Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > M:Q > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Química

Dados Gerais

Código Oficial: 9442
Sigla: M:Q

Diplomas

  • Mestrado em Química (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado SERP-Chem Erasmus Mundus (120 Créditos ECTS)
  • Especialização do Mestrado em Química (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Bioinformática

Q441 - ECTS Pretende dar-se aos alunos uma visão abrangente de temas da Bioinformática actual. Adicionalmente, nas aulas práticas, os alunos são encorajados a desenvolver pequenos projectos de investigação.

Complementos de Química Analítica

Q431 - ECTS •Consolidação dos princípios em que assentam os processos de separação para fins analíticos e aplicações industriais.
•Aprendizagem e utilização de sinais eléctricos para fins analíticos: técnicas voltamétricas e potenciométrica de análise.
•Compreender os princípios das técnicas de análise utilizando fluxo, identificar os seus constituintes e as suas funções.
•Compreender os princípios de utilização dos métodos cinéticos de análise
•Compreender os princípios dos métodos termoanalítios
Compreender os princípios dos métodos usados nos sistemas de detecção da espectrometria de massa

Química Física Aplicada

Q421 - ECTS A disciplina de Química-Física Aplicada é uma unidade curricular destinada a alunos do segundo ciclo, mestrado em Química da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto.

Trata-se de uma disciplina de carácter de especialização intermédio que versa o desenvolvimento e reconhecimento de competências especializadas na área da química-física dando especial ênfase ao reconhecimento e aplicação de conceitos.

Privilegia-se uma abordagem que obrigue e leve o aluno a desenvolver metodologias de autoaprendizagem e competências de análise de problemas e desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica, às propriedades químicas, físicas e problemas de engenharia e sua aplicação prática.

Pretende-se demonstrar formas de aplicação prática de alguns conceitos de Química Física. São abordados alguns tópicos que permitem discutir aplicações no âmbito de gases reais, soluções reais, utilização de variáveis não convencionais em Termodinâmica e utilização de balanços energéticos e de massa no estudo de processos de fluxo, com aplicações no dimensionamento de equipamento industrial.

Química Inorgânica Aplicada

Q411 - ECTS OBJECTIVOS
GERAIS
- MOSTRAR A RELEVÂNCIA DA Q. INORGÂNICA NO FUNCIONAMENTO DO MUNDO REAL (NATURAL E ANTROPOGÉNICO - TECNOLOGIA)
- MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA Q. INORGÂNICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO MUNDO REAL(“PARA QUE SERVE A Q. INORGÂNICA”?)
- PRATICAR O ENSINO DA CIÊNCIA COM A POSTURA STSS
(“Science, Technology, Society & Sustainability”)

ESPECÍFICOS
- DESENVOLVER A POSTURA SISTÉMICA REQUERIDA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO MUNDO REAL
- APRESENTAR CASOS DE APLICAÇÃO AOS GRANDES PROBLEMAS DO HOMEM E DA CIVILIZAÇÃO
• ENERGIA
• ALIMENTAÇÃO
- DESCREVER O PAPEL A DAS PEQUENAS MOLÉCULAS INORGÂNICAS NO FUNCIONAMENTO DO MUNDO REAL
• CO2, CH4, O2 , H2O, ...► CICLO ANTROPOBIOGEOQUÍMICO DO CARBONO ► ENERGIA, BIOSFERA
• N2, NH3, NO3-, N2O, ... ► CICLO ANTROPOBIOGEOQUÍMICO DO AZOTO ► BIOSFERA, ALIMENTAÇÃO

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS
- APRENDER A USAR A POSTURA SISTÉMICA (A PAR DA REDUCIONISTA)
- ADQUIRIR UMA VISÃO DINÂMICA DA QUÍMICA AMBIENTAL
- OBTER CONSCIENCIALIZAÇÃO PLENA DA IMPORTÂNCIA QUÍMICA, EM ESPECIAL DA Q. INORGÃNICA MAS NÃO SÓ, PARA
-- FUNCIONAMENTO DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL (SISTEMA TERRA-HOMEM)
-- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Química Orgânica Aplicada

Q401 - ECTS A disciplina dará ao aluno uma visão global e actual dos principais campos de intervenção da Química Orgânica na sociedade e no quotidiano, nomeadamente ao nível do desenvolvimento, produção industrial e aplicações de diversos materiais orgânicos, com especial destaque para corantes naturais e artificiais, aromas e perfumes, detergentes, polímeros biológicos e sintéticos e aspectos básicos de classificação e preparação de produtos farmacêuticos. Realização de trabalhos laboratoriais.

Análise Química

Q432 - ECTS Nesta unidade curricular introduzem-se as técnicas de preparação de amostras e as técnicas instrumentais de análise mais relevantes na determinação de vestígios de espécies orgânicas e inorgânicas.
São abordados os métodos clássicos de tratamento de amostras, tais como Soxhlet e extracção líquido-líquido, juntamente com os métodos de aplicação mais recente como SPE, SPME, microondas, extração supercrítica, purga e armadilha, headspace e extracção por membranas.
Das várias técnicas instrumentais aplicadas à análise de vestígios, respigam-se as técnicas electroanalíticas e a espectrometria de emissão atómica com fonte de plasma. Serão abordados os seus princípios físicos, bem como as suas potencialidades e limitações.

Os objectivos da aprendizagem são:
1 proporcionar aos alunos conhecimentos sobre as técnicas actuais de preparação de amostras
2 dotar os alunos de conhecimentos de técnicas instrumentais recomendadas para a análise de vestígios.
3 dotar os alunos de competências para procederem à escolha e aplicação de procedimentos de amostragem, de técnicas de preparação de amostras e de técnicas instrumentais para a análise de vestígios

Aspectos Químicos e Bioquímicos em Nutrição

Q404 - ECTS

Colloids

QEM410 - ECTS This course aims at providing the students with advanced knowledge on the physico-chemical characterization of different types of colloidal systems and on the understanding of structure-function relationships.
The students will learn the basic thermodynamic and physical principles governing colloidal interactions, stability, self-assembly and phase behavior. By the end of the course they should also be knowledgeable on relevant applications of colloids in industry, foodstuffs, pharmaceutics, biomedicine, consumer products, among other fields.

Compostos Bioactivos na Concepção de Fármacos

Q402 - ECTS

Ecologia Industrial e Engenharia da Sustentabilidade

Q410 - ECTS OBJECTIVOS GERAIS
• Proporcionar um panorama global das relações entre a Química, a Indústria Química, o Ambiente e a Sociedade, nomeadamente quanto a
• Efeitos dos produtos químicos no Ambiente e Biosfera
• Influência do Ambientalismo na Indústria Química
• Importância da mudança de práticas da Química em geral, e da Química Industrial em
particular, para obter uma melhor preservação do Ambiente
• Proporcionar uma perspectiva do que deverá ser a evolução da Química Industrial para optimizar essas relações com vista a perseguir o Desenvolvimento Sustentável (ou Sustentabilidade)
• Promover o desenvolvimento de “competências verdes”
• Complementar a abordagem reducionista dos sistemas com a abordagem holística

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
• Proporcionar um panorama geral da Química Verde e exemplificar a sua implementação por estudo de alguns dos seus campos mais importantes
• Proporcionar um panorama geral da Sustentabilidade e do problema de arranjar modos para a perseguir na actividade humana e industrial
• Engenharia da Sustentabilidade
• Ecologia Industrial: Design para o Ambiente (de produtos e processos)
• Complementar a abordagem reducionista dos sistemas com a abordagem holística, essencial para a aquisição de “competências verdes”

Interfaces

QEM408 - ECTS This course aims at providing the students with advanced knowledge on the physico-chemical characterization of different types of interfaces, with relevance for colloidal systems.
The students will learn the basic thermodynamic and physical principles governing the behavior of interfaces.

Interfaces e Colóides

Q424 - ECTS

Interfacial Electrochemistry

QEM402 - ECTS The aim of this course is to develop the students’ knowledge of interfacial electrochemistry. This includes both the understanding of fundamental aspects of electrochemistry, as well as techniques for characterization of the electrochemical processes at different electrode surfaces.
The students will be knowledgeable on what happens when an aqueous medium is in the vicinity of the surface and be able to describe the structure that occurs in an electrochemical cell. Secondly, students will be able to interpret the current response as a function of time of a redox system when the electrode potential is varied by a sequence of potential steps.

Portuguese Course/Portuguese-European Civilization

QEM412 - ECTS

Química Computacional

Q440 - ECTS O objectivo principal desta unidade curricular é a utilização das ferramentas básicas da Química Teórica−Computacional na resolução de problemas reais que se colocam na área da Química e que possam ser úteis a qualquer Químico, Físico ou Astrónomo.
Abordar-se-ão essencialmente as aplicações da Química Teórica-Computacional na resolução dos seguintes problemas químicos:
1. Cálculo de Propriedades Termodinâmicas
2. Estudo de Mecanismos de Reacções Químicas
3. Simulação de Espectros de Infravermelho
De um modo geral, os resultados expectáveis da aprendizagem/competências a desenvolver no âmbito desta unidade curricular são que os alunos reforcem as suas bases teóricas, especialmente em Mecânica Quântica e Termodinâmica Estatística, e aprendam várias técnicas computacionais aplicadas à Química, perspectivando assim um futuro de ensino/investigação no domínio da Química Teórica−Computacional.

Quimiometria

Q414 - ECTS O objectivo desta disciplina é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de software contendo técnicas quimiométricas para o planeamento de experiências e análise linear e não linear de dados.

Techniques for Characterization of Interfaces

QEM406 - ECTS

Termoquímica

Q420 - ECTS Esta disciplina versa a aplicação da Termoquímica ao estudo da Energética Molecular e outras áreas da Ciência e a aplicações práticas. Estudam-se os fundamentos das técnicas e métodos característicos de Termoquímica e de Termofísica, aplicando-se os seus resultados ao estudo de problemas químicos, como a energética de ligações químicas e a sua relação com propriedades estruturais e a reactividade de compostos químicos. São apresentados e discutidos o interesse desses dados e suas aplicações na Química, na Industria Química, em Ciências da Vida, Química Ambiental, etc.

Thermochemistry and Molecular Energetics

QEM404 - ECTS

Dissertação

Q599 - ECTS

Estágio

Q589 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-01-27 às 00:13:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais