Código Oficial: | 9520 |
Sigla: | M:EAGR |
Aplicar técnicas de delineamento de experiências e de análise de dados em contextos concretos de Agronomia.
Executar as técnicas e analisar a respetiva informação disponibilizada pelo aplicativo informático SPSS.(1) Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre fertilidade do solo e sobre a nutrição de plantas;
(2) Desenvolver competências relacionadas com a aplicação de metodologias de avaliação da fertilidade do solo e de substratos assim como do estado nutricional de plantas;
(3) Aprofundar conhecimentos sobre fertilizantes e sua utilização nos principais grupos de culturas;
(4) Desenvolver competências de interpretação de resultados de análise de solos e análises da planta para a emissão de recomendações de fertilização;
(5) Adquirir uma perspectiva integrada dos contributos físico-químicos e dos impactos económicos e ambientais da fertilização;
(6) Tomar conhecimento das novas técnicas de fertilização de plantas;
(7) Proporcionar o contacto direto com a realidade profissional de nutrição de plantas, fertilidade e fertilização de plantas no setor de agronómico.
Conhecer a importância da componente genética na produção vegetal e no desempenho animal.
Ensinar métodos (de delineamento experimental e de campo) para limitar a variação ambiental de forma a permitir uma selecção genética eficaz.
Demonstrar formas de utilização de marcadores moleculares que permitam fazer uma pré-selecção (screening) do material genético de forma a limitar a influência ambiental.
Dar a conhecer os métodos de selecção diferencial para espécies de reprodução sexuada (plantas autogâmicas e alogâmicas) e de reprodução assexuada, tendo em consideração as diferentes formas de limitar a influência do ambiente. Saber como usar os métodos clássicos e de biologia molecular para melhorar a componente genética.
Tornar os estudantes proficientes na utilização da base de dados internacionais (como por exemplo o NCBI - National Centre for Biotechnology Information) para desenhar primers que permitam o diagnóstico de características que possam ter um impacto sobre a produção, reconhecer a existência ou ausência de genes de interesse, quer para identificação de espécies/variedades (autenticação), identificação de produtos geneticamente modificados, reconhecimento de genes responsáveis por patologias específicas, entre outras aplicações.
Ter conhecimento dos métodos de conservação dos recursos genéticos em plantas e animais, compreender as potencialidades e limitações dos diversos métodos existentes, conhecer os principais bancos de germoplasma nacionais e internacionais.
Entender a diferença (e conflito) entre selecção e variabilidade genética.
O aumento da competição pelo uso da água em diferentes sectores económicos e sociais, associado a fenómenos de variabilidade climática e de alterações climáticas, com crescente ocorrência de períodos de seca, torna determinante a implementação de estratégias sustentáveis de utilização e gestão da água na agricultura e na rega de espaços urbanos. Neste contexto, o objetivo primordial da UC consiste em promover o conhecimento científico e tecnológico dos alunos do Mestrado em Engenharia Agronómica relativamente a questões relacionados com o uso eficiente da água.
Neste contexto, os objetivos de aprendizagem para esta UC são:
(1) Adquirir competências científicas e tecnológicas para dar resposta à gestão eficiente da água na agricultura e na rega de espaços urbanos;
(2) Aprofundar conhecimentos sobre as relações do sistema solo-água-planta-atmosfera;
(3) Adquirir conhecimentos sobre a resposta das culturas face a diferentes estratégias de rega e os seus impactos sobre a produtividade;
(4) Obter um conhecimento aprofundado sobre os diferentes métodos de rega;
(5) Desenvolver competências ao nível do projeto de sistemas de rega e drenagem;
(6) Adquirir competências de planeamento da rega à escala da parcela agrícola.
Esta UC tem como objetivo principal dar a conhecer aos estudantes os princípios básicos da biotecnologia vegetal, adquirindo estes:
1 - Conhecimentos e competências para o exercício de metodologias e técnicas de cultura in vitro de órgãos, tecidos e células vegetais bem como as suas aplicações, designadamente na micropropagação e em outros domínios da biotecnologia vegetal nas perspetivas do melhoramento de plantas e da produção de metabolitos secundários por processos biotecnológicos avançados.
2- Conhecimentos sobre tipologia, biogénese e atividades biológicas de metabolitos secundários e potencialidades de plantas aromáticas e medicinais para a obtenção de produtos de elevado valor acrescentado nos setores farmacêutico e agro-alimentar.
3 - Competências laboratoriais em manipulação genética; preparação de DNA plasmídico, electroforese em gel de agarose, análise de restrição, PCR e clonagem.
4 – Aptidão na utilização de ferramentas básicas de bioinformática para análise de sequências, optimização de genes e desenho de primers.
O objetivo geral desta Unidade Curricular é dotar o estudante de conhecimentos acerca da cadeia de valor da horticultura ornamental de forma a que este os possa aplicar à produção de plantas ornamentais específicas (incluindo as flores de corte e plantas envasadas). Concretamente, pretende-se que os estudantes: (1) Desenvolvam uma visão integrada do setor da horticultura ornamental nacional e estrangeiro, nomeadamente no que respeita as tendências e oportunidades assim como os mercados e canais de comercialização; (2) Compreendam os processos de melhoramento de plantas para obtenção de novas variedades comerciais; (3) Adquiram conhecimentos específicos sobre as tecnologias de produção das principais espécies de flores de corte e das principais espécies de plantas envasadas (4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas às condições de crescimento e às práticas culturais; (5) Contactem com a realidade profissional de empresas do setor.
Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos que lhes permita a compreensão fundamentada das principais fileiras de produção animal: leite, carne e ovos. Proporcionar conceitos e conhecimentos relativos aos principais fatores biológicos, ambientais e sócio-económicos que fundamentam e condicionam os fenómenos produtivos. Pretende-se que os alunos compreendam como se organiza e desenvolve a produção agro-pecuária, respeitando os requisitos de bem-estar animal e eficiência produtiva, tendo sempre presente a sustentabilidade económica e ambiental da produção, com o objetivo final da obtenção de produtos de qualidade para a indústria alimentar.
Pretende-se que os alunos:
Conheçam a importância destas culturas para uma população mundial em crescimento.
Conheçam a adaptação e as exigências agro-ecológica destas culturas para poderem aplicar um maneio adequado.
Conheçam os diferentes tipos de utilização.
Adquiram competências para a produção sustentável destas culturas.
O objetivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre os princípios de base da Horticultura e Fruticultura e aplicar esses conhecimentos à produção de culturas horto-frutícolas específicas. Concretamente, pretende-se que os estudantes: (1) Desenvolvam uma visão integrada do setor hortícola e frutícola nacional, nomeadamente ao nível da geografia horto-frutícola nacional, calendários de produção e peso na economia agraria nacional e no comércio externo de produtos horto-frutícolas específicos; (2) Adquiram conhecimentos específicos sobre as principais culturas horto-frutícolas (Taxonomia e origem da espécie, a cultura no mundo e em Portugal, Morfologia e classificação das cultivares, Desenvolvimento e preferências edafo-climáticas, Tecnologias de produção, Colheita); (3) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas às condições de crescimento e às práticas culturais; (4) Contactem com a realidade profissional de empresas horto-frutícolas nacionais.
Obter conhecimentos que permitam efectuar as melhores tomadas de decisão, em protecção integrada, para evitar ou minimizar os prejuízos causados por pragas e agentes causais de doenças nas culturas. Tomar contacto com linhas de investigação em novos meios de luta e tecnologias de estimativa de risco.
(os objetivos não foram alterados)
Esta unidade tem como objetivo integrar informação de áreas convergentes para compreender os efeitos da produção agrícola, agropecuária e agroindustrial na qualidade do ambiente num enquadramento simultaneamente produtivo, ecológico, socioeconómico e político tornando-o, assim, capaz de conceber e desenvolver estratégias que permitem minimizar o impacte ambiental das práticas agrícolas e implementar o tratamento dos efluentes gerados pelo sector.
A unidade curricular "Projeto agronómico" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do âmbito mestrado em engenharia agronomica.
O estudante adquire formação sobre o processso cientifico e ferramentas para tornar o processo mais efciente.
O estudante elaborará uma proposta de investigação sobre um tema na área da agronomia. A proposta escrita deve incluir uma revisão da literatura sólida e critica, uma descrição dos objectivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados no seu trabalho conducente à Dissertação de acordo com regras disponibilizadas ao estudante.
(1) Compreender o conceito de fileira agroalimentar e sua importância;
(2) Caraterizar a indústria agroalimentar e os seus novos desafios;
(3) Adquirir conhecimentos sobre a Legislação e as Certificações na indústria agroalimentar;
(4) Compreender os fenómenos que ocorrem de alteração da qualidade e segurança dos produtos alimentares ao longo do seu tempo de vida útil;
(5) Compreender as principais tecnologias de processamento e conservação dos alimentos durante o processo industrial e no pós-processamento;
(6) Adquirir conhecimentos específicos sobre o processo produtivo em diferentes indústrias do setor agroalimentar (estudos de caso);
(7) Proporcionar o contacto direto com a realidade profissional de empresas agroalimentares.