Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso de Formação Contínua > II_EDFAE

Cursos

II Encontro do Departamento de Física e Astronomia para a Educação Inclusiva

Público Alvo Profs 230,500 e 510
Créditos 12 horas (CCP-FC)
Carga horária 12 horas
Calendário 5 e 7 jul 2018
Propina Até 10 jun: 10¤
11 jun a 1 de jul: 20¤
2 a 5 de jul: 30¤
Seguro Escolar 2,00 ¤
Um dos desafios da Escola atual, é que o professor use estratégias que integrem todos os alunos presentes no espaço de ensino, independentemente da sua diversidade social, cultural, física e cognitiva. Contudo, por desconhecimento, não existe uma busca por práticas pedagógicas cooperativas e inclusivas no atual modelo vigente.
As universidades, como centros formadores de professores, devem fomentar a discussão e buscar soluções para esse problema.
Neste evento pretende-se sensibilizar para as questões da educação científica inclusiva, em particular nas ciências físicas, focando nos recursos e metodologias e fomentando a formação avançada de professores para lidar com alunos com diferentes graus de deficiência ou dificuldades de aprendizagem.

Objetivos

  • Refletir sobre a educação, enquanto prática social, na sua interseção com temas contemporâneos, tais como políticas educacionais, desenvolvimento sustentável e cidadania. 
  • Compreender as dificuldades dos alunos no acesso à informação científica e na concretização de práticas educativas.
  • Buscar soluções para as práticas pedagógicas inclusivas que possam contribuir para a inserção, continuidade e conclusão dos diversos níveis de escolarização, dos alunos com ou sem deficiência aparente, possibilitando um processo de aprendizagem mais eficiente.
  • Fomentar a colaboração e a partilha de ideias, experiências e projetos entre professores que visem a inclusão nas ciências.


Conteúdos

Dia 1 (5 de julho de 2018)

PALESTRAS (4h00)
  • Palestra 1 (1 hora)
    • "O papel do Spread the Sign na inclusão educativa e social dos surdos" | Orquídea Manuela Braga e Soares Coelho (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto).
  • Palestra 2 (1 hora)
    • “Utilização do multiplano para veicular conceitos matemáticos em estudantes cegos” | Carla João da Silva Costa (Escola Superior de Saúde de Leiria)
  • Palestra 3 (1 hora)
    • "Soluções de software para o processamento de estruturas moleculares, e dados químicos por utilizadores cegos” | Florbela Pereira (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa)
  • Palestra 4 (1 hora)
    • "Desenvolvimento de materiais didáticos e instrucionais para o ensino da Física na educação básica a alunos com NEE” | Natália Alves Machado (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

COMUNICAÇÕES ORAIS (1h00)
Apresentação oral dos trabalhos apresentados ao Encontro (1 hora)


COMUNICAÇÕES EM PÓSTER (1h00)
Sessão de discussão de pósteres (1 hora)


REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS SOBRE O RELATÓRIO PARA AVALIAÇÃO (0h30min)
Reunião para esclarecer os formandos sobre a elaboração do relatório de avaliação e as ponderações da avaliação. Discussão de assuntos relacionados com a implementação de estratégias inclusivas no espaço escolar (0,5 horas)


SESSÃO DE REFLEXÃO PARA AVALIAÇÃO (1h30min)
Sessão presencial para reflexão sobre os conteúdos abordados, suas implicações na prática letiva dos agentes educativos e dos professores em particular, e condições logísticas para a implementação de recursos inclusivos. No final desta sessão, os formandos deverão entregar um documento em suporte digital com não mais de 2 páginas A4, que constituirá um projeto de reflexão crítica sobre os conteúdos abordados no Encontro e ao seu valor formativo (componente reflexiva do Relatório) (1,5 horas)


Dia 2 (7 de julho de 2018)

SESSÕES PLENÁRIAS (4h00)
  • Sessão Plenária 1 (1 hora)
    • " Jogos cognitivos e Educação Inclusiva” | Paulo Simeão Carvalho (Universidade do Porto)
  • Sessão Plenária 2 (1 hora)
    • " Atividades Experimentais para alunos cegos: AL 2.1 do 10º ano como exemplo” | Marcelo Dumas Hahn (Universidade do Porto)
  • Sessão Plenária 3 (1 hora)
    • " Atividades Experimentais para alunos com paralisia cerebral: o projeto Vlab-Fis” | Natália Alves Machado (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
  • Sessão Plenária 4 (1 hora)
    • " Propostas de integração para alunos com dificuldades de aprendizagem” | Janeide Lima Alecrim (Universidade Federal do Amazonas)


Metodologias

O II Encontro do Departamento de Física e Astronomia para o Ensino Inclusivo realiza-se nas instalações da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos dias 5 e 7 de julho de 2018.
As diferentes componentes do programa dividem-se em três tipos: plenário, paralelo e trabalho autónomo.
  • As sessões em plenário são as palestras (4 horas), as comunicações orais (1 hora), a reunião de esclarecimentos da avaliação (30 minutos) e as sessões plenárias (4 horas).
  • A sessão em paralelo é a apresentação das comunicações em póster (1 hora).

A sessão de trabalho autónomo é a Sessão de reflexão para Avaliação (1h30min).
Regime de avaliação dos formandos
Os participantes terão de:
  • Frequentar pelo menos 2/3 das palestras, comunicações orais, reuniões sobre avaliação e sessões plenárias.
  • Atender às comunicações em póster.
  • Elaborar um Relatório individual de avaliação, com uma reflexão crítica sobre os conteúdos abordados no Encontro e uma proposta de prática inclusiva (máximo 3 páginas A4).

Os critérios de avaliação do relatório são:
  • A. Critérios formais (10%): extensão, letra Times New Roman 11, texto justificado, espaçamento 1,5, formato pdf, envio por email até 15/07/2018.
  • B. Componente de reflexão crítica (45%): balanço global, competências desenvolvidas e aplicabilidade das temáticas na prática docente, contributos para mudanças de práticas profissionais inclusivas e sugestões.
  • C. Componente de descrição de prática inclusiva (45%): apresentação de uma proposta exequível de uma prática letiva que retrate um episódio de inclusão.

A avaliação será quantitativa numa escala de 0 a 10 valores, com base no Relatório individual.

Informações


Contactos

Docente Responsável: Paulo Carvalho
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Paulo Carvalho
Sigla: II_EDFAE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2017/2018
Duração: 12 Horas

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-05-16 I  Página gerada em: 2018-08-16 às 07:47:39