Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > L:CC > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Licenciatura em Ciência de Computadores

Dados Gerais

Código Oficial: 9696
Sigla: L:CC

Diplomas

  • Licenciatura em Ciência de Computadores (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2012 2013 2014 2015 2016
- 121,5 114 131,5 142,5

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 40
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

Álgebra Linear e Geometria Analítica

M1002 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial real e função linear.

Cálculo I

M1001 - ECTS

Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.

Estruturas Discretas

CC1001 - ECTS

Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.

Introdução aos Computadores

CC1002 - ECTS

Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral  sobre a Ciência de Computadores. 

Programação Imperativa

CC1003 - ECTS

Introdução à programa imperativa usando a linguagem C. Estudo e implementação de estruturas de dados e algoritmos fundamentais (computação numérica, variáveis indexadas, pesquisa e ordenação). 
Introdução à utilização de ferramentas de desenvolvimento num sistema GNU/Linux: editor de texto, compilador e "debugger".
Introdução à especificação informal de componentes de programas (e.g. functions); utilização de ferramentas de testes automáticos para deteção e correção de erros em programas.


Cálculo II

M1003 - ECTS Aquisição dos conhecimentos e competências básicos do Cálculo Diferenciale Integral em várias variáveis reais.

Comunicação Técnica

DPI1001 - ECTS Ser capaz de comunicar ciência e tecnologia de forma escrita, oral e com suporte multimédia. Em particular:
Estruturar e criar textos técnicos. Avaliar textos técnicos na perspetiva da completude do seu enquadramento, das motivação e conclusões apresentadas. Criação de apresentações multimédia sobre temas técnicos. Apresentação oral de temas técnicos com suporte multimédia.

Estruturas de Dados

CC1007 - ECTS Pretende-se que o estudante reforce competências de programação, fique a conhecer algumas das principais estruturas de dados e algoritmos associados, e ganhe competências básicas na concepção e análise de algoritmos.

Laboratório de Computadores

CC1006 - ECTS

Com esta unidade curricular pretende-se expor os estudantes aos principais conceitos básicos da utilização de uma computadores, e em particular de ao ambiente Linux. A  unidade curricular permitirá  reforçar os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre em unidades como Introdução aos Computadores e Programação à Imperativa.

Modelos de Computação

CC1004 - ECTS

Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.

Programação Funcional

CC1005 - ECTS

Introdução à programação funcional usando a linguagem Haskell.

Agricultura I

AGR1001 - ECTS

Os principais objetivos da disciplina são:

- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na agricultura e agronomia.

- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.

- Conhecer a relevância económica da agricultura

- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.

- Compreender que a agricultura pelo valor que gera, pelo espaço que ocupa, pela mão-de-obra que requer e pela sua tradição implícita, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.

Álgebra Aplicada

M3001 - ECTS

O objetivo é mostrar algumas das aplicações da álgebra abstracta, nomeadamente da teoria de anéis e corpos.

Algoritmos em Matemática Discreta

M2007 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.

Análise

M1019 - ECTS

Complementos sobre o estudo do cálculo diferencial e integral. Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial. 
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.

Análise III

M2009 - ECTS


Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Superfícies regulares de R^3, Integrais de linha e integrais de superfície. Teoremas  clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência  e de Stokes

Análise Real III

M2010 - ECTS Introduzir conceitos elementares sobre espaços métricos,  sucessões e séries de funções,  teorema da função inversa e teorema da função implícita,  subvariedades de Rn, extremos de funções em subvariedades definidas como pré-imagem de  valores regulares de funções indefinidamente deriváveis,   teoremas clássicos de Análise Vectorial.

Arquitetura de Computadores

CC2002 - ECTS

Introduzir os conceitos básicos de funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções com o meio exterior, e a forma de avaliar o seu desempenho.

Astronomia Computacional

AST3002 - ECTS

A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante saber recorrer aos métodos computacionais e a analisar os resultados numéricos para estudar e interpretar os vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias para que possa resolver computacionalmente um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.

Bases Fisiológicas de Produção Vegetal

AGR1004 - ECTS

Complementos de Geometria

M3004 - ECTS Relacionar a geometria elementar e os seus desenvolvimentos "modernos" (geometria afim e geometria projectiva) com a linguagem da álgebra, em particular da álgebra linear.

Controlo Automático

M3005 - ECTS

Objectivos:

Proporcionar conhecimentos básicos em Teoria Matemática dos Sistemas, área de matemática orientada para aplicações que lida com os princípios básicos subjacentes à análise e concepção de sistemas de controlo. A disciplina tem uma componente computacional em simulação de sistemas e utilização de ferramentas de CAD (SIMULINK/MATLAB).

Desenho e Análise de Algoritmos

CC2001 - ECTS

Aprendizagem de técnicas de concepção e análise de algoritmos eficientes.

Detecção Remota

EGEO3003 - ECTS

Esta disciplina apresenta os principais conceitos, técnicas e aplicações da Deteção Remota, com particular incidência na utilização de imagens de satélites na Observação da Terra. Os alunos terão contacto com imagens de satélite de vários tipos através da realização de trabalhos práticos.

Elementos de Geologia Estrutural

GEOL1003 - ECTS

Objectivos A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos. Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais: • Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação; • Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.

Eletrónica Digital e Circuitos

F3001 - ECTS

Introdução à teoria de circuitos, electrónica analógica básica e sistemas digitais.

Estratigrafia e Paleontologia

GEOL2002 - ECTS

Disciplina que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos
Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.

Física I

FIS1007 - ECTS Curso introdutório de Mecânica e Ondas onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nestas áreas.

Física Térmica

FIS2001 - ECTS

Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.

Fluidos e Plasmas em Astrofísica

AST3005 - ECTS

Na primeira parte são introduzidos conceitos e ferramentas fundamentais em mecânica de fluídos e são discutidas aplicações da mesma à física e à astrofísica. Na segunda parte tal abordagem é estendida ao estudo de plasmas, com particular ênfase na teoria orbital de plasmas e na magneto-hidrodinâmica (MHD). No final são apresentados alguns exemplos de aplicação da MHD ao sol e outros objetos astronómicos.

Galáxias

AST2002 - ECTS

Desenvolver nos alunos o interesse pelo estudo das características e fenómenos associados a galáxias, como aquela em que habitamos, bem como referentes a outras estruturas extragalácticas.

Geodinâmica

GEOL1001 - ECTS

Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.

Geomorfologia

GEOL3005 - ECTS

Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.

Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.

Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.

Geoquímica

GEOL3002 - ECTS

 

Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente  natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos

 

Horticultura Geral

AGR3001 - ECTS

Informática Aplicada à Geologia

GEOL3001 - ECTS

Dotar os alunos com as competências necessárias à resolução de problemas geológicos por recurso a ferramentas informáticas.

Interação Pessoa-Máquina

CC3006 - ECTS

A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).

Introdução à Química dos Materiais

Q3003 - ECTS

A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.

Introdução à Topologia

M3008 - ECTS Introduzir a teoria de espaços métricos e topológicos.
Mostrar como os espaços métricos são mais gerais que os espaços Euclidianos e os espaços Topológicos mais gerais que os métricos, surgindo como "naturais" extensões.

Introduzir alguns invariantes topológicos que permitam distinguir espaços.

Introdução ao Processo Analítico

Q2001 - ECTS

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos  baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.

Laboratório de Física II

FIS2004 - ECTS

Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.

Laboratório de Química I

Q1003 - ECTS

Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.

Laboratório de Química Inorgânica

Q2003 - ECTS

Desenvolvimento de competências laboratoriais na síntese e caracterização de compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e  técnicas instrumentais de caracterização (condutimetria, espectroscopia de UV/vis, espectroscopia de FTIR-ATR, fluorescência). Aquisição de capacidade de adaptação a situações novas e de interpretação de resultados. Desenvolvimento de capacidades de comunicação em ciência.

Laboratório de Química Orgânica

Q2002 - ECTS

1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Elaboração de um relatório científico; 5Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.

Localização por Satélite

EGEO3001 - ECTS

Lógica Computacional

CC2003 - ECTS

 Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.

Matemática Discreta

M3011 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça e compreenda alguns resultados importantes de Matemática Discreta que, pela sua relevância atual no domínio da Matemática e pela sua enorme utilidade em aplicações, dentro e fora da Matemática, devem ser do conhecimento geral de qualquer matemático. Nesta unidade curricular o estudante deverá desenvolver também a sua aptidão para a resolução de problemas de cariz combinatório e a sua capacidade de estruturar e resolver problemas.

Mecânica

F1006 - ECTS

Esta unidade curricular  visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico. Será dada atenção particular à formação na resolução de problemas, familiarizando os estudantes com heurísticas e modos de pensar dos físicos experientes.

Mecânica Quântica I

FIS3003 - ECTS

 Esta é a primeira Uc formal de Mecânica quântica.

Após a sua conclusão o aluno deve ter um bom conhecimento dos fundamentos e das metodologias da Mecânica quântica.

Mineralogia e Petrologia Geral

GEOL2001 - ECTS

Transmitir os princípios e técnicas do estudo dos minerais (os minerais como ferramentas importantes para o estudo da petrologia). A petrologia visa estabelecer as leis que regem a formação, evolução e implantação dos diferentes tipos de rochas bem como as suas relações com a dinâmica global do planeta.

Ondas e Meios Contínuos

FIS2002 - ECTS

• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.

Otimização e Aplicações

M3013 - ECTS Pretende-se que os alunos
  1. Se familiarizem com vários problemas que podem ser modelados por programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação não linear.
  2. Adquiram competências de modelação e resolução algorítmica de situações reais frequentes em várias actividades económicas e científicas.
  3. Se familiarizem com os principais conceitos teóricos, métodos e algoritmos da programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação dinâmica, nomeadamente, dualidade, complementaridade, relaxação Lagrangeana e modelação usando fluxos em redes e outros.
  4. Adquiram competências de modelação e resolução algorítmica de situações reais frequentes em várias actividades económicas e científicas.

Património Geológico

GEOL3003 - ECTS

Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar; Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional; Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal

Petrologia Metamórfica

GEOL2003 - ECTS

Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.

 

 

Probabilidades e Estatística

M2016 - ECTS
Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição de conceitos fundamentais e aplicação a situações concretas.
Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível intermédio.

Programação em Lógica

CC3012 - ECTS - Transmitir aos estudantes conceitos fundamentais de programação em lógica
- Desenvolver nos estudantes competência de programação em Prolog
- Expor a relação entre programação em lógica e lógica matemática
- Despertar nos estudantes a motivação para a programação em lógica
- Apresentar aos estudantes aplicações práticas de programação em lógica
- Envolver os estudantes em projetos práticos de programação em lógica
- Relacionar a disciplina com outras do curso

Química Biológica

Q3002 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.

Química Inorgânica

Q2004 - ECTS

Objectivos gerais:

Aprofundar os conhecimentos sobre compostos de metais de transição, suas propriedades eletrónicas, magnéticas e reações químicas



Reconhecer a diversidade aplicações de compostos inorgânicos: catálise, química de materiais e nanoquimica 



Química Inorgânica Biológica

Q3004 - ECTS Esta unidade curricular é uma introdução à química bioinorgânica, com especial relevância para o papel desempenhado por iões metálicos em processos biológicos. Assim, o principal objectivo do curso é proporcionar formação básica nesta área interdisciplinar, aplicando os conhecimentos básicos de química já adquiridos pelos estudantes (química de coordenação, ácido-base, oxidação-redução, termodinâmica e cinética) a casos selecionados de bioinorgânica. Serão abordados os seguintes temas: 1) Papel dos metais em sistemas biológicos; 2) Metaloenzimas com funções hidrolíticas; 3) Metaloproteínas de transferência electrónica; 4) Papel dos metais em transporte e ativação de dioxigénio; 5) Metais envolvidas em reações radicalares.

Química Nuclear e Radioquímica

Q3001 - ECTS Pretende-se que os estudantes desta disciplina adquiram conhecimentos essenciais para o entendimento de questões fundamentais do mundo actual relacionadas com Química Nuclear.
A importância das modernas tecnologias: as suas aplicações energéticas e a sua utilização em vários domínios tais como, medicina, biologia, química, astronomia, arquelogia, geologia, etc.

Recursos Geológicos

GEOL3004 - ECTS É esperado que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre a variedade de Recursos Geológicos existente bem como sobre a génese e aspetos geo-económicos. É esperado que os estudantes adquiram competências que os tornem aptos a ingressar no quadro técnico de empresas da área extrativa, ou a iniciar trabalhos de investigação na área dos recursos geológicos.

Riscos Geológicos

GEOL3006 - ECTS Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a análise dos vários riscos Geolóicos. Introdução à cartografia e análise de riscos geológicos.

Sistemas de Informação Geográfica

EGEO3002 - ECTS


Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.

Teoria de Grupos

M2025 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria de Grupos, quer através da sua concretização nos exemplos clássicos desta estrutura, quer numa perspetiva geral e abstrata.

Teoria de Números e Aplicações

M3015 - ECTS

Introduzir conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.

Topografia

EGEO2002 - ECTS

Ministrar os conhecimentos básicos sobre a instrumentação e métodos a utilizar na recolha e processamento das medidas necessárias à representação do terreno normalmente sob a forma de uma carta ou mapa, segundo os métodos topográficos clássicos.

 

Toxicologia Geral

BIOL3001 - ECTS

A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.

Viticultura Geral

AGR3002 - ECTS

Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.

Agricultura II

AGR1003 - ECTS

Análise Complexa

M2008 - ECTS

Introdução à teoria  das funções holomorfas por via da teoria de Weierstrass das funções analíticas e pela teoria de Cauchy usando integrais ao longo  de caminhos e argumentos .topológicos.

Análise Linear

M3003 - ECTS Aprendizagem de Análise Linear no espaços de dimensão infinita.

Análise Numérica

M2018 - ECTS

O objetivo desta disciplina é dado, um problema matemático, estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.

Arquitetura de Software

CC3034 - ECTS

A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.

Astronomia Observacional

AST3001 - ECTS

Bases de Dados

CC2005 - ECTS

Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.

Bases de Protecção de Culturas

AGR2001 - ECTS

Pretende-se que os alunos: - compreendam a filosofia subjacente à tomada de decisão em protecção das culturas nas várias modalidades de agricultura sustentável. - saibam as consequências para uma região ou país do ataque generalizado a uma cultura importante e tomem consciência dos seus deveres na matéria - conheçam e saibam utilizar os componentes da protecção integrada. - saibam quais os principais grupos de inimigos das culturas. - conheçam as características gerais dos fungos agentes causais de doenças de plantas. - saibam classificar um insecto (até à ordem) e saibam como proceder para identificar a espécie. - relacionem os estragos nas plantas com os possíveis agentes causais. - conheçam os meios de luta cultural, biológica, biotécnica e química a usar em Portugal. - adquiram competências de diagnóstico de problemas fitossanitários em diversas plantas.

Bases Fisiológicas de Produção Animal

AGR1002 - ECTS

Eletromagnetismo I

FIS1004 - ECTS

•Obter formação de base em Eletromagnetismo. •Derivar e apresentar as leis e métodos do Eletromagnetismo numa perspetiva fenomenológica. •Estabelecer ligações e paralelismos entre o Eletromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. •Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Eletromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interações físicas. •Aplicar, no contexto do eletromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. •Apresentar e descrever aplicações relevantes do Eletromagnetismo em ciência e tecnologia.

Equações às Derivadas Parciais e Análise de Fourier

M3006 - ECTS Estudar os fundamentos matemáticos das séries de Fourier e a aplicação dessas séries à resolução de problemas clássicos envolvendo equações diferenciais parciais. Entender a transformada de Fourier como caso limite (ou "contínuo") das séries de Fourier.

Equações Diferenciais

M2011 - ECTS Aquisição de conhecimentos básicos da teoria das Equações Diferenciais e  aplicação desta teoria a situações reais.

Estatística Aplicada

M2020 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá

- dominar  os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.

- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;

- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.

Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R  na  resolução de problemas.

Estrelas

AST2001 - ECTS

A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.

Física Moderna

FIS2003 - ECTS

Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.

Fruticultura Geral

AGR3004 - ECTS

Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.

Fundamentos de Astronomia

AST1001 - ECTS

A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia. 

Fundamentos de Estatística

M1020 - ECTS

Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.


Fundamentos de Informação Geográfica

EGEO1001 - ECTS

 

 

 


Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Geográfica em mapas.
Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite

Fundamentos de Química

Q1002 - ECTS Pretende-se fornecer aos estudantes conhecimentos sólidos sobre alguns temas fundamentais e integradores de Química com especial importância em Biologia

Geologia de Portugal

GEOL3007 - ECTS

O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo. 

Geometria Diferencial

M3007 - ECTS

Os estudantes devem adquirir conhecimentos sobre a aplicação de métodos do cálculo diferencial e integral ao estudo da geometria com ênfase na geometria diferencial das superfícies. Devem ser capazes de aplicar estes conhecimentos de forma independente à analise e resolução de problemas matemáticos quando os métodos da geometria diferencial são relevantes.

Inteligência Artificial

CC2006 - ECTS

Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.


Laboratório de Física I

FIS1005 - ECTS Familiarizar os alunos com instrumentação, técnicas de medida e aquisição de dados.
Realizar trabalhos laboratoriais na áreas daFísica.

Laboratório de Química Analítica

Q2005 - ECTS

Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.

Laboratório de Química Física

Q2006 - ECTS

Laboratório de Química Geral

Q1005 - ECTS

Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.

Laboratório de Química II

Q1006 - ECTS Desenvolvimento de competências laboratoriais e interpretação, discussão, tratamento e apresentação de resultados experimentais, quer a nível individual quer de grupo. Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos introduzidos nas unidades curriculares Laboratório de Química I (Q1003), Química I (Q1009) e Química II (Q1011).

Lógica e Fundamentos

M3009 - ECTS

Aprender os conceitos e técnicas básicas da Lógica de Primeira Ordem, da Teoria de Conjuntos e da sua axiomatização. Em particular, esclarecer a noção de demonstração, adquirir o domínio de métodos de prova e ficar a conhecer alguns aspetos mais operacionais da Teoria dos Conjuntos, nomeadamente a aritmética da cardinalidade. 


Matemática Computacional

M3010 - ECTS Módulo de Álgebra/Geometria Computacional:
Introdução de conceitos básicos da Álgebra Computacional, e ainda de bases de Gröbner.

Módulo de Algebra Linear Numérica:

Estudar métodos construtivos de resolução numérica dos seguintes problemas de Álgebra Linear: sistemas de equações, matrizes inversas e determinantes, focando-se nos aspectos de condicionamento e estabilidade, convergência, controlo de erros, construção de algoritmos, implementação e experimentação em computador na linguagem MATLAB e tratamento de casos de estudo.

Métodos em Cartografia Geológica

GEOL1002 - ECTS

Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.

Oceanografia

EGEO3005 - ECTS Pretende-se nesta UC apresentar os aspectos fundamentais da oceanografia física descritiva, desde as propriedades físicas da água do mar até à circulação regional e global do oceano, abordando também métodos instrumentais.
Desenvolver as capacidades dos estudantes para o processamento computacional e análise de dados obtidos em campanhas oceanográficas, modelos numéricos ou técnicas de detecção remota. O objetivo é de entender as relações entre os dados trabalhados e os tópicos lecionados nas aulas teóricas. Isto se consegue
relacionando os conteúdos do curso com dados reais retirados de bases de dados públicas, através de ferramentas modernas e amplamente utilizadas, tais como o software Matlab.

Petrologia Ígnea

GEOL1004 - ECTS

 Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.

 

Petrologia Sedimentar e Pedologia

GEOL2004 - ECTS

Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a compreensão e interpretação integrada dos processos envolvidos na génese das rochas sedimentares e dos solos.

Como resultados da aprendizagem e competências, pretende-se que os estudantes sejamcapazes de:

- enquadrar as rochas sedimentares no contexto da dinâmica dos processos geológicos;

- compreender a diferenciação sedimentar/pedológica;

- interpretar os processos de meteorização, transporte a deposição dos sedimentos que formam as rochas;

- compreender as condições fisico-químicas associadas aos ambientes onde se depositaram os sedimentos que dão origem às rochas sedimentares;

- conhecer os processos diagenéticos associados à génese das rochas sedimentares;

- descrever e classificar as rochas sedimentares.

Química Ambiental

Q3006 - ECTS

Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:

aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.

Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.

Química dos Alimentos e Nutrição

Q2007 - ECTS A Química dos Alimentos e Nutrição constitui uma disciplina nuclear de formação de todos os licenciados em Bioquímica, e em especial dos licenciados que optam por ter uma formação mais especializada na área alimentar. A oferta desta disciplina como opção para a Licenciatura em Química tem como objectivo alargar a formação destes licenciados no domínio da química alimentar e dos produtos naturais, dando a conhecer alguns aspectos importantes da bioquímica.
O programa da disciplina procura articular os conceitos fundamentais da química, da física, da biologia, da bioquímica e das ciências da nutrição com aspectos práticos da nossa alimentação diária e ainda com aspectos mais tecnológicos e de relevo na indústria alimentar.
De um modo geral, pretende-se que o licenciado adequira uma perspectiva global da indústria alimentar e reconheçam, dada a sua formação multidisciplinar, a capacidade de poderem intervir estrategicamente em actividades de I&DT num sector competitivo e em constante evolução como é o das agro-industrias.

Química Física

Q2009 - ECTS

O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, em continuação dos ensinamentos que o aluno deverá ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato. O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um único semestre obrigatório de Química Física, o que sendo manifestamente muito pouco, obriga à escolha de alguns tópicos fundamentais deste ramo da Química, mesmo que tratados numa extensão relativamente superficial, em detrimento de outros tópicos que, muito embora fundamentais, não há tempo para serem tratados. Assim, escolheram-se como tópicos a serem lecionados a Termodinâmica Química (dado o seu caráter fundamental e aplicabilidade na compreensão de outros tópicos), a Cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos) e uma breve Introdução à Química das Superfícies.

Química Orgânica I

Q1001 - ECTS

Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.


Recolha e Tratamento de Amostras

Q3005 - ECTS

A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.

Simulação e Processos Estocásticos

M3014 - ECTS O curso visa introduzir de forma rigorosa os fundamentos de processos estocásticos e simulação. São abordados os conceitos fundamentais das áreas em questão, assim como as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise em diversas aplicações.

Sistemas de Operação

CC2004 - ECTS

Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.

Sistemas e Aplicações

CC3007 - ECTS

Fornecer ao aluno experiência na utilização, administração e programação de alguns dos sistemas/aplicações mais utilizados em ambiente Windows. O enfoque particular será sobre o ambiente de programação do Visual Basic for Applications.

Sistemas Multimédia

CC3013 - ECTS

O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com ou programa. Nos laboratórios os alunos aprenderão competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.

O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.

 

O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.

* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.

Teoria de Anéis e Aplicações

M2012 - ECTS Familiarização com a teoria básica de anéis e corpos e algumas das suas aplicações.

Administração de Sistemas

CC3015 - ECTS

Compreensão do papel e dos procedimentos efectuados pelos administradores de redes e sistemas. Familiarização com alguns princípios gerais e prática laboratorial com a implementação e manutenção de alguns exemplos concretos de flexibilização de serviços críticos em contextos simulados de falha e operacionalizações em grande escala.

Agricultura I

AGR1001 - ECTS

Os principais objetivos da disciplina são:

- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na agricultura e agronomia.

- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.

- Conhecer a relevância económica da agricultura

- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.

- Compreender que a agricultura pelo valor que gera, pelo espaço que ocupa, pela mão-de-obra que requer e pela sua tradição implícita, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.

Álgebra Aplicada

M3001 - ECTS

O objetivo é mostrar algumas das aplicações da álgebra abstracta, nomeadamente da teoria de anéis e corpos.

Algoritmos em Matemática Discreta

M2007 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.

Análise

M1019 - ECTS

Complementos sobre o estudo do cálculo diferencial e integral. Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial. 
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.

Análise III

M2009 - ECTS


Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Superfícies regulares de R^3, Integrais de linha e integrais de superfície. Teoremas  clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência  e de Stokes

Análise Real III

M2010 - ECTS Introduzir conceitos elementares sobre espaços métricos,  sucessões e séries de funções,  teorema da função inversa e teorema da função implícita,  subvariedades de Rn, extremos de funções em subvariedades definidas como pré-imagem de  valores regulares de funções indefinidamente deriváveis,   teoremas clássicos de Análise Vectorial.

Astronomia Computacional

AST3002 - ECTS

A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante saber recorrer aos métodos computacionais e a analisar os resultados numéricos para estudar e interpretar os vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias para que possa resolver computacionalmente um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.

Bases Fisiológicas de Produção Vegetal

AGR1004 - ECTS

Compiladores

CC3001 - ECTS

Compreensão e implementação de um compilador e interpretador de uma linguagem de programação.

Complementos de Geometria

M3004 - ECTS Relacionar a geometria elementar e os seus desenvolvimentos "modernos" (geometria afim e geometria projectiva) com a linguagem da álgebra, em particular da álgebra linear.

Controlo Automático

M3005 - ECTS

Objectivos:

Proporcionar conhecimentos básicos em Teoria Matemática dos Sistemas, área de matemática orientada para aplicações que lida com os princípios básicos subjacentes à análise e concepção de sistemas de controlo. A disciplina tem uma componente computacional em simulação de sistemas e utilização de ferramentas de CAD (SIMULINK/MATLAB).

Detecção Remota

EGEO3003 - ECTS

Esta disciplina apresenta os principais conceitos, técnicas e aplicações da Deteção Remota, com particular incidência na utilização de imagens de satélites na Observação da Terra. Os alunos terão contacto com imagens de satélite de vários tipos através da realização de trabalhos práticos.

Elementos de Geologia Estrutural

GEOL1003 - ECTS

Objectivos A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos. Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais: • Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação; • Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.

Estágio

CC3010 - ECTS O estágio tem como objectivo aferir a capacidade dos alunos para enfrentarem os desafios de um mercado trabalho competitivo e promover o enriquecimento curricular dos alunos tendo em vista a sua integração profissional junto das empresas do sector informático.

Estratigrafia e Paleontologia

GEOL2002 - ECTS

Disciplina que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos
Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.

Física I

FIS1007 - ECTS Curso introdutório de Mecânica e Ondas onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nestas áreas.

Física Térmica

FIS2001 - ECTS

Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.

Fluidos e Plasmas em Astrofísica

AST3005 - ECTS

Na primeira parte são introduzidos conceitos e ferramentas fundamentais em mecânica de fluídos e são discutidas aplicações da mesma à física e à astrofísica. Na segunda parte tal abordagem é estendida ao estudo de plasmas, com particular ênfase na teoria orbital de plasmas e na magneto-hidrodinâmica (MHD). No final são apresentados alguns exemplos de aplicação da MHD ao sol e outros objetos astronómicos.

Galáxias

AST2002 - ECTS

Desenvolver nos alunos o interesse pelo estudo das características e fenómenos associados a galáxias, como aquela em que habitamos, bem como referentes a outras estruturas extragalácticas.

Geodinâmica

GEOL1001 - ECTS

Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.

Geomorfologia

GEOL3005 - ECTS

Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.

Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.

Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.

Geoquímica

GEOL3002 - ECTS

 

Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente  natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos

 

Horticultura Geral

AGR3001 - ECTS

Informática Aplicada à Geologia

GEOL3001 - ECTS

Dotar os alunos com as competências necessárias à resolução de problemas geológicos por recurso a ferramentas informáticas.

Iniciação à Investigação Científica

CC3011 - ECTS Proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a investigação científica através do desenvolvimento de um trabalho não trivial que, habitualmente, está associado aos temas e projetos de investigação de um docente do Departamento.

Interação Pessoa-Máquina

CC3006 - ECTS

A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).

Introdução à Química dos Materiais

Q3003 - ECTS

A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.

Introdução à Topologia

M3008 - ECTS Introduzir a teoria de espaços métricos e topológicos.
Mostrar como os espaços métricos são mais gerais que os espaços Euclidianos e os espaços Topológicos mais gerais que os métricos, surgindo como "naturais" extensões.

Introduzir alguns invariantes topológicos que permitam distinguir espaços.

Introdução ao Processo Analítico

Q2001 - ECTS

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos  baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.

Laboratório de Física II

FIS2004 - ECTS

Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.

Laboratório de Química I

Q1003 - ECTS

Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.

Laboratório de Química Inorgânica

Q2003 - ECTS

Desenvolvimento de competências laboratoriais na síntese e caracterização de compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e  técnicas instrumentais de caracterização (condutimetria, espectroscopia de UV/vis, espectroscopia de FTIR-ATR, fluorescência). Aquisição de capacidade de adaptação a situações novas e de interpretação de resultados. Desenvolvimento de capacidades de comunicação em ciência.

Laboratório de Química Orgânica

Q2002 - ECTS

1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Elaboração de um relatório científico; 5Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.

Localização por Satélite

EGEO3001 - ECTS

Matemática Discreta

M3011 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça e compreenda alguns resultados importantes de Matemática Discreta que, pela sua relevância atual no domínio da Matemática e pela sua enorme utilidade em aplicações, dentro e fora da Matemática, devem ser do conhecimento geral de qualquer matemático. Nesta unidade curricular o estudante deverá desenvolver também a sua aptidão para a resolução de problemas de cariz combinatório e a sua capacidade de estruturar e resolver problemas.

Mecânica

F1006 - ECTS

Esta unidade curricular  visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico. Será dada atenção particular à formação na resolução de problemas, familiarizando os estudantes com heurísticas e modos de pensar dos físicos experientes.

Mecânica Quântica I

FIS3003 - ECTS

 Esta é a primeira Uc formal de Mecânica quântica.

Após a sua conclusão o aluno deve ter um bom conhecimento dos fundamentos e das metodologias da Mecânica quântica.

Mineralogia e Petrologia Geral

GEOL2001 - ECTS

Transmitir os princípios e técnicas do estudo dos minerais (os minerais como ferramentas importantes para o estudo da petrologia). A petrologia visa estabelecer as leis que regem a formação, evolução e implantação dos diferentes tipos de rochas bem como as suas relações com a dinâmica global do planeta.

Ondas e Meios Contínuos

FIS2002 - ECTS

• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.

Otimização e Aplicações

M3013 - ECTS Pretende-se que os alunos
  1. Se familiarizem com vários problemas que podem ser modelados por programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação não linear.
  2. Adquiram competências de modelação e resolução algorítmica de situações reais frequentes em várias actividades económicas e científicas.
  3. Se familiarizem com os principais conceitos teóricos, métodos e algoritmos da programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação dinâmica, nomeadamente, dualidade, complementaridade, relaxação Lagrangeana e modelação usando fluxos em redes e outros.
  4. Adquiram competências de modelação e resolução algorítmica de situações reais frequentes em várias actividades económicas e científicas.

Património Geológico

GEOL3003 - ECTS

Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar; Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional; Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal

Petrologia Metamórfica

GEOL2003 - ECTS

Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.

 

 

Programação em Lógica

CC3012 - ECTS - Transmitir aos estudantes conceitos fundamentais de programação em lógica
- Desenvolver nos estudantes competência de programação em Prolog
- Expor a relação entre programação em lógica e lógica matemática
- Despertar nos estudantes a motivação para a programação em lógica
- Apresentar aos estudantes aplicações práticas de programação em lógica
- Envolver os estudantes em projetos práticos de programação em lógica
- Relacionar a disciplina com outras do curso

Química Biológica

Q3002 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.

Química Inorgânica

Q2004 - ECTS

Objectivos gerais:

Aprofundar os conhecimentos sobre compostos de metais de transição, suas propriedades eletrónicas, magnéticas e reações químicas



Reconhecer a diversidade aplicações de compostos inorgânicos: catálise, química de materiais e nanoquimica 



Química Inorgânica Biológica

Q3004 - ECTS Esta unidade curricular é uma introdução à química bioinorgânica, com especial relevância para o papel desempenhado por iões metálicos em processos biológicos. Assim, o principal objectivo do curso é proporcionar formação básica nesta área interdisciplinar, aplicando os conhecimentos básicos de química já adquiridos pelos estudantes (química de coordenação, ácido-base, oxidação-redução, termodinâmica e cinética) a casos selecionados de bioinorgânica. Serão abordados os seguintes temas: 1) Papel dos metais em sistemas biológicos; 2) Metaloenzimas com funções hidrolíticas; 3) Metaloproteínas de transferência electrónica; 4) Papel dos metais em transporte e ativação de dioxigénio; 5) Metais envolvidas em reações radicalares.

Química Nuclear e Radioquímica

Q3001 - ECTS Pretende-se que os estudantes desta disciplina adquiram conhecimentos essenciais para o entendimento de questões fundamentais do mundo actual relacionadas com Química Nuclear.
A importância das modernas tecnologias: as suas aplicações energéticas e a sua utilização em vários domínios tais como, medicina, biologia, química, astronomia, arquelogia, geologia, etc.

Recursos Geológicos

GEOL3004 - ECTS É esperado que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre a variedade de Recursos Geológicos existente bem como sobre a génese e aspetos geo-económicos. É esperado que os estudantes adquiram competências que os tornem aptos a ingressar no quadro técnico de empresas da área extrativa, ou a iniciar trabalhos de investigação na área dos recursos geológicos.

Redes de Comunicação

CC3002 - ECTS

Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP. 

Riscos Geológicos

GEOL3006 - ECTS Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a análise dos vários riscos Geolóicos. Introdução à cartografia e análise de riscos geológicos.

Sistemas de Informação Geográfica

EGEO3002 - ECTS


Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.

Tecnologias Web

CC3008 - ECTS

O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.

Teoria de Grupos

M2025 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria de Grupos, quer através da sua concretização nos exemplos clássicos desta estrutura, quer numa perspetiva geral e abstrata.

Teoria de Números e Aplicações

M3015 - ECTS

Introduzir conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.

Topografia

EGEO2002 - ECTS

Ministrar os conhecimentos básicos sobre a instrumentação e métodos a utilizar na recolha e processamento das medidas necessárias à representação do terreno normalmente sob a forma de uma carta ou mapa, segundo os métodos topográficos clássicos.

 

Toxicologia Geral

BIOL3001 - ECTS

A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.

Viticultura Geral

AGR3002 - ECTS

Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.

Agricultura II

AGR1003 - ECTS

Análise Complexa

M2008 - ECTS

Introdução à teoria  das funções holomorfas por via da teoria de Weierstrass das funções analíticas e pela teoria de Cauchy usando integrais ao longo  de caminhos e argumentos .topológicos.

Análise Linear

M3003 - ECTS Aprendizagem de Análise Linear no espaços de dimensão infinita.

Análise Numérica

M2018 - ECTS

O objetivo desta disciplina é dado, um problema matemático, estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.

Arquitetura de Software

CC3034 - ECTS

A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.

Astronomia Observacional

AST3001 - ECTS

Bases de Protecção de Culturas

AGR2001 - ECTS

Pretende-se que os alunos: - compreendam a filosofia subjacente à tomada de decisão em protecção das culturas nas várias modalidades de agricultura sustentável. - saibam as consequências para uma região ou país do ataque generalizado a uma cultura importante e tomem consciência dos seus deveres na matéria - conheçam e saibam utilizar os componentes da protecção integrada. - saibam quais os principais grupos de inimigos das culturas. - conheçam as características gerais dos fungos agentes causais de doenças de plantas. - saibam classificar um insecto (até à ordem) e saibam como proceder para identificar a espécie. - relacionem os estragos nas plantas com os possíveis agentes causais. - conheçam os meios de luta cultural, biológica, biotécnica e química a usar em Portugal. - adquiram competências de diagnóstico de problemas fitossanitários em diversas plantas.

Bases Fisiológicas de Produção Animal

AGR1002 - ECTS

Computabilidade e Complexidade

CC3004 - ECTS

Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.

Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da
computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da
computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua
(in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e intrepertar essa classificação. 

Eletromagnetismo I

FIS1004 - ECTS

•Obter formação de base em Eletromagnetismo. •Derivar e apresentar as leis e métodos do Eletromagnetismo numa perspetiva fenomenológica. •Estabelecer ligações e paralelismos entre o Eletromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. •Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Eletromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interações físicas. •Aplicar, no contexto do eletromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. •Apresentar e descrever aplicações relevantes do Eletromagnetismo em ciência e tecnologia.

Equações às Derivadas Parciais e Análise de Fourier

M3006 - ECTS Estudar os fundamentos matemáticos das séries de Fourier e a aplicação dessas séries à resolução de problemas clássicos envolvendo equações diferenciais parciais. Entender a transformada de Fourier como caso limite (ou "contínuo") das séries de Fourier.

Equações Diferenciais

M2011 - ECTS Aquisição de conhecimentos básicos da teoria das Equações Diferenciais e  aplicação desta teoria a situações reais.

Estágio

CC3010 - ECTS O estágio tem como objectivo aferir a capacidade dos alunos para enfrentarem os desafios de um mercado trabalho competitivo e promover o enriquecimento curricular dos alunos tendo em vista a sua integração profissional junto das empresas do sector informático.

Estatística Aplicada

M2020 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá

- dominar  os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.

- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;

- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.

Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R  na  resolução de problemas.

Estrelas

AST2001 - ECTS

A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.

Física Moderna

FIS2003 - ECTS

Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.

Fruticultura Geral

AGR3004 - ECTS

Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.

Fundamentos de Astronomia

AST1001 - ECTS

A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia. 

Fundamentos de Estatística

M1020 - ECTS

Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.


Fundamentos de Informação Geográfica

EGEO1001 - ECTS

 

 

 


Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Geográfica em mapas.
Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite

Fundamentos de Química

Q1002 - ECTS Pretende-se fornecer aos estudantes conhecimentos sólidos sobre alguns temas fundamentais e integradores de Química com especial importância em Biologia

Geologia de Portugal

GEOL3007 - ECTS

O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo. 

Geometria Diferencial

M3007 - ECTS

Os estudantes devem adquirir conhecimentos sobre a aplicação de métodos do cálculo diferencial e integral ao estudo da geometria com ênfase na geometria diferencial das superfícies. Devem ser capazes de aplicar estes conhecimentos de forma independente à analise e resolução de problemas matemáticos quando os métodos da geometria diferencial são relevantes.

Iniciação à Investigação Científica

CC3011 - ECTS Proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a investigação científica através do desenvolvimento de um trabalho não trivial que, habitualmente, está associado aos temas e projetos de investigação de um docente do Departamento.

Laboratório de Física I

FIS1005 - ECTS Familiarizar os alunos com instrumentação, técnicas de medida e aquisição de dados.
Realizar trabalhos laboratoriais na áreas daFísica.

Laboratório de Química Analítica

Q2005 - ECTS

Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.

Laboratório de Química Física

Q2006 - ECTS

Laboratório de Química Geral

Q1005 - ECTS

Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.

Laboratório de Química II

Q1006 - ECTS Desenvolvimento de competências laboratoriais e interpretação, discussão, tratamento e apresentação de resultados experimentais, quer a nível individual quer de grupo. Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos introduzidos nas unidades curriculares Laboratório de Química I (Q1003), Química I (Q1009) e Química II (Q1011).

Lógica e Fundamentos

M3009 - ECTS

Aprender os conceitos e técnicas básicas da Lógica de Primeira Ordem, da Teoria de Conjuntos e da sua axiomatização. Em particular, esclarecer a noção de demonstração, adquirir o domínio de métodos de prova e ficar a conhecer alguns aspetos mais operacionais da Teoria dos Conjuntos, nomeadamente a aritmética da cardinalidade. 


Matemática Computacional

M3010 - ECTS Módulo de Álgebra/Geometria Computacional:
Introdução de conceitos básicos da Álgebra Computacional, e ainda de bases de Gröbner.

Módulo de Algebra Linear Numérica:

Estudar métodos construtivos de resolução numérica dos seguintes problemas de Álgebra Linear: sistemas de equações, matrizes inversas e determinantes, focando-se nos aspectos de condicionamento e estabilidade, convergência, controlo de erros, construção de algoritmos, implementação e experimentação em computador na linguagem MATLAB e tratamento de casos de estudo.

Métodos de Apoio à Decisão

CC3003 - ECTS Familiarização com o processo de estudo, modelação, resolução e análise de resultados em problemas de decisão e optimização. Formalização de modelos de optimização em programação matemática.
Desenvolver aptidões para avaliar a complexidade computacional de problemas e escolher apropriadamente algoritmos na área investigação operacional e de programação por restrições.
Familiarização com linguagens e bibliotecas existentes e sua aplicação na resolução de problemas de decisão.

Métodos em Cartografia Geológica

GEOL1002 - ECTS

Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.

Oceanografia

EGEO3005 - ECTS Pretende-se nesta UC apresentar os aspectos fundamentais da oceanografia física descritiva, desde as propriedades físicas da água do mar até à circulação regional e global do oceano, abordando também métodos instrumentais.
Desenvolver as capacidades dos estudantes para o processamento computacional e análise de dados obtidos em campanhas oceanográficas, modelos numéricos ou técnicas de detecção remota. O objetivo é de entender as relações entre os dados trabalhados e os tópicos lecionados nas aulas teóricas. Isto se consegue
relacionando os conteúdos do curso com dados reais retirados de bases de dados públicas, através de ferramentas modernas e amplamente utilizadas, tais como o software Matlab.

Petrologia Ígnea

GEOL1004 - ECTS

 Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.

 

Petrologia Sedimentar e Pedologia

GEOL2004 - ECTS

Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a compreensão e interpretação integrada dos processos envolvidos na génese das rochas sedimentares e dos solos.

Como resultados da aprendizagem e competências, pretende-se que os estudantes sejamcapazes de:

- enquadrar as rochas sedimentares no contexto da dinâmica dos processos geológicos;

- compreender a diferenciação sedimentar/pedológica;

- interpretar os processos de meteorização, transporte a deposição dos sedimentos que formam as rochas;

- compreender as condições fisico-químicas associadas aos ambientes onde se depositaram os sedimentos que dão origem às rochas sedimentares;

- conhecer os processos diagenéticos associados à génese das rochas sedimentares;

- descrever e classificar as rochas sedimentares.

Química Ambiental

Q3006 - ECTS

Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:

aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.

Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.

Química dos Alimentos e Nutrição

Q2007 - ECTS A Química dos Alimentos e Nutrição constitui uma disciplina nuclear de formação de todos os licenciados em Bioquímica, e em especial dos licenciados que optam por ter uma formação mais especializada na área alimentar. A oferta desta disciplina como opção para a Licenciatura em Química tem como objectivo alargar a formação destes licenciados no domínio da química alimentar e dos produtos naturais, dando a conhecer alguns aspectos importantes da bioquímica.
O programa da disciplina procura articular os conceitos fundamentais da química, da física, da biologia, da bioquímica e das ciências da nutrição com aspectos práticos da nossa alimentação diária e ainda com aspectos mais tecnológicos e de relevo na indústria alimentar.
De um modo geral, pretende-se que o licenciado adequira uma perspectiva global da indústria alimentar e reconheçam, dada a sua formação multidisciplinar, a capacidade de poderem intervir estrategicamente em actividades de I&DT num sector competitivo e em constante evolução como é o das agro-industrias.

Química Física

Q2009 - ECTS

O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, em continuação dos ensinamentos que o aluno deverá ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato. O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um único semestre obrigatório de Química Física, o que sendo manifestamente muito pouco, obriga à escolha de alguns tópicos fundamentais deste ramo da Química, mesmo que tratados numa extensão relativamente superficial, em detrimento de outros tópicos que, muito embora fundamentais, não há tempo para serem tratados. Assim, escolheram-se como tópicos a serem lecionados a Termodinâmica Química (dado o seu caráter fundamental e aplicabilidade na compreensão de outros tópicos), a Cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos) e uma breve Introdução à Química das Superfícies.

Química Orgânica I

Q1001 - ECTS

Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.


Recolha e Tratamento de Amostras

Q3005 - ECTS

A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.

Simulação e Processos Estocásticos

M3014 - ECTS O curso visa introduzir de forma rigorosa os fundamentos de processos estocásticos e simulação. São abordados os conceitos fundamentais das áreas em questão, assim como as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise em diversas aplicações.

Sistemas e Aplicações

CC3007 - ECTS

Fornecer ao aluno experiência na utilização, administração e programação de alguns dos sistemas/aplicações mais utilizados em ambiente Windows. O enfoque particular será sobre o ambiente de programação do Visual Basic for Applications.

Sistemas Multimédia

CC3013 - ECTS

O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com ou programa. Nos laboratórios os alunos aprenderão competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.

O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.

 

O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.

* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.

Teoria de Anéis e Aplicações

M2012 - ECTS Familiarização com a teoria básica de anéis e corpos e algumas das suas aplicações.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-09 às 21:18:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias