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Cursos

Licenciatura em Ciência de Computadores

Dados Gerais

Código Oficial: 9696
Sigla: L:CC

Diplomas

  • Licenciatura em Ciência de Computadores (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2011 2012 2013 2014 2015
- - 121,5 114 131,5

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 40
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

Álgebra Linear e Geometria Analítica

M1002 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial real e função linear.

Cálculo I

M1001 - ECTS

Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.

Estruturas Discretas

CC1001 - ECTS

Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.

Introdução aos Computadores

CC1002 - ECTS

Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral  sobre a Ciência de Computadores. 

Programação Imperativa

CC1003 - ECTS

Iniciar os estudantes na programação imperativa, fornecendo-lhes conceitos fundamentais de algoritmia e conhecimentos da linguagem de programação C. Dotar os estudantes da capacidade de construirem algoritmos a partir de especificações informais. Apresentar alguns algoritmos fundamentais.




Cálculo II

M1003 - ECTS Compreensão e capacidade de utilizar as noções e os resultados dados no programa, nomeadamente através da resolução de exercícios práticos.

Comunicação Técnica

DPI1001 - ECTS Ser capaz de comunicar ciência e tecnologia de forma escrita, oral e com suporte multimédia. Em particular:
Estruturar e criar textos técnicos. Avaliar textos técnicos na perspetiva da completude do seu enquadramento, das motivação e conclusões apresentadas. Criação de apresentações multimédia sobre temas técnicos. Apresentação oral de temas técnicos com suporte multimédia.

Estruturas de Dados

CC1007 - ECTS Reforçar competências de programação. Principais estruturas de dados, algoritmos básicos e técnicas de programação. Noções básicas de complexidade algorítmica.

Laboratório de Computadores

CC1006 - ECTS

Com esta unidade curricular pretende-se expor os alunos aos principais conceitos básicos da utilização de uma computadores, e em particular de ao ambiente Linux. A  unidade curricular permitirá  reforçar os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre em unidades como Introdução aos Computadores e Introdução à Programação

Modelos de Computação

CC1004 - ECTS

Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.

Programação Funcional

CC1005 - ECTS

Introdução à programação funcional usando a linguagem Haskell.

Análise

M1019 - ECTS

Complementos sobre o estudo do cálculo diferencial e integral. Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial. 
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.

Arquitetura de Computadores

CC2002 - ECTS

Introduzir os conceitos básicos de funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.

Desenho e Análise de Algoritmos

CC2001 - ECTS

Aprendizagem de técnicas de concepção e análise de algoritmos eficientes.

Eletrónica Digital e Circuitos

F1002 - ECTS Introdução à teoria de circuitos, electrónica analógica básica e sistemas digitais.

Interação Pessoa-Máquina

CC3006 - ECTS

A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).

Lógica Computacional

CC2003 - ECTS

 Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.

Mecânica

F1006 - ECTS

Esta unidade curricular  visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, dos fenómenos ondulatórios, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico.

Probabilidades e Estatística

M2016 - ECTS
Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição de conceitos fundamentais e aplicação a situações concretas.
Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível intermédio.

Programação em Lógica

CC3012 - ECTS - Transmitir aos estudantes conceitos fundamentais de programação em lógica
- Permitir que os estudantes compreendam programas escritos em alguma linguagem lógica
- Explicar a relação entre programação em lógica e lógica matemática
- Despertar nos estudantes a motivação para a programação em lógica
- Apresentar aos estudantes aplicações práticas de programação em lógica
- Envolver os estudantes em projetos práticos de programação lógica
- Relacionar a disciplina com outras do curso

Tecnologias Web

CC3008 - ECTS

O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.

Teoria de Grupos

M2025 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria de Grupos, quer através da sua concretização nos exemplos clássicos desta estrutura, quer numa perspetiva geral e abstrata.

Arquitetura de Software

CC3034 - ECTS

A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.

Bases de Dados

CC2005 - ECTS

Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.

Inteligência Artificial

CC2006 - ECTS

Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.


Sistemas de Operação

CC2004 - ECTS

Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.

Sistemas e Aplicações

CC3007 - ECTS

Fornecer ao aluno experiência na utilização, administração e programação de alguns dos sistemas/aplicações mais utilizados em ambiente Windows. O enfoque particular será sobre o ambiente de programação do Visual Basic for Applications.

Sistemas Multimédia

CC3013 - ECTS

O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com ou programa. Nos laboratórios os alunos aprenderão competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.

O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.

 

O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.

* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.

Administração de Sistemas

CC3015 - ECTS

Compreensão do papel e dos procedimentos efectuados pelos administradores de redes e sistemas. Familiarização com alguns princípios gerais e prática laboratorial com a implementação e manutenção de alguns exemplos concretos de flexibilização de serviços críticos em contextos simulados de falha e operacionalizações em grande escala.

Compiladores

CC3001 - ECTS

Compreensão e implementação de um compilador e interpretador de uma linguagem de programação.

Estágio

CC3010 - ECTS O estágio tem como objectivo aferir a capacidade dos alunos para enfrentarem os desafios de um mercado trabalho competitivo e promover o enriquecimento curricular dos alunos tendo em vista a sua integração profissional junto das empresas do sector informático.

Iniciação à Investigação Científica

CC3011 - ECTS Proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a investigação científica através do desenvolvimento de um trabalho não trivial que, habitualmente, está associado aos temas e projetos de investigação de um docente do Departamento.


Interação Pessoa-Máquina

CC3006 - ECTS

A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).

Programação em Lógica

CC3012 - ECTS - Transmitir aos estudantes conceitos fundamentais de programação em lógica
- Permitir que os estudantes compreendam programas escritos em alguma linguagem lógica
- Explicar a relação entre programação em lógica e lógica matemática
- Despertar nos estudantes a motivação para a programação em lógica
- Apresentar aos estudantes aplicações práticas de programação em lógica
- Envolver os estudantes em projetos práticos de programação lógica
- Relacionar a disciplina com outras do curso

Redes de Comunicação

CC3002 - ECTS

Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP. 

Tecnologias Web

CC3008 - ECTS

O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.

Arquitetura de Software

CC3034 - ECTS

A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.

Computabilidade e Complexidade

CC3004 - ECTS

Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.

Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da
computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da
computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua
(in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e intrepertar essa classificação. 

Estágio

CC3010 - ECTS
O estágio tem como objectivo aferir a capacidade dos alunos para enfrentarem os desafios de um mercado trabalho competitivo e promover o enriquecimento curricular dos alunos tendo em vista a sua integração profissional junto das empresas do sector informático.

Iniciação à Investigação Científica

CC3011 - ECTS Proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a investigação científica através do desenvolvimento de um trabalho não trivial que, habitualmente, está associado aos temas e projetos de investigação de um docente do Departamento.

Métodos de Apoio à Decisão

CC3003 - ECTS

Familiarização com o processo de estudo, modelação, resolução e análise de resultados em problemas de decisão e optimização. Formalização de modelos de optimização em programação matemática.
Desenvolver aptidões para avaliar a complexidade computacional de problemas e escolher apropriadamente algoritmos na área investigação operacional e de programação por restrições.
Familiarização com linguagens e bibliotecas existentes e sua aplicação na resolução de problemas de decisão.

Sistemas e Aplicações

CC3007 - ECTS

Fornecer ao aluno experiência na utilização, administração e programação de alguns dos sistemas/aplicações mais utilizados em ambiente Windows. O enfoque particular será sobre o ambiente de programação do Visual Basic for Applications.

Sistemas Multimédia

CC3013 - ECTS

O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com ou programa. Nos laboratórios os alunos aprenderão competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.

O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.

 

O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.

* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.

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