Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > MI:ERS > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

Dados Gerais

Código Oficial: 9812
Sigla: MI:ERS

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia Informática (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2012 2013 2014 2015 2016
- 121 114,5 132 134

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 70
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Titulares de licenciatura em área adequada Titulares de licenciatura em área adequada 4 2017-06-30 a 2017-08-16

Unidades Curriculares

Álgebra Linear e Geometria Analítica

M1002 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial real e função linear.

Cálculo I

M1001 - ECTS

Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.

Estruturas Discretas

CC1001 - ECTS

Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.

Introdução aos Computadores

CC1002 - ECTS

Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral  sobre a Ciência de Computadores. 

Programação Imperativa

CC1003 - ECTS

Introdução à programa imperativa usando a linguagem C. Estudo e implementação de estruturas de dados e algoritmos fundamentais (computação numérica, variáveis indexadas, pesquisa e ordenação). 
Introdução à utilização de ferramentas de desenvolvimento num sistema GNU/Linux: editor de texto, compilador e "debugger".
Introdução à especificação informal de componentes de programas (e.g. functions); utilização de ferramentas de testes automáticos para deteção e correção de erros em programas.


Cálculo II

M1003 - ECTS Aquisição dos conhecimentos e competências básicos do Cálculo Diferenciale Integral em várias variáveis reais.

Comunicação Técnica

DPI1001 - ECTS Ser capaz de comunicar ciência e tecnologia de forma escrita, oral e com suporte multimédia. Em particular:
Estruturar e criar textos técnicos. Avaliar textos técnicos na perspetiva da completude do seu enquadramento, das motivação e conclusões apresentadas. Criação de apresentações multimédia sobre temas técnicos. Apresentação oral de temas técnicos com suporte multimédia.

Estruturas de Dados

CC1007 - ECTS Pretende-se que o estudante reforce competências de programação, fique a conhecer algumas das principais estruturas de dados e algoritmos associados, e ganhe competências básicas na concepção e análise de algoritmos.

Laboratório de Computadores

CC1006 - ECTS

Com esta unidade curricular pretende-se expor os estudantes aos principais conceitos básicos da utilização de uma computadores, e em particular de ao ambiente Linux. A  unidade curricular permitirá  reforçar os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre em unidades como Introdução aos Computadores e Programação à Imperativa.

Modelos de Computação

CC1004 - ECTS

Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.

Programação Funcional

CC1005 - ECTS

Introdução à programação funcional usando a linguagem Haskell.

Análise

M1019 - ECTS

Complementos sobre o estudo do cálculo diferencial e integral. Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial. 
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.

Arquitetura de Computadores

CC2002 - ECTS

Introduzir os conceitos básicos de funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções com o meio exterior, e a forma de avaliar o seu desempenho.

Desenho e Análise de Algoritmos

CC2001 - ECTS

Aprendizagem de técnicas de concepção e análise de algoritmos eficientes.

Interação Pessoa-Máquina

CC3006 - ECTS

A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).

Lógica Computacional

CC2003 - ECTS

 Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.

Mecânica

F1006 - ECTS

Esta unidade curricular  visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico. Será dada atenção particular à formação na resolução de problemas, familiarizando os estudantes com heurísticas e modos de pensar dos físicos experientes.

Probabilidades e Estatística

M2016 - ECTS
Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição de conceitos fundamentais e aplicação a situações concretas.
Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível intermédio.

Programação em Lógica

CC3012 - ECTS - Transmitir aos estudantes conceitos fundamentais de programação em lógica
- Desenvolver nos estudantes competência de programação em Prolog
- Expor a relação entre programação em lógica e lógica matemática
- Despertar nos estudantes a motivação para a programação em lógica
- Apresentar aos estudantes aplicações práticas de programação em lógica
- Envolver os estudantes em projetos práticos de programação em lógica
- Relacionar a disciplina com outras do curso

Teoria de Grupos

M2025 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria de Grupos, quer através da sua concretização nos exemplos clássicos desta estrutura, quer numa perspetiva geral e abstrata.

Análise Numérica

M2018 - ECTS

O objetivo desta disciplina é dado, um problema matemático, estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.

Bases de Dados

CC2005 - ECTS

Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.

Estatística Aplicada

M2020 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá

- dominar  os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.

- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;

- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.

Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R  na  resolução de problemas.

Inteligência Artificial

CC2006 - ECTS

Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.


Laboratório de Programação

CC2013 - ECTS Consolidação dos conhecimentos de programação estruturada através da realização de um projecto de média dimensão.

Sistemas de Operação

CC2004 - ECTS

Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.

Sistemas e Aplicações

CC3007 - ECTS

Fornecer ao aluno experiência na utilização, administração e programação de alguns dos sistemas/aplicações mais utilizados em ambiente Windows. O enfoque particular será sobre o ambiente de programação do Visual Basic for Applications.

Sistemas Multimédia

CC3013 - ECTS

O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com ou programa. Nos laboratórios os alunos aprenderão competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.

O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.

 

O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.

* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.

Administração de Sistemas

CC3015 - ECTS

Compreensão do papel e dos procedimentos efectuados pelos administradores de redes e sistemas. Familiarização com alguns princípios gerais e prática laboratorial com a implementação e manutenção de alguns exemplos concretos de flexibilização de serviços críticos em contextos simulados de falha e operacionalizações em grande escala.

Compiladores

CC3001 - ECTS

Compreensão e implementação de um compilador e interpretador de uma linguagem de programação.

Eletrónica Digital e Circuitos

F3001 - ECTS

Introdução à teoria de circuitos, electrónica analógica básica e sistemas digitais.

Estágio

CC3010 - ECTS O estágio tem como objectivo aferir a capacidade dos alunos para enfrentarem os desafios de um mercado trabalho competitivo e promover o enriquecimento curricular dos alunos tendo em vista a sua integração profissional junto das empresas do sector informático.

Iniciação à Investigação Científica

CC3011 - ECTS Proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a investigação científica através do desenvolvimento de um trabalho não trivial que, habitualmente, está associado aos temas e projetos de investigação de um docente do Departamento.

Redes de Comunicação

CC3002 - ECTS

Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP. 

Tecnologias Web

CC3008 - ECTS

O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.

Administração de Redes

CC3018 - ECTS

Consolidar e enriquecer os conhecimentos sobre redes anteriormente adquiridos pelos alunos, dotando-os das competências necessárias à configuração, manutenção e monitorização de redes IP com encaminhamento estático ou dinâmico e dos respectivos serviços básicos, e ainda ao diagnóstico e resolução de problemas das mesmas.

Arquitetura de Software

CC3034 - ECTS

A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.

Computabilidade e Complexidade

CC3004 - ECTS

Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.

Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da
computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da
computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua
(in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e intrepertar essa classificação. 

Estágio

CC3010 - ECTS O estágio tem como objectivo aferir a capacidade dos alunos para enfrentarem os desafios de um mercado trabalho competitivo e promover o enriquecimento curricular dos alunos tendo em vista a sua integração profissional junto das empresas do sector informático.

Iniciação à Investigação Científica

CC3011 - ECTS Proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a investigação científica através do desenvolvimento de um trabalho não trivial que, habitualmente, está associado aos temas e projetos de investigação de um docente do Departamento.

Laboratório de Aquisição e Controlo

F3002 - ECTS

Efetuar a concepção e planeamento de experiências.
Conduzir pesquisas de literatura, incluindo análise crítica de artigos técnicos, e expressão oral e escrita.
Planear a automatização de experiências usando LabVIEW como ferramenta de controlo, aquisição e processamento.
Desenvolver miniprojectos com temática bem definida, utilizando quando possível ferramentas de LabVIEW.

Métodos de Apoio à Decisão

CC3003 - ECTS Familiarização com o processo de estudo, modelação, resolução e análise de resultados em problemas de decisão e optimização. Formalização de modelos de optimização em programação matemática.
Desenvolver aptidões para avaliar a complexidade computacional de problemas e escolher apropriadamente algoritmos na área investigação operacional e de programação por restrições.
Familiarização com linguagens e bibliotecas existentes e sua aplicação na resolução de problemas de decisão.

Algoritmos

CC4010 - ECTS

Esta UC é dedicada ao desenho de algoritmos para problemas computacionais, e como raciocinar de forma clara sobre a sua correção e tempo de execução. O principal objectivo é dotar os alunos das ferramentas intelectuais necessárias para que sejam capazes de desenhar a analisar os seus próprios algoritmos para problemas que precisem de resolver no futuro.

Computação Paralela

CC4014 - ECTS

Dotar os estudantes do conhecimento teórico e prático dos modelos de computação orientados para arquiteturas paralelas e distribuídas. Será dada ênfase ao desenvolvimento de competências de programação para memória distribuída com o MPI, e de programação em memória partilhada com processos, threads e OpenMP.

Criptografia

CC4017 - ECTS

A criptografia evoluiu nas últimas décadas, de um mais ou menos obscuro ramo do conhecimento usado essencialmente por militares e espiões, para uma componente essencial das comunicações e escrita de software. Com a virtualização de um grande conjunto de actividades, foi necessário usar a criptografia para assegurar todo um conjunto de propriedades e garantias que as correspondentes transacções presenciais podiam assegurar de outra forma. Hoje, a criptografia desempenha por isso um papel essencial tanto nos protocolos da Internet como nos restantes sistemas de comunicações digitais.

Pretende-se assim:
1. Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança em geral.
2. Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
3. Estudo de alguns algoritmos criptográficos, suas aplicações e possíveis ataques.

Data Mining I

CC4018 - ECTS

Esta disciplina tem como objetivos principais fazer uma introdução às principais metodologias de data science, e também fornecer conhecimentos sobre programação e sistemas utilizados para a análise de dados usando a linguagem R.

Fundamentos de Linguagens de Programação

CC4013 - ECTS

Estudo de modelos formais semânticos de linguagens de programação, de forma a compreender os mecanismos envolvidos na definição, desenho e implementação de linguagens de programação. 

Gestão de Projetos Informáticos

CC4005 - ECTS

Processamento de Documentos Estruturados

CC4001 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objetivo geral introduzir os alunos aos documentos estruturados baseados no formalismo XML (eXtended Markup Language) e ao seu processamento.
Os objetivos específicos incluem o conhecimento dos conceitos e normas básicas deste formalismo, bem como as linguagens linguagens associadas às várias facetas do processamento de documentos, como: tipificação, formatação gráfica, transformação e semântica. Será também abordada a manipulação de dados em formato XML a partir de programas e a sua utilização na implementação de serviços Web destinados à comunicação entre sistemas informáticos heterogéneos.


Redes de Comunicações Móveis

CC4039 - ECTS

Compreenção dos princípios fundamentais do funcionamento das redes de comunicações móveis, focando: os aspectos tecnológicos mais relevantes; as redes de comunicações móveis de 2ª, 3ª e 4ª geração; e os principais serviços em redes de comunicações móveis.

Sistemas Distribuídos

CC4003 - ECTS

Possibilitar aos estudantes uma introdução aos problemas fundamentais no desenho e na implementação de sistemas distribuídos. Ao completarem esta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

(a) explicar o que é um sistema distribuído e quais as vantagens e propriedades desejáveis de tais sistemas;
(b) descrever os princípios subjacentes ao funcionamento de sistemas distribuídos, os problemas e desafios associados, e avaliar a eficácia e limitações das suas soluções;
(c) construir sistemas funcionais utilizando mecanismos de comunicação como sockets, ICE e Serviços REST.

Teoria da Informação

CC4019 - ECTS

O objectivo da disciplina de Teoria da Informação é expor conceitos fundamentais relacionados com teoria da informação e as suas aplicações em sistemas e redes de comunicações e ciência de computadores.

Tópicos Avançados em Redes

CC4037 - ECTS

O objetivo da disciplina é o de aprofundar alguns tópicos selecionados das redes de dados. Os assuntos vão de redes sem fios, mobilidade, tecnologias nos operadores a alguns propostas de investigação. A exposição teórica é complementada com trabalhos laboratoriais nos temas abordados, de modo ao estudante consolidar a teoria apreendida com a sua aplicação.

Visão Computacional

CC4016 - ECTS Esta disciplina introduz os alunos aos conceitos gerais da visão computacional,  nomeadamente a tecnologia de captação de imagens, técnicas básicas de processamento de imagem e vídeo e reconhecimento de padrões. Será também feita uma introdução aos vários campos aplicacionais da visão computacional.

Bioinformática

CC4021 - ECTS Objetivo é o de formecer ao aluno a capacidade de usar e entender, e tambem de poder cntribuir na resolução de novos problemas para a importante área de Biologia Computacional.

Computação Gráfica

CC4009 - ECTS

O programa proposto é leccionado nas aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são apresentados exemplos aplicáveis relacionados com filme, jogos e aplicações na medicina. Nos laboratórios os alunos resolverão trabalhos práticos relacionados com os conceitos apresentados nas aulas práticas, implementando soluções em C++ ou Python utilizando o OpenGL. Os alunos devem demonstrar a capacidade de compreender os tópicos avançados ao apresentar um artigo relacionado com um dos temas apresentado nas aulas teóricas. Os objectivos da aprendizagem serão integrados num projecto desenvolvidos nos laboratórios.

Data Mining II

CC4024 - ECTS

Identificação e aplicação de técnicas de data mining para a extração de conhecimento a partir de diversas fontes de dados (texto, web, etc.).

Implementação de Linguagens

CC4023 - ECTS

Fornecer aos alunos fundamentos teóricos e técnicas práticas de implementação de linguagens de programação declarativas.

Segurança de Redes e Dados

CC4006 - ECTS Introdução à problemática da Segurança das Redes de dados e Sistema de informação. Obtenção de conhecimento detalhado sobre as principais fragilidades intrínsecas aos sistemas operativos e redes de computadores. Apresentação de metodologias para a construção de sistemas capazes de resistir a ataques, erros de operação e ocorrências fortuitas provocadas por adversários inteligentes. Estudo de ferramentas, processos e métodos necessários para planear, implementar e testar sistemas seguros e adaptar os sistemas existentes a ambientes contextuais reais em constante evolução.

Sistemas Embutidos

CC4040 - ECTS

Introduzir os conceitos fundamentais sobre sistemas embebidos e fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento de aplicações para estas plataformas.

Apresentar aos alunos as capacidades e limitações destes sistemas e a razão da sua disseminação e utilização em variados ambientes.

Introduzir os alunos ao desenvolvimento nestas plataformas, potenciando o trabalho de equipa e a organização da mesma.

Tópicos Avançados em Algoritmos

CC4020 - ECTS Reforçar conhecimentos de técnicas de concepção de algoritmos e análise da sua correção e complexidade.
Conhecer e aplicar métodos de resolução exata e aproximada para problemas difíceis.

Tópicos Avançados em Bases de Dados

CC4007 - ECTS

Aprender conceitos avançados de Bases de Dados, que passem pela inclusão da utilização de bases de dados relacionais em ambiente de linguagens de programação genéricas. Os alunos aprendem com especial ênfase as "Application Programming Interfaces" APIs em linguagem C de sistemas de gestão de bases de dados como o MySQL. Desenvolvem capacidade de aumentar tais sistemas através de módulos escritos em C.
Aprendem-se ainda conceitos de bases de dados espaciais, estudando-se o módulo PostGIS. Aprende-se SQL com extensões espaciais.
Aprendem-se conceitos de Data Warehousing e operadores avançados de agregação.

Tópicos Avançados em Inteligência Artificial

CC4022 - ECTS Este curso centra-se nas sinergias da associação de métodos de aprendizagem computacional / "deep learning" a métodos de pesquisa e otimização. Esses métodos baseam-se nos últimos desenvovimentos em algoritmos de pesquisa, "deep learning", e aprendizagem por reforço; considera-se que esta associação dá aos computadores um desempenho ao nível do humano. Pretende-se potenciar informação disponível em conjuntos de dados massivos (machine learning), extraindo-a e utilizando-a em ações concretas (operações). Aplicações vão desde a visão computacional e reconhecimento de fala a sistemas de apoio à decisão de alto nível, incluindo sistemas de saúde, transportes e logística, comércio e serviços de informação, e redes energéticas.

O curso complementa e aprofunda os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de "Desenho e Análise de Algoritmos" e de "Inteligência Artificial".

Tópicos Avançados em Lógica

CC4026 - ECTS Aplicação de tópicos avançados de lógica na resolução de problemas em várias áreas de ciência de computadores.

Tópicos Avançados em Programação Funcional

CC4028 - ECTS
Aprofundar os conhecimentos de programação funcional com ênfase em algumas técnicas avançadas para maior modularidade e correção na construção de programas.

Verificação Formal de Software

CC4008 - ECTS Estudo e utilização de técnicas formais baseadas em modelos e em demonstração aplicadas à verificação de sistemas e programas.

Gestão e Empreendedorismo

GES4001 - ECTS

Pretende-se, nesta disciplina, que os alunos: 

  • Disponham de uma visão global sobre a gestão das organizações e que, em particular, compreendam as principais opções estratégicas que se colocam às empresas; 
  • Apreendam noções básicas sobre análise económico-financeira de empresas que lhes permitam analisar os principais documentos contabilísticos de síntese; 
  • Adquiram competências básicas em matéria de empreendedorismo, que lhes permitam, a partir de uma ideia, construir um projecto empresaria ou negócio.

Projeto de Dissertação

CC5001 - ECTS Esta componente do último ano do ciclo de estudos tem como objetivo aferir a capacidade de trabalho e autonomia dos estudantes no estudo de um problema de investigação que lhes é proposto.
Dá-se especial relevância aos aspetos conducentes à preparação de uma proposta de dissertação, nomeadamente: a revisão da bibliografia e estado da arte; a definição dos objetivos; a estruturação do trabalho e a apresentação de referências.

Sociologia e Ética da Informática

DPI4001 - ECTS

A informática desempenha hoje um papel fundamental na sociedade,  sendo por isso importante perceber e reflectir as questões sociais  e éticas que a sua utilização suscita.

São objetivos do curso:

  • fomentar a reflexão crítica sobre as questões sociais e éticas levantadas pelo utilização de computadores e da Internet;
  • alertar para códigos de conduta, normas sobre privacidade de informação, e legislação pertinente com impacto na atividade profissional futura;
  • contribuir para melhorar as capacidades de comunicação oral e escrita.

Dissertação

CC5004 - ECTS Esta componente do último ano do ciclo de estudos tem como objetivo aferir a capacidade de trabalho e autonomia dos estudantes no estudo de um problema de investigação que lhes é proposto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-09 às 02:17:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias