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
A licenciatura em Ciências de Engenharia alia uma sólida formação científica e técnica de base em Engª Agronómica, Engª Alimentar e Engª. Geográfica, que permite ao licenciado integrar diretamente o mercado de trabalho ou prosseguir os estudos de 2º ciclo. O estudante de Ciências de Engenharia realizará um estágio no último ano que lhe proporcionará o contacto com a realidade profissional.
 
 
ENGENHARIA AGRONÓMICA
 
A licenciatura visa a formação em diversas áreas das Ciências Agrárias, nomeadamente Fitotecnias (Culturas Herbáceas Extensivas, Fruticultura, Horticultura, Silvicultura e Viticultura), Zootecnia, Proteção das Culturas, Gestão e Marketing Agroalimentar. Estes licenciados ficarão aptos a exercer funções em empresas de produção primária vegetal ou animal e em serviços ou entidades de relação da agricultura com o ambiente, indústria e desenvolvimento rural. Alternativamente, os licenciados poderão prosseguir estudos de 2º ciclo em Engenharia Agronómica, ou em áreas afins, como os mestrados em Viticultura e Enologia e no Erasmus Mundus em Vinho, Turismo e Inovação (WINTOUR).
 
 
ENGENHARIA ALIMENTAR
 
A licenciatura visa a formação em diversas áreas da Ciência e Engenharia Alimentar, nomeadamente Processamento e Conservação, Química e Nutrição, Microbiologia, Qualidade e Segurança, Gestão, Marketing e Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentares. Estes licenciados ficarão aptos a exercer funções em empresas dos setores da transformação, distribuição e comercialização de produtos alimentares e de serviços de apoio à indústria alimentar (empresas de consultadoria, laboratórios de análise, empresas de embalagem, etc.). Alternativamente, os licenciados poderão prosseguir estudos de 2º ciclo, como os Mestrados em Ciências do Consumo e Nutrição, em Tecnologia e Ciência Alimentar, em Viticultura e Enologia e no Erasmus Mundus em Vinho, Turismo e Inovação (WINTOUR).
 
 
ENGENHARIA GEOGRÁFICA
 
Os licenciados estão aptos a desempenhar tarefas de Topografia, posicionamento e navegação por satélite, análise e processamento de imagens de Deteção Remota, em empresas ou na administração local e pública. Podem também prosseguir estudos de 2º ciclo em Engenharia Geográfica, ou mestrados em áreas afins, nomeadamente em Sistemas de Informação Geográfica.


Regimes de Acesso 2018/2019

Regime Geral Numerus Clausus (*): 28
Concursos Especiais Vagas (**): Maiores de 23 anos: 2 | TOCS: 1 | DET: 1
Mudança de Par
Instituição/Curso
Vagas: 1ºano curricular (***): 1  |
restantes anos curriculares (****): 10
Reingresso Não está sujeito a limitações quantitativas.


(*) A aprovação das vagas do Regime Geral está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(**) A aprovação das vagas dos Concursos Especiais está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(***) A aprovação das vagas da Mudança de Par Instituição/Curso (1ºano curricular) está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(****) As vagas de Mudança de Par Instituição/Curso (Restantes anos curriculares) aguardam aprovação da Reitoria da UP.




Informações


Contactos

Diretor do Curso: lic.ce.diretor@fc.up.pt
Comissão de Acompanhamento: lic.ce.ca@fc.up.pt
Secção de Pré-Graduação: pre.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: lic.ce@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo. Não dispensa a consulta do DR.

Dados Gerais

Código Oficial: 9824
Diretor: Ana Cláudia Teodoro
Sigla: L:CE
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2007/2008
Fim: 2018/2019
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - Perfil de Engenharia Agronómica (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - Perfil de Engenharia Geográfica (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - Perfil de Engenharia Alimentar (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-09-27 I  Página gerada em: 2022-09-28 às 07:16:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias