Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > M:DR > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Deteção Remota

Dados Gerais

Código Oficial: MA03
Sigla: M:DR

Diplomas

  • Mestrado em Deteção Remota (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Deteção Remota (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Computação para Deteção Remota

EGEO/CC4000 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram competências e conhecimentos de programação/computação científica que lhes permita desenvolver ferramentas e aplicações dedicadas às áreas de Deteção Remota (DR).

Estatística Aplicada às Ciências e Engenharia

M4108 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram:
a) conhecimentos sobre a recolha organizada de informação
b) técnicas e modelos estatísticos comummente usados no tratamento de dados do âmbito da Ciência e da Engenharia, e saibam aplicá-los adequadamente em R/SPSS 
c) capacidade para saber escolher e aplicar as técnicas e modelos estatísticos aprendidos a problemas concretos
d) espírito crítico e capacidade de interpretação dos resultados obtidos por aplicação das técnicas e modelos estatísticos aprendidos.

 

Fundamentos de Deteção Remota

EGEO4015 - ECTS

Esta UC visa introduzir os conceitos básicos de Deteção Remota (DR), que servirão de base para a frequência das UC específicas de DR, a partir do 2º semestre do 1º ano.

Pretende-se que os estudantes:

1) Adquiram os conhecimentos básicos sobre os princípios físicos da deteção remota, em particular sobre radiometria e interação da radiação com a atmosfera e a superfície terrestre.

2) Conheçam as enormes potencialidades da deteção remota na observação da Terra.

3) Conheçam as principais características das órbitas dos satélites de Deteção Remota.´

4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.

5) Conheçam as características específicas dos sensores de microondas versus sensores óticos e térmicos, vantagens e desvantagens de cada tipo.

Processamento Digital de Imagem

EGEO4016 - ECTS O objetivo desta unidade curricular é apresentar os principais conceitos e técnicas de Processamento Digital de Imagem (PDI) com ênfase nas imagens adquiridas por sensores de deteção remota.

Sistemas de Informação Geográfica

EGEO4019 - ECTS Bases teóricas necessárias para os estudantes lidarem com representações de dados cartográficos em ambiente computacional e para a utilização e implementação de um SIG.

Altimetria por Satélite

EGEO4027 - ECTS

Esta UC visa introduzir a técnica da Altimetria Radar (AR) por Satélite, as suas especificidades dentro da Deteção Remota e o seu enorme potencial de aplicação.

5Pretende-se ainda estimular o gosto dos estudantes pela Altimetria por Satélite e pela investigação nesta área.

Aplicações à Agricultura

EGEO/AGR4000 - ECTS

Esta UC apresenta os principais conceitos, técnicas e aplicações da deteção remota em agricultura de precisão numa perspetiva quer de inferência dos processos agronómicos quer de produção de informação espacio-temporal (mapeamento e monitorização).

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, os alunos devem estar aptos para:

  1. Assimilar os princípios e técnicas básicas utilizadas nas aplicações de deteção remota na agricultura de precisão
  2. Perceber o enorme potencial das técnicas de deteção remota para o desenvolvimento de processos agrícolas eficientes (económico e ambiental) e monitorização da agricultura numa ótica de agricultura de precisão;
  3. Demonstrar conhecimento sobre tópicos especializados de deteção remota apresentados no curso
  4. Analisar o uso de técnicas inovadoras de deteção remota para diversas aplicações agrícolas
  5. Criar soluções avançadas de deteção remota para aplicações agrícolas específicas
  6. Apresentar atitude inovadora para utilização da deteção remota para resolução de problemas agrícolas.
  7. Avaliar criticamente investigação sobre deteção remota aplicada
  8. Aplicar o conhecimento adquirido através de casos de estudo
  9. Competência para desenvolver investigação supervisionada num projeto e refletir sobre os resultados obtidos.
  10. Comunicar o resultado do projeto através de um relatório técnico-científico.

Aplicações à Biologia

EGEO4031 - ECTS

Pretende-se que:

1) Os alunos adquiram formação sobre as principais aplicações da Deteção Remota (DR) na área da Biologia.

2) Adquiram experiência na manipulação de dados dos principais satélites mais usados na área da biologia, usando diferentes tipos de software, em particular software open source.

Para esse fim, são apresentados vários exemplos de aplicações:

- Análise biogeográfica da herpetofauna ibérica.

- Análise da distribuição vertical da herpetofauna com dados DR de altimetria.

- Detecção de água.

- Detecção de poluição ambiental.

- Análise da conectividade da paisagem.

- Estudos de áreas vitais.

Aplicações à meteorologia e mudanças climáticas

EGEO4032 - ECTS

Pretende-se que os estudantes aprofundem os seus conhecimentos gerais sobre os conceitos fundamentais da deteção remota aplicados à observação da atmosfera, as suas técnicas e o processamento das imagens, assim como a sua aplicabilidade para previsão do estado do tempo, monitoramento de fenómenos naturais, impactos antropogénicos e alterações climáticas.

Aplicações costeiras

EGEO4028 - ECTS Esta unidade curricular aborda algumas bases teóricas relacionadas com as zonas costeiras, ministrando alguns conceitos de base para que posteriormente possam ser introduzidas diferentes aplicações em que se usam dados de deteção remota e técnicas de processamento de imagem para estudar problemas específicos associados às zonas costeiras. Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos necessários que lhes permitam realizar alguns tipos de processamentos de dados nesta área de atuação. Pretende-se ainda transmitir a importância da deteção remota para o estudo/monitorização das zonas costeiras

Aplicações florestais

EGEO4029 - ECTS

Esta UC apresenta os principais conceitos, técnicas e aplicações da deteção remota (DR) em  Ciências Florestais.

Pretende-se que os estudantes:

1) Adquiram os conhecimentos básicos sobre a composição do espaço florestal e de técnicas da DR que o permitam caracterizar e quantificar.

2) Conheçam as potencialidades da DR como ferramenta de criação de novos produtos (ex. cartas temáticas) que possam consistir um fim em si ou servir de informação (Layer) a outros projetos, nomeadamente em ambiente SIG (ex. carta de combustíveis para os índices de perigo de incêndio).

3) Usem os conhecimentos previamente adquiridos sobre processamento de imagem, em Aplicações Florestais.

4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponíveis e sejam capazes de identificar em que situações os podem aplicar.

5) Sejam capazes de usar dados de satélite para resolver problemas em Ciências Florestais.

Aplicações GNSS

EGEO4020 - ECTS Perceber os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS (Global Navigation Satellite Systems).

Cartografia

EGEO4017 - ECTS Esta UC apresenta os principais conceitos dos sistemas de coordenadas associados à produção de cartografia, e aos métodos de representação cartográfica tradicional e digital.

Interferometria SAR

EGEO4030 - ECTS Serão proporcionados aos alunos um conjunto de conceitos, técnicas e ferramentas fundamentais para serem capazes de monitorizar estruturas e/ou a crosta terrestre remotamente. São estudados os diversos aspetos relevantes associados à InSAR, contemplando todas as fases, desde a aquisição da informação até à obtenção e interpretação dos resultados decorrentes dos processamentos interferométricos. São objetivos específicos: Dotar os alunos dos conceitos básicos InSAR por satélite; Compreender as áreas de aplicação possíveis; Compreender e analisar os problemas de disponibilidade de dados de sensores específicos sobre a(s) área(s) de interesse e, a partir desta avaliação, determinar a viabilidade de um projeto de deteção de monitorização de deformações; Conhecer os sistemas SAR e os softwares de processamento disponíveis; Elaborar novas técnicas de deteção, processamento e/ou tratamento de dados e extração de informação e análise.

SAR oceano

EGEO4026 - ECTS Os objetivos desta unidade curricular incluem a compreensão dos fundamentos da teoria que permite explicar como se formam assinaturas de processos dinâmicos à superfície do oceano em imagens de radar SAR (Radar de Abertura Sintética). Serão abordados tanto os processos atmosféricos como oceânicos que são capazes de formar padrões e assinaturas distintas à superfície da água identificáveis nas imagens de radar SAR. No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de interpretar imagens de radar SAR e extrair alguns parâmetros quantitativos dessas imagens.

Seminários de Deteção Remota

EGEO4022 - ECTS

O objetivo desta UC é proporcionar aos estudantes um ciclo de Palestras sobre diversos temas de especialidade que não são abordados nas restantes UC do CE. Estas Palestras pretendem ser um complemento formativo e didático e serão proferidas predominantemente por especialistas, quer investigadores (nacionais ou estrangeiros que se desloquem ao Porto no âmbito de projetos. ou colaborações com o corpo docente do CE), quer profissionais de empresas com atividades ligadas à DR. Serão ainda convidados antigos alunos do Mestrado em Deteção Remota da FCUP, que funcionou entre 2000 e 2007, cuja atividade esteja Ligada a DR, com o fim de transmitir aos estudantes a sua experiência académica e profissional.

Sensores aéreos e Fotogrametria

EGEO4018 - ECTS Esta UC apresenta os principais conceitos relacionados com a aquisição, georreferenciação e extração de informação geométrica de imagens obtidas por câmaras aéreas e outros sensores, transportadas por aeronaves tripuladas ou por UAVs (veículos aéreos não tripulados).

Software de Deteção Remota e SIG

EGEO4021 - ECTS

Nesta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes adquiram competências e conhecimentos no âmbito do desenvolvimento computacional de novas ferramentas/aplicações nas áreas de deteção remota e SIG. Mais concretamente:

  1. Conhecer o ambiente gráfico do software a utilizar.
  2. Utilização de ferramentas orientadas para SIG e Deteção Remota.
  3. Adquirir formação acerca das bibliotecas geoespaciais e paradigmas de programação envolvidos.
  4. Automatização de algoritmos para processamento e análise de dados.

Dissertação

EGEO5000 - ECTS

A unidade curricular "Dissertação/ Estágio" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/ compreensão de um tema ou mais temas em específico abordados no mestrado.

A dissertação tem como principais objetivos permitir ao estudante desenvolver a sua capacidade de realizar trabalho de investigação científica, sob supervisão de um orientador e/ ou coorientador.

O estágio tem como objetivo aferir a capacidade dos estudantes para enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho em constante desenvolvimento e promover o enriquecimento curricular dos estudantes, tendo em vista a sua integração profissional junto das empresas com atividade em Deteção Remota e áreas afins.

.

Estágio

EGEO5001 - ECTS

A unidade curricular "Dissertação/ Estágio" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/ compreensão de um tema ou mais temas em específico abordados no mestrado.

A dissertação tem como principais objetivos permitir ao estudante desenvolver a sua capacidade de realizar trabalho de investigação científica, sob supervisão de um orientador e/ ou coorientador.

O estágio tem como objetivo aferir a capacidade dos estudantes para enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho em constante desenvolvimento e promover o enriquecimento curricular dos estudantes, tendo em vista a sua integração profissional junto das empresas com atividade em Deteção Remota e áreas afins.

.

Escrita científica e projeto de estágio

EGEO4033 - ECTS

Pretende-se que os estudantes:

1) Compreendam o que é fazer ciência.

2) Adquiram formação sobre o método científico.

3) Conheçam o processo de escrita de uma dissertação e de um artigo científico, submissão e revisão por pares.

4) Aprendam como efetuar comunicações orais e em painel.

5) Conheçam os problemas éticos no âmbito das publicações científicas, nomeadamente os relacionados com as autorias dos artigos

Os estudantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na escrita do seu projeto de dissertação/estágio.

Escrita científica e projeto de dissertação

EGEO4023 - ECTS

Pretende-se que os estudantes:

1) Compreendam o que é fazer ciência.

2) Adquiram formação sobre o método científico.

3) Conheçam o processo de escrita de uma dissertação e de um artigo científico, submissão e revisão por pares.

4) Aprendam como efetuar comunicações orais e em painel.

5) Conheçam os problemas éticos no âmbito das publicações científicas, nomeadamente os relacionados com as autorias dos artigos

Os estudantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na escrita do seu projeto de dissertação/estágio.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-28 às 22:11:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais