Condições de Acesso
- Poderão candidatar-se ao BIODIV os detentores do grau de Licenciatura em Biologia e áreas afins, obtido no formato anterior à implementação do Processo de Bolonha, os detentores do grau de Mestre (segundo ciclo do ensino superior) em Biologia ou áreas afins obtido no formato decorrente da implementação do Processo de Bolonha, bem como os titulares de habilitação considerada, nos termos legais, como equivalente.
- É ainda condição de acesso ter média de licenciatura Pré-Bolonha igual ou superior a 14 valores, ou média ponderada de licenciatura e mestrado (no formato decorrente da implementação do Processo de Bolonha) igual ou superior a 14 valores. Como exceção, ser autor de um trabalho original, já publicado ou in press (com doi ou com comprovativo de aceitação para publicação) em revistas indexadas (Web of Science), até à data de termo das candidaturas, ou outro indicador de realização equivalente, desde que amplamente aceite pelas comunidades científicas nacional e internacional da área científica em que se candidata.
Critérios de Seleção e Seriação
- Currículo académico (50%)
- Média ponderada dos graus académicos;
- Qualidade da formação académica e adequação à área do Programa Doutoral
- Experiência profissional e de participação em projectos científicos, publicações e comunicações científicas (30%)
- Produção Científica,
- Participação em projetos de investigação e/ou experiencia profissional relevante
- Fundamentação da carta de motivação (20%)
Critérios de desempate de candidatos:
- Currículo académico
- Experiência profissional e de participação em projectos científicos, publicações e comunicações científicas
- Fundamentação da carta de motivação.
Observação:
Um máximo de 12 vagas, distribuídas pela UP (máximo de 6) e pela UL (máximo de 6), serão inicialmente preenchidas com os candidatos que forem selecionados no processo de candidatura às bolsas do Programa Doutoral e cujo processo de avaliação e seriação está descrito no respectivo Guião de Avaliação. Os candidatos serão selecionados e ordenados pela Comissão Coordenadora do Programa BIODIV, tendo em consideração os seus currículos, as suas cartas de motivação e o resultado de uma eventual entrevista. Poderão ser excluídos candidatos cujo curriculum académico e científico seja considerado não adequado para a frequência no Programa.
Informações
Contactos