Código Oficial: | L096 |
Sigla: | L:EG |
• Identificar o conjunto de metodologias e procedimentos necessários ao desenvolvimento e comunicação de projectos.
• Desenvolver a capacidade de expressão e de representação gráfica e a aquisição de conhecimentos de natureza tecnológica na área do Desenho Técnico.
• Desenvolver o pensamento criativo e de capacidades de visualização espacial, de transmitir ideias, formas e conceitos através de gráficos.
• Representar um desenho técnico, assistido por computador (CAD)
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos de derivada, primitiva e integral; deve saber resolver alguns casos de equações diferenciais e saber usá-los para modelar situações concretas; e deve compreender e saber trabalhar com o conceito de matriz.
A unidade curricular de Física II (FIS1008) é um ciclo de estudos introdutório de Física Geral, onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de eletricidade, magnetismo, luz e termodinâmica.
Transmitir os conhecimentos gerais sobre a representação tradicional de Informação Ge ográfica em mapas. Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite
Esta unidade curricular pretende desenvolver no estudante a capacidade de conceção e implementação de sistemas de medição e instrumentação que possibilitem a aquisição de competências para o exercício de atividade profissional num ambiente de ciência experimental ou industrial, ou o prosseguimento de estudos mais avançados.
Análise Vetorial em domínios curvos. Integrais de linha e de superfície. Teoremas integrais da Análise Vectorial.
O teorema da função inversa e o teorema da função implícita e as suas principais aplicações.
Introdução aos métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo principal transmitir aos estudantes os conhecimentos fundamentais, teóricos e práticos, da Geodesia com vista à sua aplicação em trabalhos de campo de natureza geodésica e topográfica. Pretende-se que os estudantes:
a) conheçam a história da Geodesia e adquiram conhecimento sobre as diferentes superfícies de referência e os sistemas de coordenadas usados em Geodesia;
b) adquiram conhecimento sobre os sistemas de referência locais (geodésico e astronómico), bem como sobre as medidas geodésicas relevantes para o posicionamento preciso e metodologias de aquisição de medidas geodésicas (e.g. redes de triangulação geodésica);
c) compreendam o conceito de datum geodésico (horizontal e vertical) e conheçam os diferentes sistemas de altitude usados em Geodesia;
d) possuam a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes UC do mesmo ciclo de estudos, onde são fundamentais (e.g., Localização por Satélite, Cartografia, etc.).
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos fundamentais sobre a instrumentação e métodos a utilizar na recolha e processamento das medidas necessárias à representação do terreno normalmente sob a forma de uma carta ou mapa, segundo os métodos topográficos clássicos. Pretende-se ainda transmitir os conhecimentos das técnicas alternativas aos métodos tradicionais da Topografia, nomeadamente os sistemas de varrimento laser terrestre e aéreo, assim como a aquisição de dados com drones. Serão transmitidos os princípios físicos da instrumentação, as técnicas de georreferenciação direta associadas (GNSS+INS) e os métodos matemáticos envolvidos nos processamentos de dados. A UC terá uma componente prática forte em que os estudantes desenvolverão os seus projetos de aquisição de dados em campo (laser terrestre e operação de drones) e respetivo processamento. Haverá articulação com empresas e entidades públicas que utilizam estas técnicas.
No final da UC os estudantes deverão, para além da compreensão dos princípios envolvidos na instrumentação de posicionamento geoespacial estudada, ser capazes de executar as operações elementares com os principais instrumentos com que contactarãoO objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projecção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
O objetivo desta disciplina é dado um problema matemático, estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador e interpretar os resultados.
Esta UC visa introduzir os sistemas de posicionamento por satélite (GNSS (Global Navigation Satellite Systems) e as suas especificidades, bem como o enorme potencial de aplicação dos mesmos:
- Compreender os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS (Global Navigation Satellite Systems).
- Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.
- Conhecer as principais fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite, com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
Excecionalmente, no presente ano letivo, em que os estudantes estão numa fase de transição entre o plano de estudos de Ciências de Engenharia e Engenharia Geoespacial, o programa foi adaptado para cobrir os pontos mais relevantes da Deteção Remota.
Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.
Aquisição dos conceitos relacionados com o cadastro predial, a sua situação em Portugal e os sistemas de informação cadastral.
B. Promover o enriquecimento curricular dos estudantes tendo em vista a sua integração profissional futura ao i) proporcionar o contacto com a realidade profissional; ii) permitir a aplicação de conhecimentos adquiridos e a aquisição de novos conhecimentos, capacidades e competências; iii) permitir desenvolver capacidades de exposição e argumentação; iv) promover a capacidade de iniciativa e de adaptação a novas situações; v) fomentar o trabalho em grupo e a integração em equipas multidisciplinares; e vi) fomentar o espirito científico.
Pretende-se, nesta disciplina, que os alunos:
Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.
Aplicação de conceitos matemáticos, nomeadamente os estudados em outras disciplinas do primeiro ano, ao tratamento analítico e numérico de modelos Matemáticos em Física, Biologia, Ecologia, Economia, Medicina e outros ramos do conhecimento.
Modelos com relações de recorrência
Para estes modelos espera-se que o estudante trate modelos em que a variável independente é o tempo, variando em intervalos uniformemente espaçados com uma ou mais variáveis dependentes, ou seja, modelos dados por uma relação de recorrência.
Espera-se que o estudante use o programa wxMaxima para fazer os cálculos e representá-los graficamente e que saiba interpretar o resultado dos cálculos de acordo com o modelo.
Mais especificamente, espera-se que o estudante trate, do ponto de vista matemático, os seguintes conceitos, ligados a uma relação de recorrência:
órbita de um ponto; ponto fixo da relação; ponto fixo atrator; interpretação do comportamento limite de uma órbita.
Para o caso de uma só variável dependente, espera-se que o estudante represente geométricamente a órbita usando a teia de aranha e se a relação de recorrência for dada por uma função afim espera-se que o estudante conheça a forma da solução geral do sistema dinâmico e que saiba usá-la para obter conclusões sobre as órbitas.
Para uma relação de recorrência com várias variáveis dependentes e dada por uma função afim, espera-se que o estudante use os valores e vetores próprios para obter informação sobre a dinâmica.
No tratamento de modelos específicos espera-se que o estudante conheça e saiba tratar modelos para as seguintes situações: juros compostos e suas aplicações a problemas de finanças; populações estratificadas; propagação de doenças infecciosas.
Para outras aplicações dadas, o estudante deve ser capaz de formular um modelo afim para uma situação concreta e de usá-lo para tirar conclusões.
Para outros modelos não afins, o estudante deve ser capaz de analisar um modelo dado, usando o wxMaxima.
Ajuste de curvas
Espera-se que o estudante estime parâmetros que ajustem um modelo em uma classe a um conjunto de dados e analise o erro cometido. Mais especificamente espera-se que:
A) dada uma expressão da forma $Y=f_{a,b}(X)$, o estudante encontre mudanças das variáveis $X$ e/ou $Y$ que transformem $Y=f_{a,b}(X)$ em uma relação afim.
Para uma tabela de valores com um conjunto de dados espera-se que o estudante:
B) encontre graficamente uma relação afim que seja um modelo para os dados;
C) use o método dos mínimos quadrados para encontrar uma relação afim que seja um modelo para os dados;
D) use conjuntamente os métodos em A) e B) ou os métodos em A) e C) para obter uma relação $Y=f_{a,b}(X)$ que seja um modelo para os dados
E) estime o resíduo de um modelo em relação aos dados.
Modelos com sistemas dinâmicos com tempo contínuo
Espera-se que o estudante trate modelos em que a variável independente é o tempo, variando continuamente e em que há uma só a variável dependente, ou seja, modelos dados por uma
equação diferencial autônoma de primeira ordem $x'=F(x)$.
Espera-se que o estudante descreva as propriedades geométricas da solução a partir do gráfico de $F(x)$ e da condição inicial, que encontre os pontos de equilíbrio e discuta se são ou não atratores.
Também se espera que o estudante faça o diagrama de fase indicando as concavidades da solução.
No caso particular em que $F$ é uma função afim $F(x)=ax+b$ espera-se que o estudante encontre a forma explícita da solução para uma dada condição inicial.
Modelos com curvas de nível
Espera-se que o estudante trate modelos dados por sistemas conservativos, ou seja dados uma equação diferencial autônoma de segunda ordem $x"=F(x)$.
Espera-se o estudante obtenha as expressões da energia cinética e da energia potencial e as use para fazer o diagrama de fase no plano $(x,x')$ indicando a orientação das curvas dada pelas soluções.
Ou seja, espera-se
que o estudante descreva as propriedades geométricas da solução a partir do gráfico de $F(x)$ e da condição inicial $(x(t_0),x'(t_0))$, que encontre os pontos de equilíbrio e descreva as curvas de fase em torno deles.
Também se espera que o estudante trate o modelo SIR de equações diferenciais ordinárias para a propagação de doenças contagiosas conferentes de imunidade usando curvas de nível, descrevendo as propriedades geométricas das soluções, calculando máximos e comportamento limite e interpretando os resultados em termos epidemiológicos.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.