Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:EAGR > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Engenharia Agronómica

Dados Gerais

Código Oficial: 9520
Sigla: M:EAGR

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Agronómica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Agronómica (78 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Delineamento e Análise de Experiências em Agronomia

CAGR4000 - ECTS

Aplicar técnicas de delineamento de experiências e de análise de dados em contextos concretos de Agronomia.

Executar as técnicas e analisar a respetiva informação disponibilizada pelo aplicativo informático  SPSS.

Fertilidade e Técnicas de Fertilização

CAGR4001 - ECTS

(1) Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre fertilidade do solo e sobre a nutrição de plantas;

(2) Desenvolver competências relacionadas com a aplicação de metodologias de avaliação da fertilidade do solo e de substratos assim como do estado nutricional de plantas;

(3) Aprofundar conhecimentos sobre fertilizantes e sua utilização nos principais grupos de culturas;

(4) Desenvolver competências de interpretação de resultados de análise de solos e análises da planta para a emissão de recomendações de fertilização;

(5) Adquirir uma perspectiva integrada dos contributos físico-químicos e dos impactos económicos e ambientais da fertilização;

(6) Tomar conhecimento das novas técnicas de fertilização de plantas;

(7) Proporcionar o contacto direto com a realidade profissional de nutrição de plantas, fertilidade e fertilização de plantas no setor de agronómico.

Melhoramento Genético

CA4002 - ECTS

Conhecer a importância da componente genética na produção vegetal e no desempenho animal.

Ensinar métodos (de delineamento experimental e de campo) para limitar a variação ambiental de forma a permitir uma selecção genética eficaz.

Demonstrar formas de utilização de marcadores moleculares que permitam fazer uma pré-selecção (screening) do material genético de forma a limitar a influência ambiental.

Dar a conhecer os métodos de selecção diferencial para espécies de reprodução sexuada (plantas autogâmicas e alogâmicas) e de reprodução assexuada, tendo em consideração as diferentes formas de limitar a influência do ambiente. Saber como usar os métodos clássicos e de biologia molecular para melhorar a componente genética.

Tornar os estudantes proficientes na utilização da base de dados internacionais (como por exemplo o NCBI - National Centre for Biotechnology Information) para desenhar primers que permitam o diagnóstico de características que possam ter um impacto sobre a produção, reconhecer a existência ou ausência de genes de interesse, quer para identificação de espécies/variedades (autenticação), identificação de produtos geneticamente modificados, reconhecimento de genes responsáveis por patologias específicas, entre outras aplicações.

Ter conhecimento dos métodos de conservação dos recursos genéticos em plantas e animais, compreender as potencialidades e limitações dos diversos métodos existentes, conhecer os principais bancos de germoplasma nacionais e internacionais.

Entender a diferença (e conflito) entre selecção e variabilidade genética.

 

Rega e Drenagem

CAGR4002 - ECTS

O aumento da competição pelo uso da água em diferentes sectores económicos e sociais, associado a fenómenos de variabilidade climática e de alterações climáticas, com crescente ocorrência de períodos de seca, torna determinante a implementação de estratégias sustentáveis de utilização e gestão da água na agricultura e na rega de espaços urbanos. Neste contexto, o objetivo primordial da UC consiste em promover o conhecimento científico e tecnológico dos alunos do Mestrado em Engenharia Agronómica relativamente a questões relacionados com o uso eficiente da água.

Neste contexto, os objetivos de aprendizagem para esta UC são:

(1) Adquirir competências científicas e tecnológicas para dar resposta à gestão eficiente da água na agricultura e na rega de espaços urbanos;

(2) Aprofundar conhecimentos sobre as relações do sistema solo-água-planta-atmosfera;

(3) Adquirir conhecimentos sobre a resposta das culturas face a diferentes estratégias de rega e os seus impactos sobre a produtividade;

(4) Obter um conhecimento aprofundado sobre os diferentes métodos de rega;

(5) Desenvolver competências ao nível do projeto de sistemas de rega e drenagem;

(6) Adquirir competências de planeamento da rega à escala da parcela agrícola.

Biotecnologia Vegetal em Agronomia

BIOL4051 - ECTS

Esta UC tem como objetivo principal dar a conhecer aos estudantes os princípios básicos da biotecnologia vegetal, adquirindo estes:

1 - Conhecimentos e competências para o exercício de metodologias e técnicas de cultura in vitro de órgãos, tecidos e células vegetais bem como as suas aplicações, designadamente na micropropagação e em outros domínios da biotecnologia vegetal nas perspetivas do melhoramento de plantas e da produção de metabolitos secundários por processos biotecnológicos avançados.

2- Conhecimentos sobre tipologia, biogénese e atividades biológicas de metabolitos secundários e potencialidades de plantas aromáticas e medicinais para a obtenção de produtos de elevado valor acrescentado nos setores farmacêutico e agro-alimentar.

3 - Competências laboratoriais em manipulação genética; preparação de DNA plasmídico, electroforese em gel de agarose, análise de restrição, PCR e clonagem.

4 – Aptidão na utilização de ferramentas básicas de bioinformática para análise de sequências, optimização de genes e desenho de primers.

Horticultura Ornamental

CAGR4007 - ECTS

O objetivo geral desta Unidade Curricular é dotar o estudante de conhecimentos acerca da cadeia de valor da horticultura ornamental de forma a que este os possa aplicar à produção de plantas ornamentais específicas (incluindo as flores de corte e plantas envasadas). Concretamente, pretende-se que os estudantes: (1) Desenvolvam uma visão integrada do setor da horticultura ornamental nacional e estrangeiro, nomeadamente no que respeita as tendências e oportunidades assim como os mercados e canais de comercialização; (2) Compreendam os processos de melhoramento de plantas para obtenção de novas variedades comerciais; (3) Adquiram conhecimentos específicos sobre as tecnologias de produção das principais espécies de flores de corte e das principais espécies de plantas envasadas (4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas às condições de crescimento e às práticas culturais; (5) Contactem com a realidade profissional de empresas do setor.

Produção de Carne, Leite e Ovos

CA4005 - ECTS

Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos que lhes permita a compreensão fundamentada das principais fileiras de produção animal: leite, carne e ovos. Proporcionar conceitos e conhecimentos relativos aos principais fatores biológicos, ambientais e sócio-económicos que fundamentam e condicionam os fenómenos produtivos. Pretende-se que os alunos compreendam como se organiza e desenvolve a produção agro-pecuária, respeitando os requisitos de bem-estar animal e eficiência produtiva, tendo sempre presente a sustentabilidade económica e ambiental da produção, com o objetivo final da obtenção de produtos de qualidade para a indústria alimentar.

Produção de Cereais, Proteaginosas e Oleaginosas

CA4006 - ECTS



Pretende-se que os alunos:

Conheçam a importância destas culturas para uma população mundial em crescimento.

Conheçam a adaptação e as exigências agro-ecológica destas culturas para poderem aplicar um maneio adequado.

Conheçam os diferentes tipos de utilização.

Adquiram competências para a produção sustentável destas culturas. 

 

Produção de Frutas e Legumes

CAGR4008 - ECTS

O objetivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre os princípios de base da Horticultura e Fruticultura e aplicar esses conhecimentos à produção de culturas horto-frutícolas específicas. Concretamente, pretende-se que os estudantes: (1) Desenvolvam uma visão integrada do setor hortícola e frutícola nacional, nomeadamente ao nível da geografia horto-frutícola nacional, calendários de produção e peso na economia agraria nacional e no comércio externo de produtos horto-frutícolas específicos; (2) Adquiram conhecimentos específicos sobre as principais culturas horto-frutícolas (Taxonomia e origem da espécie, a cultura no mundo e em Portugal, Morfologia e classificação das cultivares, Desenvolvimento e preferências edafo-climáticas, Tecnologias de produção, Colheita); (3) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas às condições de crescimento e às práticas culturais; (4) Contactem com a realidade profissional de empresas horto-frutícolas nacionais.

Produção Vitivinícola

CA4008 - ECTS Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva e o processamento do vinho;
Compreender os factores naturais e tecnológicos que condicionam as características da matéria-prima;
Conceber, planear e gerir as diferentes práticas vitícolas e enológicas, em função das características predefinidas do produto final;

Proteção das Culturas

CA4009 - ECTS

Obter conhecimentos que permitam efectuar as melhores tomadas de decisão, em protecção integrada, para evitar ou minimizar os prejuízos causados por pragas e agentes causais de doenças nas culturas. Tomar contacto com linhas de investigação em novos meios de luta e tecnologias de estimativa de risco.

(os objetivos não foram alterados)

Dissertação

CAGR4005 - ECTS

Estágio

CAGR4006 - ECTS

Gestão Agro-Ambiental da Produção

CAMB4001 - ECTS

Esta unidade tem como objetivo integrar informação de áreas convergentes para compreender os efeitos da produção agrícola, agropecuária e agroindustrial na qualidade do ambiente num enquadramento simultaneamente produtivo, ecológico, socioeconómico e político tornando-o, assim, capaz de conceber e desenvolver estratégias que permitem minimizar o impacte ambiental das práticas agrícolas e implementar o tratamento dos efluentes gerados pelo sector. 

Projeto Agronómico

CAGR4003 - ECTS

A unidade curricular "Projeto agronómico" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do âmbito mestrado em engenharia agronomica.
O estudante adquire formação sobre o processso cientifico e ferramentas para tornar o processo mais efciente.
O estudante elaborará uma proposta de investigação sobre um tema na área da agronomia. A proposta escrita deve incluir uma revisão da literatura sólida e critica, uma descrição dos objectivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados no seu trabalho conducente à Dissertação de acordo com regras disponibilizadas ao estudante.

Tecnologia de Processamento e Conservação Agro-Alimentar

CAGR4004 - ECTS

(1) Compreender o conceito de fileira agroalimentar e sua importância;

(2) Caraterizar a indústria agroalimentar e os seus novos desafios;

(3) Adquirir conhecimentos sobre a Legislação e as Certificações na indústria agroalimentar;

(4) Compreender os fenómenos que ocorrem de alteração da qualidade e segurança dos produtos alimentares ao longo do seu tempo de vida útil;

(5) Compreender as principais tecnologias de processamento e conservação dos alimentos durante o processo industrial e no pós-processamento;

(6) Adquirir conhecimentos específicos sobre o processo produtivo em diferentes indústrias do setor agroalimentar (estudos de caso);

(7) Proporcionar o contacto direto com a realidade profissional de empresas agroalimentares.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-19 às 00:41:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias