Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:EDC > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Dados Gerais

Código Oficial: MA65
Sigla: M:EDC

Diplomas

  • Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Elementos de Divulgação das Ciências

EC/DC4001 - ECTS

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam discutir os fundamentos da divulgação das ciências, analisem a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências, conhecem modelos e se apropriem de técnicas de comunicação adequadas a diferentes públicos e iniciativas de divulgação das ciências. A avaliação de iniciativas específicas de divulgação das ciências será também considerada.

 

Ensino e Divulgação da Biologia e Geologia

EC/DC4005 - ECTS Distinguir atividades de educação (formal, não formal e informal) de atividades de divulgação de ciência.
Fomentar o papel dos Museus e Centros de Ciência na 'divulgação' da biologia e da geologia
Valorizar as saídas urbanas como promotoras de divulgação e  do bio e geoturismo.
Identificar estratégias de divulgação da biologia e da geologia.

Ensino e Divulgação da Física e Química

EC/DC4006 - ECTS Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam analisar e desenvolver iniciativas e recursos adequados a  contextos formais e não-formais de ensino da Física e da Química.

Epistemologia e Educação em Ciências

EC/DC4000 - ECTS

Identificar e avaliar criticamente a natureza da ciência na antiguidade, na ciência moderna e na ciência contemporânea.

Familiarizar com diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.

Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.

Discutir sobre a importância da natureza da ciência na Educação em Ciências.

 

Tomar contacto com alguns insights de investigação em ensino e divulgação das ciências.

Refeltir criticamente o terreno tensional na área 'ciência e cultura'

Multimédia em Ensino e Divulgação das Ciências

EC/DC4003 - ECTS Pretende-se que no final desta unidade curricular que os estudantes saibam construir e explorar recursos multimédias, que potenciem uma aprendizagem eficaz dos conteúdos programáticos de Física e Química e também promovam a divulgação da ciência pela comunidade escolar e local.

Ensino e Divulgação da Matemática

EC/DC4007 - ECTS O objetivo geral da unidade curricular de Ensino e Divulgação da Matemática é o de criar um espaço de discussão e reflexão sobre alguns aspetos fundamentais do ensino e aprendizagem da Matemática, bem como sobre alguns aspetos relativos à importância dos espaços (públicos) de divulgação da matemática para o público escolar e para o público em geral.

História das Ideias em Ciência

EC/DC4002 - ECTS

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das Ideias em Ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.

Metodologias de Investigação em Educação e Divulgação das Ciências

EC/DC4004 - ECTS
Caracterizar os paradigmas de investigação educacional e em divulgação científica.
Identificar metodologias de investigação, instrumentos e técnicas de recolha e análise de dados em artigos científicos.
Familiarizar-se com  o ambiente de trabalho do SPSS e o NVIVO.
Saber as normas da correta conduta ética na investigação em educação e divulgação científica.
Aplicar procedimentos éticos na investigação com crianças e adolescentes.
Identificar os diversos tipos de plágio.
Compreender formas de parafrasear, de citar e de escrever referências bibliográficas.
Discutir princípios de integridade académica.
Saber redigir e apresentar oralmente relatórios críticos.

Tópicos de Biologia

C4008 - ECTS

Parte 1 - Biotecnologia Molecular e Tecnologia de DNA

Percepção da Biotecnologia molecular particularmente na tecnologia do DNA-técnicas de manipulação de DNA. A tecnologia do DNA é fundamental para as diversas formas modernas da biotecnologia e o seu impacto nas áreas da saúde, forense, alimentar.

Muitos exemplos da biotecnologia moderna dependem da capacidade de analisar, manipular, cortar e colar pedaços do DNA. Ocasionalmente, as manobras de sequenciamento e manipulação de DNA são chamadas de tecnologia do DNA

Tomar conhecimento das percepções do público sobre Biotecnologia Molecular, noeadamente no que diz respeito a organismos geneticamente modificados.

Contribuir a literacia científica e para a tomada de decisões e com base no conhecimento dos conceitos e técnicas subjacente à Biologia Molecular

Rever conceitos de estrutura de DNA e RNA. .Fornecer conceitos sobre manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, clonagem e transformação genética de organismos.

Conhecimento dos principais projectos nacionais e internacionais para a comunicação e ensino da Biologia Molecular e Biotecnologia.

Contacto com técnicas laboratoriais representativas da Biologia Molecular Moderna

Parte 2 - Biodiversidade e Ecologia Microbiana

Aquisição de conhecimentos essenciais em várias temáticas da diversidade microbiana. Compreender a importância da diversidade microbiana no âmbito de desafios societais emergentes, nomeadamente, nas alterações climáticas, poluição, biotecnologia e sustentabilidade dos ecossistemas.

Ampliar o conhecimento sobre o mundo invisível dos microrganismos destacando a sua importância na manutenção do equilíbrio ecológico destacando a sua presença constante no cotidiano do ser humano.

 Parte 3 - Stressores de preocupação emergente de origem antrópica

Compreender os principais fatores de stress químico de origem antrópica.

Reconhecer as principais metodologias para mitigar os efeitos da contaminação química e implementar uma avaliação de risco ambiental e da saúde humana. Explorar o conceito de “One Heath” proposta pela organização mundial da saúde (WHO).

Parte 4 - Diversidade e evolução das plantas

A abordagem ao Reino Plantae direcionada para o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida. Neste módulo será abordado o estudo da morfologia comparada e dos ciclos de vida das Embryophyta, com referência à estrutura vegetativa e aos órgãos reprodutores das plantas.

Tópicos de Ciências da Terra

C4010 - ECTS

Tópicos de Física e Astronomia

C4011 - ECTS O objectivo principal desta unidade curricular é fornecer aos estudantes as ferramentas físicas e matemáticas para o entendimento de ideias, métodos e princípios fundamentais de física e astronomia, bem como os conceitos de base nestas áreas.

Tópicos de Matemática

C4012 - ECTS Pretende-se satisfazer os objetivos de aprendizagem específicos dos perfis de estudantes, focados na educação em ciências, na sua divulgação e no reforço do conhecimento científico. Dada a pluralidade de formações, algumas sem bases matemáticas, escolhe-se como núcleo programático o rigor em Matemática e a relação entre a Matemática e as suas Aplicações.

Dissertação

EC/DC5000 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-04-02 às 01:27:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias