Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > L:Q > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Química

Dados Gerais

Código Oficial: 9223
Sigla: L:Q

Diplomas

  • Licenciatura em Química (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com Formação Complementar Centrada em Química (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com Formação Complementar em Informática (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação Complementar em Matemática (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com Formação Complementar em Informação Geográfica (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com Formação Complementar em Astronomia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com Formação Complementar em Biologia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com Formação Complementar em Agronomia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com Formação Complementar em Geologia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com Formação Complementar em Física (180 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Mudança Par Instituição/Curso - 1º ano curricular e Mudança Par Instituição/Curso - restantes anos curriculares Mudança Par Instituição/Curso - 1º ano curricular 5 2018-06-01 a 2018-07-20
Mudança Par Instituição/Curso - restantes anos curriculares 6
Reingresso Reingresso - 2018-06-01 a 2018-07-20

Unidades Curriculares

Física I

FIS1007 - ECTS Curso introdutório de Mecânica e Ondas onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nestas áreas.

Laboratório de Química I

Q1003 - ECTS

Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.

Matemática I

M1014 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos de derivada, primitiva e integral; deve saber resolver alguns casos de equações diferenciais e saber usá-los para modelar situações concretas; e deve compreender e saber trabalhar com o conceito de matriz.

Química I

Q1009 - ECTS

A unidade curricular Química I destina-se a estudantes das licenciaturas em Quimica e em Bioquímica, para os quais é essencial uma sólida formação geral em Química, já que é uma disciplina basilar da sua licenciatura.

O programa abrange os princípios gerais sobre estequiometria, ligação química, termodinâmica química: 1º principio, equilíbrio físico e químico (em particular precipitação, ácido base e oxidação-redução) e cinética química.

Tratamento de Dados em Química

Q1010 - ECTS Pesquisar informação científica na Internet de um modo sistemático. Manusear e apresentar dados numéricos de um modo claro e rigoroso.

 

Física II

FIS1008 - ECTS

A unidade curricular de Física II (FIS1008) é um ciclo de estudos introdutório de Física Geral, onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de eletricidade, magnetismo, luz e termodinâmica.

Laboratório de Química II

Q1006 - ECTS Desenvolvimento de competências laboratoriais e interpretação, discussão, tratamento e apresentação de resultados experimentais, quer a nível individual quer de grupo. Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos introduzidos nas unidades curriculares Laboratório de Química I (Q1003), Química I (Q1009) e Química II (Q1011).

Matemática II

M1018 - ECTS Introduzir os conceitos e resultados básicos de Álgebra Linear e alargar o estudo do Cálculo ao Cálculo de várias variáveis.

Química II

Q1011 - ECTS

A unidade curricular Química II destina-se a estudantes das licenciaturas em Química e em Bioquímica, para os quais é essencial uma sólida formação geral em Química, já que é uma disciplina basilar da sua licenciatura.

O programa abrange os princípios gerais sobre Cinética Química, Equilíbrio Químico, Ácido-Base, Entropia, Energia de Gibbs, Eletroquímica, Elementos não metálicos e a Química dos metais de transição.

Química Orgânica I

Q1001 - ECTS

Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.


Introdução ao Processo Analítico

Q2001 - ECTS

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos  baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.

Laboratório de Química Inorgânica

Q2003 - ECTS

Desenvolvimento de competências laboratoriais na síntese e caracterização de compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e  técnicas instrumentais de caracterização (condutimetria, espectroscopia de UV/vis, espectroscopia de FTIR-ATR, fluorescência). Aquisição de capacidade de adaptação a situações novas e de interpretação de resultados. Desenvolvimento de capacidades de comunicação em ciência.

Laboratório de Química Orgânica

Q2002 - ECTS

1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Elaboração de um relatório científico; 5Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.

Métodos Estatísticos

M2015 - ECTS

Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição dos conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística e a sua aplicação a situações concretas.

Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.

 

Química Inorgânica

Q2004 - ECTS
Aprofundar os conhecimentos sobre compostos de metais de transição, suas propriedades eletrónicas, magnéticas e reações químicas.

Reconhecer a diversidade de aplicações de compostos inorgânicos: Catálise, Química de materiais e Nanoquimica e Química biológica.

Química Orgânica II

Q2011 - ECTS

Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Compreender a relação entre a estrutura e a função das moléculas orgânicas. Mostrar, através de exemplos da vida quotidiana, o papel da Química Orgânica no desenvolvimento de alguns campos da Biologia moderna, da Medicina e na síntese de novos produtos e de novos materiais. Aplicar os conceitos químicos apreendidos a situações concretas das Ciências da Vida e da Indústria.

Estrutura Atómica e Molecular

Q2012 - ECTS
  1. Competências específicas: 
    1. O estudante deve ter alguma compreensão da necessidade sentida pelos físicos do início do Séc. XX de ultrapassarem a Mecânica de Newton. 
    2. O estudante deve compreender os princípios básicos da Mecânica Quântica numa linguagem elementar. 
    3. O estudante deve saber interpretar e manipular as expressões quantitativas relativas ao efeito fotoeléctrico e à interpretação de Einstein. 
    4. O estudante deve saber escrever os operadores da energia cinética e potencial e construir a equação de Schrödinger para os sistemas susceptíveis de solução exacta. 
    5. O estudante deve conhecer bem o significado de amplitude de probabilidade, de densidade de probabilidade e o fenómeno da interferência quântica. 
    6. O estudante deve compreender bem o comportamento das soluções para o problema de uma partícula numa caixa unidimensional, interpretando a resposta da solução às alterações dos parâmetros massa da partícula e comprimento da caixa; deve interpretar correctamente o papel do número quântico. 
    7. O estudante deve saber escrever a equação de Schrödinger para um oscilador harmónico e interpretar as soluções desta equação e relacioná-las com os níveis de energia respectivos. 
    8. O estudante deve saber escrever a equação de Schrödinger para o átomo de hidrogénio e compreender o conjunto das suas soluções nas suas componentes radial e angular e respectivos valores da energia. 
    9. O estudante deve saber construir a equação de Schrödinger para o átomo de hélio e compreender, nas suas linhas mais gerais, a estrutura electrónica nos átomos polielectrónicos. 
    10. O estudante deve compreender as características gerais da estrutura electrónica dos átomos e a ligação desta ao espectro electrónico. 
    11. O estudante deve compreender de forma elementar os espectros vibracionais de moléculas.
  2. Competência transversais: 
    1. Trabalho em grupo para a realização de trabalhos laboratoriais e elaboração dos respectivos relatórios. 
    2. Apresentação oral e preparação dos instrumento de apoio a essa apresentação.

Laboratório de Química Analítica

Q2005 - ECTS

Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.

Laboratório de Química Física

Q2006 - ECTS

Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios e apresentações orais. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.

Métodos de Análise Estrutural

Q2013 - ECTS Proporcionar formação sobre a aplicação de técnicas espetroscópicas para a obtenção de informação sobre a estrutura química de compostos moleculares.

Química Analítica

Q2019 - ECTS

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas separações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e cromatográficos. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.

Química Física

Q2009 - ECTS

O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, em continuação dos ensinamentos que o aluno deverá ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato. O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um único semestre obrigatório de Química Física, o que sendo manifestamente muito pouco, obriga à escolha de alguns tópicos fundamentais deste ramo da Química, mesmo que tratados numa extensão relativamente superficial, em detrimento de outros tópicos que, muito embora fundamentais, não há tempo para serem tratados. Assim, escolheram-se como tópicos a serem lecionados a Termodinâmica Química (dado o seu caráter fundamental e aplicabilidade na compreensão de outros tópicos), a Cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos) e uma breve Introdução à Química das Superfícies.

Métodos Instrumentais

Q3008 - ECTS

O Módulo 1 do curso proporciona um estudo sistemático das modernas técnicas de cromatografia gasosa, cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia iónica e electroforese capilar. Será dado particular relevo à teoria, aos princípios e à aplicação daquelas técnicas de separação à análise química de amostras reais.

 

O Módulo 2 aborda o uso de diferentes métodos experimentais para determinação de propriedades físicas de materiais (substâncias puras ou misturas). Serão apresentados os fundamentos teóricos de cada propriedade, assim como os princípios de funcionamento dos aparelhos e das técnicas a usar.

 

Módulo 1

- descrever e explicar os princípios gerais e as teorias de cromatografia e de eletroforese capilar

- reconhecer o conceito, bem como a instrumentação de cromatografia gasosa, cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia iónica e electroforese capilar.

 

Módulo 2

- efetuar a determinação experimental de propriedades físicas de materiais.

- reconhecer a importância da determinação de propriedades físicas e compreender os fundamentos teóricos relativos às diferentes propriedades e sua determinação;

- estabelecer relações entre as propriedades físicas medidas e parâmetros estruturais dos compostos estudados

 

Química Biológica

Q3002 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.

Elementos de Geologia Estrutural


GEOL1003 - ECTS

Objectivos A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos. Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais: • Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação; • Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.


Estratigrafia e Paleontologia


GEOL2002 - ECTS

Disciplina que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos
Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.


Geodinâmica


GEOL1001 - ECTS

Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.


Geomorfologia


GEOL3005 - ECTS

Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.

Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.

Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.


Geoquímica


GEOL3002 - ECTS

 

Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente  natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos

 


Informática Aplicada à Geologia


GEOL3001 - ECTS
Adquirir conhecimentos que possibilitem a informatização de dados geológicos, utilizando softwares disponíveis no mercado para a organização, análise e explanação de dados geológicos.  Os softwares escolhidos serão explicados atendendo à sua complementaridade.

Mineralogia e Petrologia Geral


GEOL2001 - ECTS

Transmitir os princípios e técnicas do estudo dos minerais (os minerais como ferramentas importantes para o estudo da petrologia). A petrologia visa estabelecer as leis que regem a formação, evolução e implantação dos diferentes tipos de rochas bem como as suas relações com a dinâmica global do planeta.


Petrologia Metamórfica


GEOL2003 - ECTS

Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.

 

 


Recursos Geológicos


GEOL3004 - ECTS
É esperado que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre a variedade de Recursos Geológicos existente bem como sobre a génese e aspetos geo-económicos. É esperado que os estudantes adquiram competências que os tornem aptos a ingressar no quadro técnico de empresas da área extrativa, ou a iniciar trabalhos de investigação na área dos recursos geológicos.

Riscos Geológicos


GEOL3006 - ECTS
Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a análise dos vários riscos Geolóicos. Introdução à cartografia e análise de riscos geológicos.

Geologia de Portugal


GEOL3007 - ECTS

O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo. 


Métodos em Cartografia Geológica


GEOL1002 - ECTS

Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.


Petrologia Ígnea


GEOL1004 - ECTS

 Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.

 


Álgebra Aplicada


M3001 - ECTS

O objetivo é mostrar algumas das aplicações da álgebra abstracta, nomeadamente da teoria de anéis e corpos.


Álgebra Linear e Geometria Analítica


M1002 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber e compreender: a resolução e discussão de sistemas de equações lineares usando o método de Gauss e recorrendo à notação matricial dos sistemas;  propriedades no cálculo do determinante de uma matriz quadrada, e conhecendo em particular a sua interpretação em termos de áreas e volumes; os conceitos básicos e resultados fundamentais relativos a espaços vetoriais e a aplicações lineares entre espaços vetoriais de dimensão finita.


Álgebra Linear e Geometria Analítica I


M1010 - ECTS
Compreensão e capacidade de utilização dos conceitos e resultados básicos relacionados com os assuntos constantes do programa.

Algoritmos em Matemática Discreta


M2007 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.


Análise


M1019 - ECTS

Complementos sobre o estudo do cálculo diferencial e integral. Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial. 
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.


Análise III


M2009 - ECTS


Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Superfícies regulares de R^3, Integrais de linha e integrais de superfície. Teoremas  clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência  e de Stokes


Análise Real I


M1011 - ECTS
Adquirir o conhecimento de conceitos, resultados e técnicas básicas de cálculo diferencial e integral de funções reais de uma variável real.

Análise Real III


M2010 - ECTS

Introduzir, de uma forma concreta, os resultados principais da Análise Clássica de funções de várias variáveis assim como os da Análise Vectorial, enfatizando técnicas específicas desta área assim como suas aplicações.


Cálculo I


M1001 - ECTS

Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.


Equações às Derivadas Parciais e Análise de Fourier


M3006 - ECTS
Estudar os fundamentos matemáticos das séries de Fourier e a aplicação dessas séries à resolução de problemas clássicos envolvendo equações de derivadas  parciais. Entender a transformada de Fourier como caso limite (ou "contínuo") das séries de Fourier.

Fundamentos de Matemática


M1012 - ECTS

Pretende-se  que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações. 


Introdução à Topologia


M3008 - ECTS

Familiaridade com a área da Matemática que proporciona a fundamentação mais geral e elegante para boa parte da Análise. Compreensão do conceito de compacidade, uma das grandes contribuições da Topologia para várias outras áreas da Matemática.


Matemática Discreta


M3011 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça e compreenda alguns resultados importantes de Matemática Discreta que, pela sua relevância atual no domínio da Matemática e pela sua enorme utilidade em aplicações, dentro e fora da Matemática, devem ser do conhecimento geral de qualquer matemático. Nesta unidade curricular o estudante deverá desenvolver também a sua aptidão para a resolução de problemas de cariz combinatório e a sua capacidade de estruturar e resolver problemas.


Matemática I


M1014 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos de derivada, primitiva e integral; deve saber resolver alguns casos de equações diferenciais e saber usá-los para modelar situações concretas; e deve compreender e saber trabalhar com o conceito de matriz.


Métodos Estatísticos


M2015 - ECTS

Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição dos conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística e a sua aplicação a situações concretas.

Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.

 


Modelos Matemáticos nas Ciências


M3012 - ECTS

No ano lectivo 2018/19, o curso Modelos Matemáticos nas Ciências, será dedicado a modelos matemáticos para compreender sistemas complexos, isto é, sistemas constituídos por uma enorme quantidade de “indivíduos” que interagem entre si, e dão origem a fenómenos emergentes, não explicáveis apenas pelas características individuais de cada um. Por outras palavras sistemas em que “o todo é muito maior do que a soma das partes”. Sistemas deste tipo são muito frequentes em Física, Biologia, Sociologia, Ecologia, Epidemiologia e outras áreas do conhecimento.

O objectivo é pois construir um quadro conceptual (e formal) para explicar como é que as interacções entre os elementos (microscópicos) de um sistema podem conduzir a fenómenos cooperativos, e a propriedades emergentes da dinâmica dos processos. Esta estratégia, que nos permite passar da interação microscópica para fenómenos colectivos emergentes, característica de todos os Sistemas Complexos, é fortemente inspirada na metodologia da Física Estatística. É vista como um paradigma geral da passagem do local para as propriedades globais de grande escala dos sistemas complexos, e tem servido de motivação para muitas áreas da Matemática (sistemas dinâmicos, teoria de nós, geometria enumerativa, e outras).

Os modelos matemáticos usados são vastos. Desde teoria de informação, entropia, campos aleatórios, medidas de Gibbs, modelos de física estatística, percolação, autómatos celulares, modelação por agentes, e muitos outros, todos eles com recurso a métodos matemáticos “clássicos”, que serão revistos durante as aulas.

Serão abordadas várias aplicações à Matemática e Ciências Naturais, acima descritas. O curso não pressupõe qualquer background em Física, Biologia ou outras ciências.


Otimização e Aplicações


M3013 - ECTS
Pretende-se que os alunos
  1. Se familiarizem com vários problemas que podem ser modelados por programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação não linear.
  2. Adquiram competências de modelação e resolução algorítmica de situações reais frequentes em várias actividades económicas e científicas.
  3. Se familiarizem com os principais conceitos teóricos, métodos e algoritmos da programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação dinâmica, nomeadamente, dualidade, complementaridade, relaxação Lagrangeanas e outros.
  4. Adquiram competências numéricas em otimização de funções.

Teoria de Grupos


M2025 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria de Grupos, quer através da sua concretização nos exemplos clássicos desta estrutura, quer numa perspetiva geral e abstrata.


Teoria de Números e Aplicações


M3015 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.


Análise Complexa


M2008 - ECTS
Apreensão dos conceitos e dominio das técnicas relativas as funções analíticas de uma variável complexa. Distinção entre o caso real e o caso complexo.
Estuda dos métodos de integração, extensão das definições das varias funções elementares no caso de variável complexa. Estuda das aplicações nas outras áreas de Matemática e nas Ciências da Natureza. Conhecimentos necessários da Análise Real e da Álgebra Linear.

Análise II


M1015 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Análise Vetorial.


Análise Linear


M3003 - ECTS

 Aquisição por parte dos alunos de proficiência nos principais conceitos e teoremas  de Análise Funcional em espaços de Banach e em espaços de Hilbert, com aplicação aos espaços funcionais clássicos.


Análise Numérica


M2018 - ECTS

O objetivo desta disciplina é dado, um problema matemático, estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.


Análise Real II


M1016 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber:  os resultados básicos de curvas parametrizadas no plano e no espaço; os resultados fundamentais de análise de funções de várias variáveis e compreender as noções de derivada parcial, gradiente, pontos de máximo e mínimo local, plano tangente ao gráfico de uma função de duas variáveis; os métodos de integração múltipla e ser capaz de os usar na determinação de áreas, volumes, etc, de regiões do plano ou do espaço recorrendo, se necessário, a mudança de variáveis.


Cálculo II


M1003 - ECTS
Aquisição dos conhecimentos e competências básicos do Cálculo Diferencial e Integral em várias variáveis reais.

Controlo Automático


M3005 - ECTS

Objectivos:

Proporcionar conhecimentos básicos em Teoria Matemática dos Sistemas, área de matemática orientada para aplicações que lida com os princípios básicos subjacentes à análise e concepção de sistemas de controlo. A disciplina tem uma componente computacional em simulação de sistemas e utilização de ferramentas de CAD (SIMULINK/MATLAB).


Equações Diferenciais


M2011 - ECTS
Aquisição de conhecimentos básicos da teoria das Equações Diferenciais e aplicação desta teoria a situações reais.

Estatística Aplicada


M2020 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá

- dominar  os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.

- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;

- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.

Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R  na  resolução de problemas.


Geometria Diferencial


M3007 - ECTS

Estudo das superfícies diferenciáveis no espaço euclidiano tridimensional.


História da Matemática


M2021 - ECTS

Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.


Lógica e Fundamentos


M3009 - ECTS

Aprender os conceitos e técnicas básicas da Lógica de Primeira Ordem, da Teoria de Conjuntos e da sua axiomatização. Em particular, esclarecer a noção de demonstração, adquirir o domínio de métodos de prova e ficar a conhecer alguns aspetos mais operacionais da Teoria dos Conjuntos, nomeadamente a aritmética da cardinalidade. 



Matemática Computacional


M3010 - ECTS
Módulo de Álgebra/Geometria Computacional (1ª parte):
Introdução aos conceitos básicos da Álgebra Computacional, em particular aos bases de Gröbner e a aritmética de polinómios em mais do que uma variável.

Módulo de Algebra Linear Numérica (2ª parte):

Estudar métodos construtivos de resolução numérica dos seguintes problemas de Álgebra Linear: sistemas de equações, matrizes inversas e determinantes, focando-se nos aspectos de condicionamento e estabilidade, convergência, controlo de erros, construção de algoritmos, implementação e experimentação em computador na linguagem Python e tratamento de casos de estudo.

Matemática II


M1018 - ECTS
Introduzir os conceitos e resultados básicos de Álgebra Linear e alargar o estudo do Cálculo ao Cálculo de várias variáveis.

Simulação e Processos Estocásticos


M3014 - ECTS
O curso visa introduzir de forma rigorosa os fundamentos de processos estocásticos e simulação. São abordados os conceitos fundamentais das áreas em questão, assim como as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise em diversas aplicações.

Teoria de Anéis e Aplicações


M2012 - ECTS
Familiarização com a teoria básica de anéis e corpos e algumas das suas aplicações.

Biologia Animal


BIOL1002 - ECTS


Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.


Biologia Celular e Molecular


BIOL1001 - ECTS

A Célula é a unidade fundamental da vida, e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a Medicina moderna. O objetivo desta UC é dar a conhecer aos alunos a Biologia da Célula a nível geral, incluindo as suas estruturas e processos funcionais principais, e respetivas bases moleculares, assim como as metodologias experimentais utilizadas para contruir esse conhecimento.


Biologia Vegetal


BIOL1003 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.


Fisiologia Vegetal


BIOL1005 - ECTS

Sendo as plantas organismos complexos, o curso centra-se especialmente nos processos bioquímicos e moleculares envolvidos no crescimento e desenvolvimento das plantas. É também objetivo do curso que o estudante compreenda o modo como as plantas interatuam com o meio ambiente.

 


Microbiologia


BIOL1006 - ECTS

Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das bactérias, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, genética, ecologia e a sistemática e taxonomia.

Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.

No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias e saber executar experiências básicas nesta área.

 

Toxicologia Geral


BIOL3001 - ECTS

A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.


Biologia Humana


BIOL2003 - ECTS

Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.


Ecologia Geral


BIOL1004 - ECTS

Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.


Fisiologia Geral


BIOL2001 - ECTS

Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais


Genética Geral


BIOL2002 - ECTS

Microbiologia Alimentar


BIOL2004 - ECTS

Pretende-se que com base nos conhecimentos e experiência obtidas com a frequência desta disciplina, os estudantes adquiram competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os estudantes compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.


Administração de Sistemas


CC3015 - ECTS

Compreensão do papel e dos procedimentos efectuados pelos administradores de redes e sistemas. Familiarização com alguns princípios gerais e prática laboratorial com a implementação e manutenção de alguns exemplos concretos de flexibilização de serviços críticos em contextos simulados de falha e operacionalizações em grande escala.


Arquitetura de Computadores


CC2002 - ECTS

Compiladores


CC3001 - ECTS

Compreensão e implementação de um compilador e interpretador de uma linguagem de programação.


Desenho e Análise de Algoritmos


CC2001 - ECTS

Aprendizagem de técnicas de concepção e análise de algoritmos eficientes.


Estruturas Discretas


CC1001 - ECTS

Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.


Interação Pessoa-Máquina


CC3006 - ECTS

A unidade curricular tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, nomeadamente, sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa ou alta fidelidade, através da implementação de interfaces gráficas).


Introdução aos Computadores


CC1002 - ECTS

Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral sobre a Ciência de Computadores. 


Lógica Computacional


CC2003 - ECTS

Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.


Programação em Lógica


CC3012 - ECTS
- Transmitir aos estudantes conceitos fundamentais de programação em lógica
- Desenvolver nos estudantes competências de programação em Prolog
- Expor a relação entre programação em lógica e lógica matemática
- Despertar nos estudantes a motivação para a programação em lógica
- Apresentar aos estudantes aplicações práticas de programação em lógica
- Envolver os estudantes em projetos práticos de programação em lógica
- Relacionar a disciplina com outras do curso

Programação I


CC1015 - ECTS

Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.

Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.

Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários. Traçado de gráficos.

 


Programação Imperativa


CC1003 - ECTS

Introdução à programa imperativa usando a linguagem C. Estudo e implementação de estruturas de dados e algoritmos fundamentais (computação numérica, variáveis indexadas, pesquisa e ordenação). 
Introdução à utilização de ferramentas de desenvolvimento num sistema GNU/Linux: editor de texto, compilador e "debugger".
Introdução à especificação informal de componentes de programas (e.g. functions); utilização de ferramentas de testes automáticos para deteção e correção de erros em programas.



Redes de Comunicação


CC3002 - ECTS

Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP. 


Tecnologias Web


CC3008 - ECTS

O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.


Arquitetura de Software


CC3034 - ECTS

A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.


Bases de Dados


CC2005 - ECTS

Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.


Computabilidade e Complexidade


CC3004 - ECTS

Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.

Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da
computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da
computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua
(in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e intrepertar essa classificação. 


Estruturas de Dados


CC1007 - ECTS
Pretende-se que o estudante reforce competências de programação, fique a conhecer algumas das principais estruturas de dados e algoritmos associados, e ganhe competências básicas na concepção e análise de algoritmos.

Inteligência Artificial


CC2006 - ECTS

Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.



Métodos de Apoio à Decisão


CC3003 - ECTS
Familiarização com o processo de estudo, modelação, resolução e análise de resultados em problemas de decisão e optimização. Formalização de modelos de optimização em programação matemática.
Desenvolver aptidões para avaliar a complexidade computacional de problemas e escolher apropriadamente algoritmos na área investigação operacional e de programação por restrições.
Familiarização com linguagens e bibliotecas existentes e sua aplicação na resolução de problemas de decisão.

Modelos de Computação


CC1004 - ECTS

Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.


Programação Funcional


CC1005 - ECTS

Introdução à programação funcional usando a linguagem Haskell.


Programação II


CC1022 - ECTS

Sistemas de Operação


CC2004 - ECTS

Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.

Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.


Sistemas e Aplicações


CC3007 - ECTS

Fornecer ao aluno experiência na utilização, administração e programação de alguns dos sistemas/aplicações mais utilizados em ambiente Windows. O enfoque particular será sobre o ambiente de programação do Visual Basic for Applications.


Sistemas Multimédia


CC3013 - ECTS

Administração de Sistemas


CC3015 - ECTS

Compreensão do papel e dos procedimentos efectuados pelos administradores de redes e sistemas. Familiarização com alguns princípios gerais e prática laboratorial com a implementação e manutenção de alguns exemplos concretos de flexibilização de serviços críticos em contextos simulados de falha e operacionalizações em grande escala.


Agricultura I


AGR1001 - ECTS

Álgebra Aplicada


M3001 - ECTS

O objetivo é mostrar algumas das aplicações da álgebra abstracta, nomeadamente da teoria de anéis e corpos.


Álgebra Linear e Geometria Analítica


M1002 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber e compreender: a resolução e discussão de sistemas de equações lineares usando o método de Gauss e recorrendo à notação matricial dos sistemas;  propriedades no cálculo do determinante de uma matriz quadrada, e conhecendo em particular a sua interpretação em termos de áreas e volumes; os conceitos básicos e resultados fundamentais relativos a espaços vetoriais e a aplicações lineares entre espaços vetoriais de dimensão finita.


Álgebra Linear e Geometria Analítica I


M1010 - ECTS
Compreensão e capacidade de utilização dos conceitos e resultados básicos relacionados com os assuntos constantes do programa.

Algoritmos em Matemática Discreta


M2007 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.


Análise


M1019 - ECTS

Complementos sobre o estudo do cálculo diferencial e integral. Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial. 
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.


Análise III


M2009 - ECTS


Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Superfícies regulares de R^3, Integrais de linha e integrais de superfície. Teoremas  clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência  e de Stokes


Análise Real I


M1011 - ECTS
Adquirir o conhecimento de conceitos, resultados e técnicas básicas de cálculo diferencial e integral de funções reais de uma variável real.

Análise Real III


M2010 - ECTS

Introduzir, de uma forma concreta, os resultados principais da Análise Clássica de funções de várias variáveis assim como os da Análise Vectorial, enfatizando técnicas específicas desta área assim como suas aplicações.


Arquitetura de Computadores


CC2002 - ECTS

Astronomia Computacional 


AST3007 - ECTS

A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação  dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.


Bases Fisiológicas de Produção Vegetal


AGR1004 - ECTS
Compreender os mecanismos fisiológicos da interacção entre o desenvolvimento e produção da planta e os factores bióticos e abióticos, para se estabelecerem práticas culturais adequadas e perceber as opções de maneio.

Biologia Animal


BIOL1002 - ECTS


Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.


Biologia Celular e Molecular


BIOL1001 - ECTS

A Célula é a unidade fundamental da vida, e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a Medicina moderna. O objetivo desta UC é dar a conhecer aos alunos a Biologia da Célula a nível geral, incluindo as suas estruturas e processos funcionais principais, e respetivas bases moleculares, assim como as metodologias experimentais utilizadas para contruir esse conhecimento.


Biologia Vegetal


BIOL1003 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.


Cálculo I


M1001 - ECTS

Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.


Compiladores


CC3001 - ECTS

Compreensão e implementação de um compilador e interpretador de uma linguagem de programação.


Desenho e Análise de Algoritmos


CC2001 - ECTS

Aprendizagem de técnicas de concepção e análise de algoritmos eficientes.


Detecção Remota


EGEO3003 - ECTS

Elementos de Geologia Estrutural


GEOL1003 - ECTS

Objectivos A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos. Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais: • Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação; • Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.


Equações às Derivadas Parciais e Análise de Fourier


M3006 - ECTS
Estudar os fundamentos matemáticos das séries de Fourier e a aplicação dessas séries à resolução de problemas clássicos envolvendo equações de derivadas  parciais. Entender a transformada de Fourier como caso limite (ou "contínuo") das séries de Fourier.

Estratigrafia e Paleontologia


GEOL2002 - ECTS

Disciplina que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos
Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.


Estruturas Discretas


CC1001 - ECTS

Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.


Física Térmica


FIS2001 - ECTS

Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.


Fisiologia Vegetal


BIOL1005 - ECTS

Sendo as plantas organismos complexos, o curso centra-se especialmente nos processos bioquímicos e moleculares envolvidos no crescimento e desenvolvimento das plantas. É também objetivo do curso que o estudante compreenda o modo como as plantas interatuam com o meio ambiente.

 


Fluidos e Plasmas em Astrofísica


AST3005 - ECTS

Na primeira parte são introduzidos conceitos e ferramentas fundamentais em mecânica de fluídos e são discutidas aplicações da mesma à física e à astrofísica. Na segunda parte tal abordagem é estendida ao estudo de plasmas, com particular ênfase na teoria orbital de plasmas e na magneto-hidrodinâmica (MHD). No final são apresentados alguns exemplos de aplicação da MHD ao sol e outros objetos astronómicos.


Fundamentos de Matemática


M1012 - ECTS

Pretende-se  que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações. 


Geodinâmica


GEOL1001 - ECTS

Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.


Geomorfologia


GEOL3005 - ECTS

Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.

Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.

Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.


Geoquímica


GEOL3002 - ECTS

 

Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente  natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos

 


Horticultura Geral


AGR3001 - ECTS

Informática Aplicada à Geologia


GEOL3001 - ECTS
Adquirir conhecimentos que possibilitem a informatização de dados geológicos, utilizando softwares disponíveis no mercado para a organização, análise e explanação de dados geológicos.  Os softwares escolhidos serão explicados atendendo à sua complementaridade.

Interação Pessoa-Máquina


CC3006 - ECTS

A unidade curricular tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, nomeadamente, sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa ou alta fidelidade, através da implementação de interfaces gráficas).


Introdução à Topologia


M3008 - ECTS

Familiaridade com a área da Matemática que proporciona a fundamentação mais geral e elegante para boa parte da Análise. Compreensão do conceito de compacidade, uma das grandes contribuições da Topologia para várias outras áreas da Matemática.


Introdução aos Computadores


CC1002 - ECTS

Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral sobre a Ciência de Computadores. 


Laboratório de Física II


FIS2004 - ECTS

Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.


Localização por Satélite


EGEO3001 - ECTS

Lógica Computacional


CC2003 - ECTS

Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.


Matemática Discreta


M3011 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça e compreenda alguns resultados importantes de Matemática Discreta que, pela sua relevância atual no domínio da Matemática e pela sua enorme utilidade em aplicações, dentro e fora da Matemática, devem ser do conhecimento geral de qualquer matemático. Nesta unidade curricular o estudante deverá desenvolver também a sua aptidão para a resolução de problemas de cariz combinatório e a sua capacidade de estruturar e resolver problemas.


Mecânica


F1006 - ECTS

Esta unidade curricular  visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico. Será dada atenção particular à formação na resolução de problemas, familiarizando os estudantes com heurísticas e modos de pensar dos físicos experientes.


Mecânica Quântica I


FIS3003 - ECTS


Após a sua conclusão o aluno deve ter um bom conhecimento dos fundamentos e das metodologias da Mecânica quântica.


Microbiologia


BIOL1006 - ECTS

Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das bactérias, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, genética, ecologia e a sistemática e taxonomia.

Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.

No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias e saber executar experiências básicas nesta área.

 

Mineralogia e Petrologia Geral


GEOL2001 - ECTS

Transmitir os princípios e técnicas do estudo dos minerais (os minerais como ferramentas importantes para o estudo da petrologia). A petrologia visa estabelecer as leis que regem a formação, evolução e implantação dos diferentes tipos de rochas bem como as suas relações com a dinâmica global do planeta.


Modelos Matemáticos nas Ciências


M3012 - ECTS

No ano lectivo 2018/19, o curso Modelos Matemáticos nas Ciências, será dedicado a modelos matemáticos para compreender sistemas complexos, isto é, sistemas constituídos por uma enorme quantidade de “indivíduos” que interagem entre si, e dão origem a fenómenos emergentes, não explicáveis apenas pelas características individuais de cada um. Por outras palavras sistemas em que “o todo é muito maior do que a soma das partes”. Sistemas deste tipo são muito frequentes em Física, Biologia, Sociologia, Ecologia, Epidemiologia e outras áreas do conhecimento.

O objectivo é pois construir um quadro conceptual (e formal) para explicar como é que as interacções entre os elementos (microscópicos) de um sistema podem conduzir a fenómenos cooperativos, e a propriedades emergentes da dinâmica dos processos. Esta estratégia, que nos permite passar da interação microscópica para fenómenos colectivos emergentes, característica de todos os Sistemas Complexos, é fortemente inspirada na metodologia da Física Estatística. É vista como um paradigma geral da passagem do local para as propriedades globais de grande escala dos sistemas complexos, e tem servido de motivação para muitas áreas da Matemática (sistemas dinâmicos, teoria de nós, geometria enumerativa, e outras).

Os modelos matemáticos usados são vastos. Desde teoria de informação, entropia, campos aleatórios, medidas de Gibbs, modelos de física estatística, percolação, autómatos celulares, modelação por agentes, e muitos outros, todos eles com recurso a métodos matemáticos “clássicos”, que serão revistos durante as aulas.

Serão abordadas várias aplicações à Matemática e Ciências Naturais, acima descritas. O curso não pressupõe qualquer background em Física, Biologia ou outras ciências.


Ondas e Meios Contínuos


FIS2002 - ECTS

• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.


Otimização e Aplicações


M3013 - ECTS
Pretende-se que os alunos
  1. Se familiarizem com vários problemas que podem ser modelados por programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação não linear.
  2. Adquiram competências de modelação e resolução algorítmica de situações reais frequentes em várias actividades económicas e científicas.
  3. Se familiarizem com os principais conceitos teóricos, métodos e algoritmos da programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação dinâmica, nomeadamente, dualidade, complementaridade, relaxação Lagrangeanas e outros.
  4. Adquiram competências numéricas em otimização de funções.

Petrologia Metamórfica


GEOL2003 - ECTS

Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.

 

 


Programação em Lógica


CC3012 - ECTS
- Transmitir aos estudantes conceitos fundamentais de programação em lógica
- Desenvolver nos estudantes competências de programação em Prolog
- Expor a relação entre programação em lógica e lógica matemática
- Despertar nos estudantes a motivação para a programação em lógica
- Apresentar aos estudantes aplicações práticas de programação em lógica
- Envolver os estudantes em projetos práticos de programação em lógica
- Relacionar a disciplina com outras do curso

Programação I


CC1015 - ECTS

Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.

Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.

Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários. Traçado de gráficos.

 


Programação Imperativa


CC1003 - ECTS

Introdução à programa imperativa usando a linguagem C. Estudo e implementação de estruturas de dados e algoritmos fundamentais (computação numérica, variáveis indexadas, pesquisa e ordenação). 
Introdução à utilização de ferramentas de desenvolvimento num sistema GNU/Linux: editor de texto, compilador e "debugger".
Introdução à especificação informal de componentes de programas (e.g. functions); utilização de ferramentas de testes automáticos para deteção e correção de erros em programas.



Recursos Geológicos


GEOL3004 - ECTS
É esperado que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre a variedade de Recursos Geológicos existente bem como sobre a génese e aspetos geo-económicos. É esperado que os estudantes adquiram competências que os tornem aptos a ingressar no quadro técnico de empresas da área extrativa, ou a iniciar trabalhos de investigação na área dos recursos geológicos.

Redes de Comunicação


CC3002 - ECTS

Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP. 


Riscos Geológicos


GEOL3006 - ECTS
Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a análise dos vários riscos Geolóicos. Introdução à cartografia e análise de riscos geológicos.

Sistemas de Informação Geográfica


EGEO3002 - ECTS


Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.


Tecnologias Web


CC3008 - ECTS

O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.


Teoria de Grupos


M2025 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria de Grupos, quer através da sua concretização nos exemplos clássicos desta estrutura, quer numa perspetiva geral e abstrata.


Teoria de Números e Aplicações


M3015 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.


Topografia


EGEO2002 - ECTS

Ministrar os conhecimentos básicos sobre a instrumentação e métodos a utilizar na recolha e processamento das medidas necessárias à representação do terreno normalmente sob a forma de uma carta ou mapa, segundo os métodos topográficos clássicos.

 


Toxicologia Geral


BIOL3001 - ECTS

A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.


Viticultura Geral


AGR3002 - ECTS

Zootecnia Geral


AGR3005 - ECTS
Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam a compreensão fundamentada dos diversos sistemas de produção animal, possibilitando um contacto com as diferentes técnicas e operações específicas das áreas produtivas estudadas. Proporcionar conceitos e conhecimentos relativos aos principais fatores biológicos, ambientais e sócio-económicos que fundamentam e condicionam os fenómenos produtivos. Pretende-se que os alunos compreendam como se organiza e desenvolve a produção agro-pecuária, respeitando os requisitos de bem-estar animal e eficiência produtiva, tendo sempre presente a sustentabilidade económica e ambiental da produção, com o objetivo final da obtenção de produtos de qualidade para a indústria alimentar, indústria farmacêutica, indústria energética e ao nível paisagístico e ambiental.

Agricultura II


AGR1003 - ECTS

Análise Complexa


M2008 - ECTS
Apreensão dos conceitos e dominio das técnicas relativas as funções analíticas de uma variável complexa. Distinção entre o caso real e o caso complexo.
Estuda dos métodos de integração, extensão das definições das varias funções elementares no caso de variável complexa. Estuda das aplicações nas outras áreas de Matemática e nas Ciências da Natureza. Conhecimentos necessários da Análise Real e da Álgebra Linear.

Análise II


M1015 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Análise Vetorial.


Análise Linear


M3003 - ECTS

 Aquisição por parte dos alunos de proficiência nos principais conceitos e teoremas  de Análise Funcional em espaços de Banach e em espaços de Hilbert, com aplicação aos espaços funcionais clássicos.


Análise Numérica


M2018 - ECTS

O objetivo desta disciplina é dado, um problema matemático, estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.


Análise Real II


M1016 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber:  os resultados básicos de curvas parametrizadas no plano e no espaço; os resultados fundamentais de análise de funções de várias variáveis e compreender as noções de derivada parcial, gradiente, pontos de máximo e mínimo local, plano tangente ao gráfico de uma função de duas variáveis; os métodos de integração múltipla e ser capaz de os usar na determinação de áreas, volumes, etc, de regiões do plano ou do espaço recorrendo, se necessário, a mudança de variáveis.


Arquitetura de Software


CC3034 - ECTS

A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.


Bases de Dados


CC2005 - ECTS

Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.


Bases de Protecção de Culturas


AGR2001 - ECTS

Pretende-se que os alunos: - compreendam a filosofia subjacente à tomada de decisão em protecção das culturas nas várias modalidades de agricultura sustentável. - saibam as consequências para uma região ou país do ataque generalizado a uma cultura importante e tomem consciência dos seus deveres na matéria - conheçam e saibam utilizar os componentes da protecção integrada. - saibam quais os principais grupos de inimigos das culturas. - conheçam as características gerais dos fungos agentes causais de doenças de plantas. - saibam classificar um insecto (até à ordem) e saibam como proceder para identificar a espécie. - relacionem os estragos nas plantas com os possíveis agentes causais. - conheçam os meios de luta cultural, biológica, biotécnica e química a usar em Portugal. - adquiram competências de diagnóstico de problemas fitossanitários em diversas plantas.


Bases Fisiológicas de Produção Animal


AGR1002 - ECTS

Biologia Humana


BIOL2003 - ECTS

Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.


Cálculo II


M1003 - ECTS
Aquisição dos conhecimentos e competências básicos do Cálculo Diferencial e Integral em várias variáveis reais.

Cartografia


EGEO3004 - ECTS

Computabilidade e Complexidade


CC3004 - ECTS

Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.

Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da
computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da
computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua
(in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e intrepertar essa classificação. 


Controlo Automático


M3005 - ECTS

Objectivos:

Proporcionar conhecimentos básicos em Teoria Matemática dos Sistemas, área de matemática orientada para aplicações que lida com os princípios básicos subjacentes à análise e concepção de sistemas de controlo. A disciplina tem uma componente computacional em simulação de sistemas e utilização de ferramentas de CAD (SIMULINK/MATLAB).


Ecologia Geral


BIOL1004 - ECTS

Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.


Eletromagnetismo I


FIS1004 - ECTS
  • Obter formação de base em Eletromagnetismo. 
  • Derivar e apresentar as leis e métodos do Eletromagnetismo numa perspetiva fenomenológica. 
  • Estabelecer ligações e paralelismos entre o Eletromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. 
  • Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Eletromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interações físicas. 
  • Aplicar, no contexto do eletromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. 
  • Apresentar e descrever aplicações relevantes do Eletromagnetismo em ciência e tecnologia.

Equações Diferenciais


M2011 - ECTS
Aquisição de conhecimentos básicos da teoria das Equações Diferenciais e aplicação desta teoria a situações reais.

Estatística Aplicada


M2020 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá

- dominar  os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.

- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;

- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.

Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R  na  resolução de problemas.


Estrelas


AST2001 - ECTS

A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.


Estruturas de Dados


CC1007 - ECTS
Pretende-se que o estudante reforce competências de programação, fique a conhecer algumas das principais estruturas de dados e algoritmos associados, e ganhe competências básicas na concepção e análise de algoritmos.

Física Moderna


FIS2003 - ECTS

Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.


Fisiologia Geral


BIOL2001 - ECTS

Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais


Fruticultura Geral


AGR3004 - ECTS

Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.


Fundamentos de Astronomia


AST1001 - ECTS

A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia. 


Fundamentos de Informação Geográfica


EGEO1001 - ECTS

 

 

 


Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Geográfica em mapas.
Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite


Genética Geral


BIOL2002 - ECTS

Geologia de Portugal


GEOL3007 - ECTS

O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo. 


Geometria Diferencial


M3007 - ECTS

Estudo das superfícies diferenciáveis no espaço euclidiano tridimensional.


História da Matemática


M2021 - ECTS

Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.


Inteligência Artificial


CC2006 - ECTS

Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.



Laboratório de Física I


FIS1005 - ECTS
Familiarizar os alunos com instrumentação, técnicas de medida e aquisição de dados.
Realizar trabalhos laboratoriais na áreas daFísica.

Lógica e Fundamentos


M3009 - ECTS

Aprender os conceitos e técnicas básicas da Lógica de Primeira Ordem, da Teoria de Conjuntos e da sua axiomatização. Em particular, esclarecer a noção de demonstração, adquirir o domínio de métodos de prova e ficar a conhecer alguns aspetos mais operacionais da Teoria dos Conjuntos, nomeadamente a aritmética da cardinalidade. 



Matemática Computacional


M3010 - ECTS
Módulo de Álgebra/Geometria Computacional (1ª parte):
Introdução aos conceitos básicos da Álgebra Computacional, em particular aos bases de Gröbner e a aritmética de polinómios em mais do que uma variável.

Módulo de Algebra Linear Numérica (2ª parte):

Estudar métodos construtivos de resolução numérica dos seguintes problemas de Álgebra Linear: sistemas de equações, matrizes inversas e determinantes, focando-se nos aspectos de condicionamento e estabilidade, convergência, controlo de erros, construção de algoritmos, implementação e experimentação em computador na linguagem Python e tratamento de casos de estudo.

Métodos de Apoio à Decisão


CC3003 - ECTS
Familiarização com o processo de estudo, modelação, resolução e análise de resultados em problemas de decisão e optimização. Formalização de modelos de optimização em programação matemática.
Desenvolver aptidões para avaliar a complexidade computacional de problemas e escolher apropriadamente algoritmos na área investigação operacional e de programação por restrições.
Familiarização com linguagens e bibliotecas existentes e sua aplicação na resolução de problemas de decisão.

Métodos em Cartografia Geológica


GEOL1002 - ECTS

Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.


Microbiologia Alimentar


BIOL2004 - ECTS

Pretende-se que com base nos conhecimentos e experiência obtidas com a frequência desta disciplina, os estudantes adquiram competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os estudantes compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.


Modelos de Computação


CC1004 - ECTS

Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.


Oceanografia


EGEO3005 - ECTS

Petrologia Ígnea


GEOL1004 - ECTS

 Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.

 


Programação Funcional


CC1005 - ECTS

Introdução à programação funcional usando a linguagem Haskell.


Programação II


CC1022 - ECTS

Simulação e Processos Estocásticos


M3014 - ECTS
O curso visa introduzir de forma rigorosa os fundamentos de processos estocásticos e simulação. São abordados os conceitos fundamentais das áreas em questão, assim como as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise em diversas aplicações.

Sistemas de Operação


CC2004 - ECTS

Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.

Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.


Sistemas e Aplicações


CC3007 - ECTS

Fornecer ao aluno experiência na utilização, administração e programação de alguns dos sistemas/aplicações mais utilizados em ambiente Windows. O enfoque particular será sobre o ambiente de programação do Visual Basic for Applications.


Sistemas Multimédia


CC3013 - ECTS

Teoria de Anéis e Aplicações


M2012 - ECTS
Familiarização com a teoria básica de anéis e corpos e algumas das suas aplicações.

Introdução à Nanotecnologia e Bionanotecnologia


Q3015 - ECTS

O objetivo principal é apresentar uma introdução ao tema da nanotecnologia, com uma particular incidência na forma como a química e a bioquímica podem contribuir para esta área e como podem usar a nanotecnologia como uma ferramenta de trabalho em química e em bioquímica.


Introdução à Química dos Materiais


Q3003 - ECTS

A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.


Modelação de Bioestruturas


Q3009 - ECTS
Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo estrutural e funcional dos sistemas moleculares abordados, e previsão das propriedades abordadas.

Química Inorgânica Biológica


Q3004 - ECTS
Esta unidade curricular é uma introdução à química bioinorgânica, com especial relevância para o papel desempenhado por iões metálicos em processos biológicos. Assim, o principal objectivo do curso é proporcionar formação básica nesta área interdisciplinar, aplicando os conhecimentos básicos de química já adquiridos pelos estudantes (química de coordenação, ácido-base, oxidação-redução, termodinâmica e cinética) a casos selecionados de bioinorgânica. Serão abordados os seguintes temas: 1) Papel dos metais em sistemas biológicos; 2) Metaloenzimas com funções hidrolíticas; 3) Metaloproteínas de transferência electrónica; 4) Papel dos metais em transporte e ativação de dioxigénio; 5) Metais em medicina.

Química Nuclear e Radioquímica


Q3001 - ECTS
Pretende-se que os estudantes desta disciplina adquiram conhecimentos essenciais para o entendimento de questões fundamentais do mundo actual relacionadas com Química Nuclear.
A importância das modernas tecnologias: as suas aplicações energéticas e a sua utilização em vários domínios tais como, medicina, biologia, química, astronomia, arquelogia, geologia, etc.

Segurança e Higiene Ambiental


Q3017 - ECTS

O objectivo da disciplina é o de abordar com os alunos um conjunto de conceitos interdisciplinares em áreas como análise de de risco, segurança no trabalho e higiene ocupacional e ambiental.


Tópicos Especializados em Química Inorgânica


Q3011 - ECTS

Proporcionar conhecimentos sobre estrutura e reactividade em química dos elementos de transição e sólidos inorgânicos. Aplicação destes conhecimentos nas áreas de catálise e novos materiais.
Desenvolvimento de capacidades laboratoriais avançadas e autonomia na planificação e resolução de problemas de índole experimental.
Desenvolvimento de competências transversais nas áreas de comunicação oral.



Estrutura Atómica e Molecular


Q2012 - ECTS
  1. Competências específicas: 
    1. O estudante deve ter alguma compreensão da necessidade sentida pelos físicos do início do Séc. XX de ultrapassarem a Mecânica de Newton. 
    2. O estudante deve compreender os princípios básicos da Mecânica Quântica numa linguagem elementar. 
    3. O estudante deve saber interpretar e manipular as expressões quantitativas relativas ao efeito fotoeléctrico e à interpretação de Einstein. 
    4. O estudante deve saber escrever os operadores da energia cinética e potencial e construir a equação de Schrödinger para os sistemas susceptíveis de solução exacta. 
    5. O estudante deve conhecer bem o significado de amplitude de probabilidade, de densidade de probabilidade e o fenómeno da interferência quântica. 
    6. O estudante deve compreender bem o comportamento das soluções para o problema de uma partícula numa caixa unidimensional, interpretando a resposta da solução às alterações dos parâmetros massa da partícula e comprimento da caixa; deve interpretar correctamente o papel do número quântico. 
    7. O estudante deve saber escrever a equação de Schrödinger para um oscilador harmónico e interpretar as soluções desta equação e relacioná-las com os níveis de energia respectivos. 
    8. O estudante deve saber escrever a equação de Schrödinger para o átomo de hidrogénio e compreender o conjunto das suas soluções nas suas componentes radial e angular e respectivos valores da energia. 
    9. O estudante deve saber construir a equação de Schrödinger para o átomo de hélio e compreender, nas suas linhas mais gerais, a estrutura electrónica nos átomos polielectrónicos. 
    10. O estudante deve compreender as características gerais da estrutura electrónica dos átomos e a ligação desta ao espectro electrónico. 
    11. O estudante deve compreender de forma elementar os espectros vibracionais de moléculas.
  2. Competência transversais: 
    1. Trabalho em grupo para a realização de trabalhos laboratoriais e elaboração dos respectivos relatórios. 
    2. Apresentação oral e preparação dos instrumento de apoio a essa apresentação.

Indústrias Alimentares


Q3020 - ECTS

Conhecer e utilizar criteriosamente as operações unitárias utilizadas na industria alimentar. Consciencialização da necessidade do conhecimento interdisciplinar (Química, Bioquímica e Microbiologia) na produção, controlo e desenvolvimento de produtos alimentares de qualidade. Conhecimento e utilização criteriosa dos aditivos alimentares. Noções gerais de produção e controlo de vários tipos de alimentos: pão, vinho, cerveja, sumos, leite e derivados, gorduras alimentares.


Métodos de Análise Estrutural


Q2013 - ECTS
Proporcionar formação sobre a aplicação de técnicas espetroscópicas para a obtenção de informação sobre a estrutura química de compostos moleculares.

Projeto/Estágio


Q3018 - ECTS

O principal objetivo desta unidade curricular é proporcionar fomação prática por integração do estudante num projeto de investigação científica e/ou de investigação e desenvolvimento, em ambiente académico ou empresarial, preparando os estudantes para o seu ingresso no mercado de trabalho ou para prosseguir a sua formação académica num 2º ciclo de estudos na área da Química ou em áreas relacionadas.

 


Química Ambiental


Q3006 - ECTS

Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.


Química Aplicada ao Design de Fármacos


Q3021 - ECTS

O aluno deve ter um conhecimento lato de todo o pipeline de desenvolvimento de fármacos, desde a identificação do alvo até à entrada no mercado, incluindo aspectos económicos e legais e registo de patentes. Deve ainda ter a capacidade de, dado um alvo famacológico identificar um composto líder de grupo. Dada a estrutura do receptor optimizar computacionalmente a energia de interacção entre as duas espécies. Prever a contribuição energética do solvente na associação receptor ligando, bem como o papel da hidrofobicidade e flexibilidade. Deve conhecer os requisitos que um fármaco deve possuir para ter boas propriedades de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Em suma, deve ter a capacidade, de forma autónoma, de dado um alvo biológico fazer propostas coerentes e pertinentes de ligandos com afinidade para o alvo, com propriedades farmacocinéticas favoráveis e com viabilidade de desenvolvimento comercial.


Química dos Alimentos e Nutrição


Q2007 - ECTS
A Química dos Alimentos e Nutrição constitui uma disciplina nuclear de formação de todos os licenciados em Bioquímica, e em especial dos licenciados que optam por ter uma formação mais especializada na área alimentar. A oferta desta disciplina como opção para a Licenciatura em Química tem como objectivo alargar a formação destes licenciados no domínio da química alimentar e dos produtos naturais, dando a conhecer alguns aspectos importantes da bioquímica.
O programa da disciplina procura articular os conceitos fundamentais da química, da física, da biologia, da bioquímica e das ciências da nutrição com aspectos práticos da nossa alimentação diária e ainda com aspectos mais tecnológicos e de relevo na indústria alimentar.
De um modo geral, pretende-se que o licenciado adequira uma perspectiva global da indústria alimentar e reconheçam, dada a sua formação multidisciplinar, a capacidade de poderem intervir estrategicamente em actividades de I&DT num sector competitivo e em constante evolução como é o das agro-industrias.

Recolha e Tratamento de Amostras


Q3005 - ECTS

A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.


Astronomia Computacional 


AST3007 - ECTS

A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação  dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.


Estrelas


AST2001 - ECTS

A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.


Fundamentos de Astronomia


AST1001 - ECTS

A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia. 


Projeto em Astrofísica 


AST3011 - ECTS

Pretende-se nesta unidade curricular iniciar o estudante num projeto de investigação/divulgação onde possa aprofundar os conhecimentos e competências adquiridas em outras unidades curriculares do curso. Este trabalho de investigação é desenvolvido em colaboração com investigadores, com base em tarefas que permitem a aquisição de conhecimento pela experiência e abordagem de diferentes métodos/técnicas de trabalho.


Detecção Remota


EGEO3003 - ECTS

Localização por Satélite


EGEO3001 - ECTS

Sistemas de Informação Geográfica


EGEO3002 - ECTS


Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.


Topografia


EGEO2002 - ECTS

Ministrar os conhecimentos básicos sobre a instrumentação e métodos a utilizar na recolha e processamento das medidas necessárias à representação do terreno normalmente sob a forma de uma carta ou mapa, segundo os métodos topográficos clássicos.

 


Cartografia


EGEO3004 - ECTS

Fundamentos de Informação Geográfica


EGEO1001 - ECTS

 

 

 


Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Geográfica em mapas.
Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite


Oceanografia


EGEO3005 - ECTS

Agricultura I


AGR1001 - ECTS

Bases Fisiológicas de Produção Vegetal


AGR1004 - ECTS
Compreender os mecanismos fisiológicos da interacção entre o desenvolvimento e produção da planta e os factores bióticos e abióticos, para se estabelecerem práticas culturais adequadas e perceber as opções de maneio.

Horticultura Geral


AGR3001 - ECTS

Viticultura Geral


AGR3002 - ECTS

Zootecnia Geral


AGR3005 - ECTS
Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam a compreensão fundamentada dos diversos sistemas de produção animal, possibilitando um contacto com as diferentes técnicas e operações específicas das áreas produtivas estudadas. Proporcionar conceitos e conhecimentos relativos aos principais fatores biológicos, ambientais e sócio-económicos que fundamentam e condicionam os fenómenos produtivos. Pretende-se que os alunos compreendam como se organiza e desenvolve a produção agro-pecuária, respeitando os requisitos de bem-estar animal e eficiência produtiva, tendo sempre presente a sustentabilidade económica e ambiental da produção, com o objetivo final da obtenção de produtos de qualidade para a indústria alimentar, indústria farmacêutica, indústria energética e ao nível paisagístico e ambiental.

Agricultura II


AGR1003 - ECTS

Bases de Protecção de Culturas


AGR2001 - ECTS

Pretende-se que os alunos: - compreendam a filosofia subjacente à tomada de decisão em protecção das culturas nas várias modalidades de agricultura sustentável. - saibam as consequências para uma região ou país do ataque generalizado a uma cultura importante e tomem consciência dos seus deveres na matéria - conheçam e saibam utilizar os componentes da protecção integrada. - saibam quais os principais grupos de inimigos das culturas. - conheçam as características gerais dos fungos agentes causais de doenças de plantas. - saibam classificar um insecto (até à ordem) e saibam como proceder para identificar a espécie. - relacionem os estragos nas plantas com os possíveis agentes causais. - conheçam os meios de luta cultural, biológica, biotécnica e química a usar em Portugal. - adquiram competências de diagnóstico de problemas fitossanitários em diversas plantas.


Bases Fisiológicas de Produção Animal


AGR1002 - ECTS

Fruticultura Geral


AGR3004 - ECTS

Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.


Física I


FIS1007 - ECTS
Curso introdutório de Mecânica e Ondas onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nestas áreas.

Física Térmica


FIS2001 - ECTS

Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.


Laboratório de Física II


FIS2004 - ECTS

Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.


Mecânica


F1006 - ECTS

Esta unidade curricular  visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico. Será dada atenção particular à formação na resolução de problemas, familiarizando os estudantes com heurísticas e modos de pensar dos físicos experientes.


Mecânica Quântica I


FIS3003 - ECTS


Após a sua conclusão o aluno deve ter um bom conhecimento dos fundamentos e das metodologias da Mecânica quântica.


Ondas e Meios Contínuos


FIS2002 - ECTS

• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.


Eletromagnetismo I


FIS1004 - ECTS
  • Obter formação de base em Eletromagnetismo. 
  • Derivar e apresentar as leis e métodos do Eletromagnetismo numa perspetiva fenomenológica. 
  • Estabelecer ligações e paralelismos entre o Eletromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. 
  • Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Eletromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interações físicas. 
  • Aplicar, no contexto do eletromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. 
  • Apresentar e descrever aplicações relevantes do Eletromagnetismo em ciência e tecnologia.

Física Moderna


FIS2003 - ECTS

Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.


Laboratório de Física I


FIS1005 - ECTS
Familiarizar os alunos com instrumentação, técnicas de medida e aquisição de dados.
Realizar trabalhos laboratoriais na áreas daFísica.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-21 às 14:09:48