Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > L:AP

Cursos

Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Provas Acesso Biologia e Geologia
(02) ou Geometria
Descritiva (10)
Propinas Consultar
Numerus Clausus 28
Arquitetura Paisagista é uma área de conhecimento interdisciplinar que combina ciência e arte. Sustenta-se nas ciências naturais, sociais e tecnológicas, nas humanidades e nas artes. A paisagem é o foco de estudo e intervenção. Os arquitetos paisagistas planeiam, projetam e gerem os espaços exteriores onde as pessoas vivem, trabalham e se recreiam, harmonizando valores estéticos, funcionais e ambientais. Os trabalhos vão desde o ordenamento, a conservação e a gestão de grandes e complexas paisagens naturais e culturais até à concepção das praças públicas, parques e jardins das nossas cidades. Os arquitetos paisagistas desenvolvem capacidades para planear e projetar paisagens ecológica, social e economicamente sustentáveis, que promovam a qualidade de vida das comunidades humanas, bem como a qualidade do meio ambiente e a diversidade biológica.

Competências Profissionais

Ao nível da Licenciatura, as competências manifestam-se, particularmente, no projeto e na gestão de espaços públicos urbanos de pequena e média dimensão, estruturas verdes, parques e jardins públicos e privados, alicerçadas no conhecimento metodológico e técnico e na arte de projetar com a natureza, preparando, ainda, o ingresso no 2º ciclo para formação avançada em Arquitectura Paisagista.


Saídas Profissionais

Os licenciados em Arquitetura Paisagista, pelas suas competências em projecto, técnicas de construção e gestão, conhecimento da dinâmica dos sistemas vivos, capacidade de análise e interpretação da paisagem e manipulação de tecnologias de comunicação e representação, estão aptos a integrar gabinetes de arquitetura paisagista, arquitetura, urbanismo e engenharia, autarquias e serviços centrais do Estado, instituições detentoras ou gestoras de paisagens, empresas de construção, fiscalização e manutenção. A possibilidade de criação dos seus próprios ateliês de estudos e projectos ou de empresas de construção e manutenção, enquadra-se na capacidade empreendedora destes licenciados, fomentada pela sua formação académica de cariz profissionalizante.


Regimes de Acesso 2018/2019

Regime Geral Numerus Clausus(*): 28
Concursos Especiais Vagas (**): Maiores de 23 anos: 2 | TOCS:2
Mudança de Par Instituição/Curso Vagas: 1ºano curricular (***): 1 |
restantes anos curriculares (****): 6
Reingresso Não está sujeito a limitações quantitativas.

(*) A aprovação das vagas do Regime Geral está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(**) A aprovação das vagas dos Concursos Especiais está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(***) A aprovação das vagas da Mudança de Par Instituição/Curso (1ºano curricular) está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(****) As vagas de Mudança de Par Instituição/Curso (Restantes anos curriculares) aguardam aprovação da Reitoria da UP.




Informações

  • Prazos de Ingresso 2018-2019
  • O curso da licenciatura em Arquitetura Paisagista na FCUP é reconhecido pela Federação Europeia de Arquitetos Paisagistas (EFLA-European Foundation of Landscape Architects) e pela Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas (APAP). A FCUP é membro do Conselho Europeu de Escolas de Arquitetura Paisagista (ECLAS-European Council of Landscape Architecture Schools - http://www.eclas.org/)

Contactos

Diretor do Curso: lic.ap.diretor@fc.up.pt
Comissão de Acompanhamento: lic.ap.ca@fc.up.pt
Secção de Pré-Graduação: pre.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: lic.ap@fc.up.pt


Nota: Informação disponibilizada a título informativo. Não dispensa a consulta do DR.

Dados Gerais

Código Oficial: 8258
Diretor: Teresa Marques
Sigla: L:AP
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2009/2010
Duração: 6 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Arquitectura Paisagista (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-06-13 I  Página gerada em: 2019-02-23 às 01:17:57