Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:Q > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Química

Dados Gerais

Código Oficial: 9442
Sigla: M:Q

Diplomas

  • Mestrado em Química - Materiais e Superfícies Funcionais para a Sustentabilidade (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Química (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Química - Materiais e Superfícies Funcionais para a Sustentabilidade (75 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Química (60 Créditos ECTS)

Introdução aos Métodos Quimiométricos e ao Planeamento Experimental


Q4005 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de técnicas quimiométricas e planeamento de experiências para o controlo da qualidade dos resultados no processo analítico.

 

Métodos Avançados de Análise Estrutural


Q4008 - ECTS

- Reconhecer o papel das diferentes metodologias de análise estrutural nos mais diversos contextos da sua aplicação, desde a Química Fina, Química e Engenharia de (Nano)Materiais até à Biomedicina

- Conhecer os métodos mais relevantes de análise estrutural e sua adequação aos fins em vista

- Identificar vantagens e limitações características a cada um dos métodos de análise abordados

- Ler/Interpretar artigos científicos relevantes no contexto da UC

- Elaborar uma monografia sobre um tema relacionado com o âmbito da UC


Química Computacional


Q4011 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é a utilização das ferramentas básicas da Química Teórica−Computacional na resolução de problemas reais que se colocam na área da Química e que possam ser úteis a qualquer Químico, Físico ou Astrónomo.

 

Abordar-se-ão essencialmente as aplicações da Química Teórica-Computacional na resolução dos seguintes problemas químicos:

1. Cálculo de Propriedades Termodinâmicas
2. Estudo de Mecanismos de Reacções Químicas
3. Simulação de Espectros de Infravermelho




Química Física Aplicada


Q4012 - ECTS

Química-Física Aplicada é uma disciplina de carácter de especialização intermédio que versa o desenvolvimento e reconhecimento de competências especializadas na área da Química-Física dando especial ênfase ao reconhecimento e aplicação de conceitos.


Privilegia-se uma abordagem que obrigue e leve o estudante a desenvolver metodologias de autoaprendizagem e competências de análise de problemas e desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica, às propriedades químicas, físicas e problemas de engenharia e sua aplicação prática.


Bioinformática


Q4025 - ECTS

Pretende dar-se aos alunos uma visão abrangente de temas da Bioinformática molecular actual. Adicionalmente, nas aulas práticas, os alunos são encorajados a desenvolver pequenos projectos de investigação.


Gestão e Marketing


GES4002 - ECTS
A disciplina desafia os participantes a percorrer o percurso do empreendedor – da geração da ideia de negócio à apresentação do business plan. Através deste processo procura-se também transmitir aos participantes conhecimentos fundamentais de gestão (como os conceitos de indústria, mercado, proposta de valor, vantagem competitiva sustentável, modelo de negócios), Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho. 

Pretende-se que no final da disciplina os participantes estejam habilitados a: 
  • Compreender a importância do empreendedorismo para a sustentabilidade das organizações 
  • Compreender os principais desafios enfrentados pelo empreendedor
  • Compreender e identificar os mecanismos de detecção de oportunidades de mercado
  • Compreender e analisar o mercado em que se insere a ideia de negócio
  • Desenhar adequadamente a proposta de valor
  • Compreender e analisar a Industria em que se insere a ideia de negócio
  • Compreender o conceito de Modelo de Negócios; Desenhar modelos de negócios
  • Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio 
  • Compreender a importância da equipa interna e das parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio
  • Compreender quais as componentes de um plano de negócios.

Pretende-se ainda ajudar os participantes a desenvolver algumas soft skills essenciais ao sucesso do processo empreendedor, nomeadamente ao nível da técnicas de expressão pessoal e capacidade de trabalho em equipa.

Interfaces e Colóides


Q4020 - ECTS

Esta disciplina visa globalmente a familiarização dos estudantes com conceitos e fundamentos básicos da área de interfaces e materiais coloidais, e com a sua aplicação direta no conhecimento e compreensão de processos e técnicas usados no quotidiano, na indústria, nas aplicações biomédicas e farmacêuticas, nas nanociências e nanotecnologia, e em modernas tecnologias em geral. 

Constituem objectivos específicos da disciplina: 
(i) identificar e caraterizar diferentes tipos de sistemas coloidais e interfaces de interesse em química e bioquímica, de que são exemplos micelas, lipossomas, monocamadas e filmes nanoestruturados, membranas biológicas, emulsões, nano-e microtúbulos, cristais líquidos e géis poliméricos; 
(ii) correlacionar a organização e as interacções supramoleculares dos sistemas com as suas propriedades e comportamento macroscópicos; 
(iii) analisar o modo como as propriedades dos sistemas coloidais são usadas em interfaces biológicas (por ex., regeneração de tecidos), novos materiais (biomateriais e nanomateriais) e diversas aplicações práticas, tais como detergência e emulsificação,
 entrega controlada de fármacos, terapia génica não viral e alimentos; 
(iv) conhecer técnicas experimentais importantes para caracterização de colóides e interfaces.


Nanoquímica


Q4021 - ECTS

- Reconhecer o papel da Química no contexto das Nanociências e Nanotecnologia

- Conhecer métodos de produção e caracterização de nanomateriais

- Seleccionar as técnicas experimentais mais adequadas à caracterização de cada nanomaterial

- Identificar as aplicações tecnológicas de cada tipo de nanomaterial.

- Identificar riscos potenciais e problemas éticos associados ao impacto da produção/comercialização de produtos de nanotecnologia na Sociedade

- Ler/Interpretar artigos científicos das áreas da nanociência e nanotecnologia


Química Medicinal


Q4023 - ECTS

Pretende-se que os estudantes apreendam, e compreendam, os principais conceitos da Química Medicinal, enquanto ramo do saber que emerge da interseção da Química (em especial, da Química Orgânica e Bioorgânica), da Farmacologia e de diversas outras áreas das Ciências da Saúde, com vista à conceção racional, síntese e desenvolvimento de novas moléculas bioativas com potencial aplicação como agentes terapêuticos (fármacos). Os discentes deverão, também, divisar a relevância deste ramo da Química fora do contexto académico, ou seja, compreender a importância e especificidades da Química Medicinal enquanto um dos pilares da Indústria Farmacêutica. Neste contexto será também dada ênfase à aplicação nesta área das designadas tecnologias emergentes. Para este fim, além da exposição clássica de aulas teóricas, e das abordagens experimentais no contexto das aulas práticas, serão promovidos seminários sobre tópicos específicos a cargo de especialistas convidados. Sempre que possível, o programa incluirá uma visita de estudo a um laboratório de I&D de uma indústria farmacêutica nacional.


Química Verde e Desenvolvimento Sustentável


Q4013 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar abordagens reflexivas de princípios químicos inerentes a um desenvolvimento da sociedade atual, em que se impõe a preocupação de sustentabilidade nos mais diversos contextos.


Quimiometria


Q4022 - ECTS

 O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de software contendo técnicas quimiométricas para o planeamento de experiências e análise linear e não linear de dados. 


Segurança em Laboratórios Químicos


Q4016 - ECTS

Rever e complementar informação essencial sobre segurança em laboratórios químicos.

Fornecer aos estudantes uma visão ampla de conhecimentos interdisciplinares, relativos a segurança em laboratórios de química.


Síntese de Fármacos


Q4024 - ECTS

Objectivos gerais:

Proporcionar conhecimentos valiosos de química orgânica e farmacêutica, aplicados na preparação de fármacos, como componente formativa profissionalizante na área da química de compostos bioactivos.

Objectivos específicos (assuntos):

a) Estrutura dos compostos orgânicos e grupos funcionais; b) Nomenclatura básica em química orgânica; c) Estereoquímica e a sua importância biológica; d) Síntese e reactividade dos compostos orgânicos; e) Compostos orgânicos de interesse biológico e famílias de fármacos.

Aprendizagem: A) Reações imprescindíveis e actuais para a síntese orgânica de fármacos classificados por actividades farmacológicas; B) Estratégias para o desenho sintético e tridimensional (estereoquímica) de fármacos; C) Noções para o estudo da relação estructura e actividade biológica de fármacos (SAR) no desenvolvimento de novos fármacos; D) Nas aulas laboratoriais, através da realização de mini-projectos, serão aprendidas as técnicas básicas e actuais  de preparação de novos fármacos.


Termoquímica e Energética Molecular


Q4017 - ECTS
Este curso tem como objeto de estudo a Termoquímica nas vertentes da sua aplicação no estudo da energética e estabilidade termodinâmica de moléculas orgânicas, de macromoléculas e respetivas interações intermoleculares ou com biomembranas. Para além de se apresentarem várias técnicas calorimétricas muitas das quais existentes no laboratório de investigação, introduzem-se os fundamentos de técnicas de medição de pressões de vapor, para obtenção de energias de transição de fase. O impacto e a relevância dos estudos termoquímicos abordados neste curso, quer na Química em geral (correlação energética/estrutura e reatividade moleculares), quer em Química Ambiental ou Química Biológica, quer nas Indústrias Química e Farmaceutica são amplamente apresentados e discutidos.

Validação de Métodos Analíticos


Q4019 - ECTS

O principal objectivo desta unidade é fornecer aos estudantes uma completa e sólida formação nos princípios teóricos e práticos que suportam o plano de validação de um método analítico na perspectiva do referencial normativo EN 1911:2010. É dado particular destaque ao enquadramento das metodologias de validação dos métodos analíticos em laboratórios acreditados e à discussão dos requisitos de validação de métodos de análise instrumental, nomeadamente na execução e implementação de métodos de análise de rotina baseados nas técnicas potenciométricas, espectroscópicas e cromatográficas.


Dissertação


Q5001 - ECTS

Planeamento e execução de um projeto de investigação científica. Comunicação oral e escrita do trabalho desenvolvido, sob a forma de uma Dissertação.


Estágio


Q5002 - ECTS

Planeamento e desenvolvimento/acompanhamento de um projeto numa empresa. Comunicação oral e escrita do trabalho realizado, sob a forma de um Relatório de Estágio


Química e Sociedade


Q4015 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é despertar no estudante a consciencialização do importante papel que a Química, como área transversal do conhecimento, representa no desenvolvimento sustentável das sociedades modernas. 


Introdução aos Métodos Quimiométricos e ao Planeamento Experimental


Q4005 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de técnicas quimiométricas e planeamento de experiências para o controlo da qualidade dos resultados no processo analítico.

 

Métodos Avançados de Análise Estrutural


Q4008 - ECTS

- Reconhecer o papel das diferentes metodologias de análise estrutural nos mais diversos contextos da sua aplicação, desde a Química Fina, Química e Engenharia de (Nano)Materiais até à Biomedicina

- Conhecer os métodos mais relevantes de análise estrutural e sua adequação aos fins em vista

- Identificar vantagens e limitações características a cada um dos métodos de análise abordados

- Ler/Interpretar artigos científicos relevantes no contexto da UC

- Elaborar uma monografia sobre um tema relacionado com o âmbito da UC


Química Computacional


Q4011 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é a utilização das ferramentas básicas da Química Teórica−Computacional na resolução de problemas reais que se colocam na área da Química e que possam ser úteis a qualquer Químico, Físico ou Astrónomo.

 

Abordar-se-ão essencialmente as aplicações da Química Teórica-Computacional na resolução dos seguintes problemas químicos:

1. Cálculo de Propriedades Termodinâmicas
2. Estudo de Mecanismos de Reacções Químicas
3. Simulação de Espectros de Infravermelho




Química Física Aplicada


Q4012 - ECTS

Química-Física Aplicada é uma disciplina de carácter de especialização intermédio que versa o desenvolvimento e reconhecimento de competências especializadas na área da Química-Física dando especial ênfase ao reconhecimento e aplicação de conceitos.


Privilegia-se uma abordagem que obrigue e leve o estudante a desenvolver metodologias de autoaprendizagem e competências de análise de problemas e desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica, às propriedades químicas, físicas e problemas de engenharia e sua aplicação prática.


Eletroquímica Interfacial A


Q4091 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é desenvolver nos estudantes o conhecimento da eletroquímica interfacial. Isto inclui tanto a compreensão dos aspetos fundamentais da eletroquímica, como de técnicas para caracterização de processos eletroquímicos, em diferentes superfícies de elétrodo.


Energética Molecular A


Q4094 - ECTS

Esta UC analisa a estabilidade termodinâmica das moléculas e utiliza os estudos termoquímicos e termofísicos para interpretar a energética molecular, bem como suas aplicações práticas em diversas áreas da ciência.

 


Gestão e Marketing


GES4002 - ECTS
A disciplina desafia os participantes a percorrer o percurso do empreendedor – da geração da ideia de negócio à apresentação do business plan. Através deste processo procura-se também transmitir aos participantes conhecimentos fundamentais de gestão (como os conceitos de indústria, mercado, proposta de valor, vantagem competitiva sustentável, modelo de negócios), Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho. 

Pretende-se que no final da disciplina os participantes estejam habilitados a: 
  • Compreender a importância do empreendedorismo para a sustentabilidade das organizações 
  • Compreender os principais desafios enfrentados pelo empreendedor
  • Compreender e identificar os mecanismos de detecção de oportunidades de mercado
  • Compreender e analisar o mercado em que se insere a ideia de negócio
  • Desenhar adequadamente a proposta de valor
  • Compreender e analisar a Industria em que se insere a ideia de negócio
  • Compreender o conceito de Modelo de Negócios; Desenhar modelos de negócios
  • Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio 
  • Compreender a importância da equipa interna e das parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio
  • Compreender quais as componentes de um plano de negócios.

Pretende-se ainda ajudar os participantes a desenvolver algumas soft skills essenciais ao sucesso do processo empreendedor, nomeadamente ao nível da técnicas de expressão pessoal e capacidade de trabalho em equipa.

Interfaces, Colóides e Auto-Agregação


Q4062 - ECTS
Esta disciplina visa a familiarização dos estudantes com conceitos e fundamentos de química-física de interfaces e colóides, bem como com a sua aplicação direta na compreensão de processos e técnicas usados no quotidiano e na indústria.

Nanoquímica


Q4021 - ECTS

- Reconhecer o papel da Química no contexto das Nanociências e Nanotecnologia

- Conhecer métodos de produção e caracterização de nanomateriais

- Seleccionar as técnicas experimentais mais adequadas à caracterização de cada nanomaterial

- Identificar as aplicações tecnológicas de cada tipo de nanomaterial.

- Identificar riscos potenciais e problemas éticos associados ao impacto da produção/comercialização de produtos de nanotecnologia na Sociedade

- Ler/Interpretar artigos científicos das áreas da nanociência e nanotecnologia


Química Física do Estado Sólido


Q4064 - ECTS
Esta UC visa proporcionar aos estudantes o estudo da estrutura e propriedades do estado sólido a partir de uma perspetiva químico-física, com incidência na ligação química em sólidos, estrutura cristalina, e equilíbrio de fases e transições de fase em sólidos.

Segurança em Laboratórios Químicos


Q4016 - ECTS

Rever e complementar informação essencial sobre segurança em laboratórios químicos.

Fornecer aos estudantes uma visão ampla de conhecimentos interdisciplinares, relativos a segurança em laboratórios de química.


Summer School


DPI4002 - ECTS
A escola visa preencher a lacuna entre a preparação técnica e científica dos estudantes e a sua necessidade em lidar com o impacto do seu trabalho na indústria e no mercado. O programa versa sobre temas atuais para a formação dos estudantes em competências transversais relacionadas com a comunicação e disseminação científicas, gestão em ciência, transferência de conhecimento e empreendedorismo, propriedade intelectual e valorização económica da ciência e tecnologia. Os tópicos são lecionados por profissionais e especialistas do universo académico, empresarial e industrial, numa abordagem integrada, seqeuncial, dinâmica e interativa com os estudantes. Os estudantes irão entrar em contato com um conjunto diversificado de temas, casos de estudo, discussões e testemunhos diretos para fomentar a sua formação e participação e, consequentemente, para alcançar os objetivos de aprendizagem delineados.

Deposição Eletroquímica


Q4067 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram formação e conhecimentos avançados sobre técnicas de eletrodeposição de metais, ligas metálicas e compósitos, do ponto de vista teórico e prático.

Conhecimento detalhado de alguns processos industriais de eletrodeposição, relacionando a tecnologia com os princípios fundamentais.


Filmes Nanoestruturados e Compósitos


Q4066 - ECTS

O objetivo deste curso é o de desenvolver o conhecimento dos estudantes na fabricação e caracterização de filmes nanoestruturados, nanomateriais e compósitos e identificação das suas funcionalidades para aplicações tecnológicas.


Métodos de Caraterização de Propriedades de Fase e Interfaciais


Q4069 - ECTS

Pretende-se com esta unidade curricular: (i) fornecer um conjunto de conhecimentos básicos sobre métodos modernos de caracterização físico-química de materiais e interfaces, com ênfase em sistemas moles e nanoestruturados; (ii) transmitir aos estudantes as vantagens e limitações de cada método e a necessidade do uso de métodos complementares de caracterização; (iii) motivar os estudantes a discutir conceitos e apresentações, e a processar e saber transmitir a informação relevante por eles encontrada em artigos científicos.


Nanotecnologia e Bionanotecnologia


Q4068 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é proporcionar uma comprensão geral sobre os aspetos mais relevantes de nanotecnologia e bionanotecnologia, incluindo: propriedades específicas de materiais nanoscópicos; técnicas para a caracterizaão de nanomateriais; tipos de nanomateriais mais comuns e suas aplicações.


Projeto de Dissertação


Q5003 - ECTS

Pretende-se que no final desta unidade curricular o estudante seja capaz de:

- planear as diferentes fases de realização de um projeto de investigação no âmbito da Dissertação/Estágio;

- realizar pesquisa bibliográfica avançada no âmbito do projeto;

- apresentar uma síntese coerente e articulada do estado-da-arte no tema escolhido;

- desenvolver competências de comunicação oral e escrita do trabalho de pesquisa e planeamento realizado.


Propriedade Intelectual, Escrita Científica e Gestão de Carreira


DPI4003 - ECTS

Este curso visa o desenvolvimento das competências transversais dos estudantes no que diz respeito às áreas de: propriedade intelectual e transferência de tecnologia; escrita, comunicação e ética científicas; desenvolvimento pessoal e profissional, e gestão de carreira profissional.


Propriedades e Aplicações de Materiais


Q4065 - ECTS
Esta unidade curricular tem um carácter generalista visando fornecer aos estudantes do 2º ciclo uma compreensão das propriedades de diferentes classes de materiais (a diferentes escalas, da escala atómico-molecular à macroscópica), desde as propriedades químicas e físicas às mecânicas, bem como a compreensão das funcionalidades e aplicações dos materiais.

Dissertação


Q5006 - ECTS
O principal objetivo desta unidade curricular é que o estudante desenvolva, planeie e execute um projeto de investigação científica e/ou de investigação e desenvolvimento, em ambiente académico.

Estágio (Internship)


Q5005 - ECTS

O principal objetivo desta unidade curricular é que o estudante desenvolva, planeie e execute um projeto de investigação científica e/ou de investigação e desenvolvimento, em ambiente académico ou empresarial.

 


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-06 às 18:16:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias