Código Oficial: | MA65 |
Sigla: | M:EDC |
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam discutir os fundamentos da divulgação das ciências, analisem a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências, conhecem modelos e se apropriem de técnicas de comunicação adequadas a diferentes públicos e iniciativas de divulgação das ciências. A avaliação de iniciativas específicas de divulgação das ciências será também considerada.
Identificar e avaliar criticamente a natureza da ciência na antiguidade, na ciência moderna e na ciência contemporânea.
Familiarizar com diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.
Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.
Discutir sobre a importância da natureza da ciência na Educação em Ciências.
Tomar contacto com alguns insights de investigação em ensino e divulgação das ciências.
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das Ideias em Ciência e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.
Parte 1 - Biotecnologia Molecular e Tecnologia de DNA
Percepção da Biotecnologia molecular particularmente na tecnologia do DNA-técnicas de manipulação de DNA. A tecnologia do DNA é fundamental para as diversas formas modernas da biotecnologia e o seu impacto nas áreas da saúde, forense, alimentar.
Muitos exemplos da biotecnologia moderna dependem da capacidade de analisar, manipular, cortar e colar pedaços do DNA. Ocasionalmente, as manobras de sequenciamento e manipulação de DNA são chamadas de tecnologia do DNA
Tomar conhecimento das percepções do público sobre Biotecnologia Molecular, noeadamente no que diz respeito a organismos geneticamente modificados.
Contribuir a literacia científica e para a tomada de decisões e com base no conhecimento dos conceitos e técnicas subjacente à Biologia Molecular
Rever conceitos de estrutura de DNA e RNA. .Fornecer conceitos sobre manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, clonagem e transformação genética de organismos.
Conhecimento dos principais projectos nacionais e internacionais para a comunicação e ensino da Biologia Molecular e Biotecnologia.
Contacto com técnicas laboratoriais representativas da Biologia Molecular Moderna
Parte 2 - Biodiversidade e Ecologia Microbiana
Aquisição de conhecimentos essenciais em várias temáticas da diversidade microbiana. Compreender a importância da diversidade microbiana no âmbito de desafios societais emergentes, nomeadamente, nas alterações climáticas, poluição, biotecnologia e sustentabilidade dos ecossistemas.
Ampliar o conhecimento sobre o mundo invisível dos microrganismos destacando a sua importância na manutenção do equilíbrio ecológico destacando a sua presença constante no cotidiano do ser humano.
Parte 3 - Stressores de preocupação emergente de origem antrópica
Compreender os principais fatores de stress químico de origem antrópica.
Reconhecer as principais metodologias para mitigar os efeitos da contaminação química e implementar uma avaliação de risco ambiental e da saúde humana. Explorar o conceito de “One Heath” proposta pela organização mundial da saúde (WHO).
Parte 4 - Diversidade e evolução das plantas
A abordagem ao Reino Plantae direcionada para o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida. Neste módulo será abordado o estudo da morfologia comparada e dos ciclos de vida das Embryophyta, com referência à estrutura vegetativa e aos órgãos reprodutores das plantas.