Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso de Formação Contínua > E:EVE
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Curso de Especialização em Engenharia de Viticultura e Enologia

Créditos 84 ECTS
Numerus Clausus 25
Número Mínimo 12 estudantes
Propina 1500¤/ano

A FCUP, desde 1994 que leciona o Mestrado em Engenharia da Viticultura e Enologia, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.. Dado que as aulas deste curso de Mestrado decorrem essencialmente em Lisboa, um número elevado de estudantes que pretendem fazer estes estudos acaba por se ver impossibilitado de se inscrever. Por outro lado, o perfil dos estudantes, que no norte do país procuram formação nesta área, são essencialmente profissionais, que pretendem atualizar e alargar e os seus conhecimentos técnico científicos.

As duas edições do curso de especialização, que se pretende atualizar na atual proposta de criação, tiveram um número de candidatos elevado, sempre superior ao número de vagas disponibilizado, tendo frequentado estas duas edições cerca setenta estudantes.

O elevado número de pedidos de abertura de uma nova edição que têm sido recebidos, demonstram o interesse nesta formação.

A presente edição, permitirá que a Universidade do Porto, dê uma resposta aos estudantes que procuram formação nesta área, mas que não se podem deslocar para Lisboa, nem ter aulas em horário laboral.


Objetivos

Fornecer formação técnico-científica aprofundada na área da Viticultura e Enologia, de modo a que o formando no seu final seja capaz de conceber, planear e gerir as diferentes práticas vitícolas e enológicas, em função das características predefinidas do produto final, assim como seja fomentar os sinergismos entre o Ensino, a Investigação, a Produção e a Indústria.


Destinatários

Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, de cursos das áreas das Ciências ou das Engenharias, ou de áreas afins, ou ainda candidatos com experiência profissional nas áreas da Viticultura e Enologia.


Condições de acesso e candidatura

Ter uma licenciatura ou mestrado numa das seguintes áreas (ou afins): Agronomia, Ambiente, Química, Bioquímica, Biologia ou ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela Comissão Científica deste curso como atestando capacidade para a sua realização.

A candidatura será realizada na Faculdade de Ciências, da Universidade do Porto, no mesmo período de candidaturas estabelecido para os cursos de 2º ciclo.

 

Critérios de selecção e seriação

O numerus clausus será de 25 estudantes. O curso só funcionará com um número mínimo de 12 estudantes

A seriação dos estudantes será realizada com base em:

  • Currículo Académico
    - Áreas de formação: os Licenciados em Engenharia Agronómica, Ciências de Engenharia (Perfil em Engª Agronómica ou Alimentar), Ciências Agrárias, Enologia ou afins terão uma majoração de 3,00 valores sobre a média de licenciatura).
    - Licenciatura pré-Bolonha ou curso de 2º ciclo em áreas de formação em Engenharia Agronómica, Ciências de Engenharia (Perfil em Engª Agronómica ou Alimentar), Ciências Agrárias, Enologia ou afins – majoração de 2,00 valores sobre a média de licenciatura.
  • Apresentação de pelo menos uma comunicação em congresso científico – majoração de 0,5 valores sobre a média de licenciatura
  • Pelo menos um artigo científico – majoração de 1 valor sobre a média de licenciatura
  • Formação complementar em áreas relevantes – majoração de 1 valor sobre a média de licenciatura
  • Experiência profissional relevante – majoração de 1 valor sobre a média de licenciatura

Critérios de desempate:

  1. Antiguidade da conclusão da licenciatura
  2. Classificação final de licenciatura

Idade do candidato, mais novo em primeiro lugar


Local de realização

As aulas decorrerão predominantemente nas instalações da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto sitas à Rua do Campo Alegre.

Ao longo do Curso serão organizadas visitas de estudo às principais regiões vitivinícolas do país, que poderão decorrer em horário laboral.

Pontualmente serão lecionadas aulas noutras instituições, prevendo-se a existência de dois dias de aulas por ano no ISA-UTL (Lisboa) ou no INIAV – Ex- EVN (Dois Portos).


Horário

O Curso de Especialização em Engenharia de Viticultura e Enologia funcionará em regime misto (laboral e pós laboral), às sextas-feiras (14h00 - 18h00) e aos sábados (9h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00) preferencialmente em semanas alternadas, de acordo com calendário a definir oportunamente.

O calendário escolar decorrerá nos períodos de 12 de Janeiro de 2018 a 30 de Julho de 2019.

No período de Setembro a Outubro de 2018 as aulas serão interrompidas de modo a que os estudantes possam fazer um Estágio de Vindima, no qual deverão elaborar, à escala de microvinificação, um vinho (actividade integrada no módulo Estágio Profissionalizante e Visita de Estudo). 


Informações


Contactos

Docente Responsável: Jorge Queiroz
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: E141
Docente Responsável: Jorge Queiroz
Sigla: E:EVE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Especialização
Início: 2017/2018
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Curso de Especialização em Engenharia de Viticultura e Enologia (84 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo