Objetivos
São objetivos gerais desta unidade de atualização de conhecimentos proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, para o exercício de uma atividade profissional especializada;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
- Capacidade de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
- Competências que lhes permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
São objetivos específicos desta unidade de atualização de conhecimentos proporcionar as seguintes competências:
- Capacidade de combinar conhecimentos adquiridos numa área multidisciplinar;
- Capacidade de recorrer à astrobiologia para proporcionar exemplos práticos de aplicação de conteúdos de outras matérias ou para motivar os alunos para o estudo dessas matérias;
- Conhecimentos fundamentais que ajudem a compreender e a saber utilizar os instrumentos de observação e deteção usados em astronomia;
- Conhecimentos que permitem melhor compreender as notícias sobre descobertas na área da astronomia/astrobiologia.
Conteúdo programático
Módulo I - Formação estelar e sistemas planetários
- O meio interestelar
- As fases do meio interestelar
- O gás e a poeira interestelares
- As nuvens moleculares
- Propriedades globais
- A dinâmica das nuvens
- O colapso das nuvens
- Conceito de colapso e condições iniciais
- Colapso de nuvens magnetizadas e em rotação. Núcleos, discos e “outflows”
- A formação da protoestrela
- A evolução de objetos estelares jovens
- A evolução da protoestrela até à estrela “normal”
- As fases de evolução do ponto de vista observacional
- As regiões de formação estelar
- As escalas de tempo na formação e evolução de estrelas jovens
- A observação na compreensão da evolução química vs formação estelar
- Um pouco de história: da descoberta do Sistema Solar à procura de outros sistemas planetários
- Como se formam os planetas?
- Discos: o palco necessário
- Juntar poeiras: dos discos aos planetas
- Métodos e instrumentação para procurar planetas em torno de outras estrelas
- Imagem direta
- Velocidades radiais
- Trânsitos
- Outros métodos
- Dificuldades astrofísicas
- Resultados da pesquisa de outros planetas
- um zoo de novos mundos
- O que aprendemos com as novas descobertas?
- O que nos dizem as estrelas?
- À procura de outras Terras: instrumentação futura e expectativas
Módulo II - Astrobiologia
- Perspetiva histórica da Astrobiologia e origem da vida.
- Escala geólogica (formação do sistema solar, Terra primitiva, primeiros organismos vivos, registo fóssil, aparecimento do oxigénio).
- Origem da vida e contribuição endógena (formação dos blocos da vida em fontes hidrotermais, implicação para origem da vida noutras partes do sistema solar (Europa, Encélado...).
- Origem da vida e contribuição exógena (Último Grande Bombardeamento (LHB), e entrega dos blocos constituintes da vida)
- Cometas, asteroides e meteoritos (definição, como é dado o nome, classes/grupos...)
- Moléculas pré-bioticas em cometas (análise in-situ, amostras trazidas de cometas (missão Stardust), e telescópios)
- Moléculas pré-bioticas em asteroides e meteoritos (locais na Terra onde os meteoritos são recolhidos, análise de laboratório, moléculas extra-terrestres vs terrestres/contaminação)
- Evolução da vida (origem do código genético)
- Modelo metabólico (i.e. proteínas primeiro, teoria do mundo ferro-enxofre, e teoria do mundo dos tioésteres)
- Modelo genético (mundo ARN, mundo pré-ARN)
- Geologia e amostras geológicas terrestres análogas a planetas (viagens de campo e a sua importância para explorar o Cosmos, locais na Terra que podem ser usados como análogos de outras localizações no sistema solar, tipos/classes de análogos)
- A vida em ambientes extremos (fontes hidrotermais, gelo Antárctico, desertos quentes; definição de extremófilos; importância para missões espaciais futuras)
- Missões espaciais no nosso sistema solar
- Locais no nosso sistema solar onde a vida pode existir (localização, bio-assinaturas típicas, possíveis origens para o metano observado em Marte, comparação de processos biológicos e geológicos que libertam metano na Terra)
- Missões espaciais passadas de deteção de vida (Viking)
- Missões espaciais atuais (Curiosity, Rosetta, Hayabusa, ISS, etc.)
- Missões espaciais futuras (OSIRIS-REx, JUICE)
- Vida fora do sistema solar.
Metodologias
A ação proposta corresponde a 25 h de contacto, dividido pelos dois módulos da seguinte forma i) Formação estelar e sistemas planetários [17h] e ii) astrobiologia [8h]. O primeiro módulo terá uma componente prática com computador, entre 3 e 5 horas onde serão aplicados os métodos de deteção de planetas em dados reais. As restantes horas de contacto serão teóricas e consistem na exposição de conteúdos utilizando essencialmente meios multimédia. Estas aulas serão complementadas, sempre que possível, com exemplos e pequenas experiências para uma maior clarificação dos assuntos expostos.
Formadores
- Jorge Filipe da Silva Gameiro
- Nuno Miguel Cardoso Santos
- Zita Martins
Horário
14h – 18h (dois dos dias terminam às 18h30 para completar as 25 h propostas)
SERIAÇÃO: As inscrições serão aceites por ordem de candidatura
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