Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > M:MPRO > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Matemática para Professores

Dados Gerais

Código Oficial: 6341
Sigla: M:MPRO

Diplomas

  • Mestrado em Matemática para Professores (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Matemática para Professores (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Matemática e Ensino

CE4000 - ECTS O objetivo central da unidade curricular de Matemática e Ensino é criar um espaço de discussão e reflexão sobre aspetos fundamentais do ensino e aprendizagem da matemática com base na investigação em Educação Matemática que tem sido feita em Portugal e no mundo, com destaque para a investigação qualitativa realizada no nosso país. Em particular, as aulas desta unidade curricular procuram: 1) Proporcionar instrumentos e ferramentas para a análise e reflexão sobre situações de ensino-aprendizagem da Matemática com base nos contributos da investigação em Educação Matemática para a prática letiva e desenvolvimento profissional; 2) Proporcionar oportunidades para a compreensão do que está inerente à elaboração de um estudo de investigação em Educação Matemática, com especial ênfase na investigação qualitativa nesta área do conhecimento; 3) Desenvolver as capacidades de argumentação e reflexão, assim como capacidades de trabalhar tanto em cooperação como autonomamente; e 4) Desenvolver uma atitude de formação e desenvolvimento profissional constantes, e uma predisposição para o questionamento das suas próprias conceções e práticas letivas.

Tecnologias no Ensino da Matemática I

DID4015 - ECTS

- Utilizar um programa computacional ou uma calculadora cientifica para abordar problemas de cálculo simbólico e numérico e de esboço gráfico;

- preparar relatórios, exercícios, exames, apontamentos e apresentações com suporte na linguagem LaTeX.

Tópicos de História da Matemática

M4027 - ECTS

Tecnologias no Ensino da Matemática II

DID4016 - ECTS

- Utilizar software de geometria dinâmica no ensino e divulgação da matemática;
- Preparar páginas web interativas para o ensino e divulgação da matemática.
- Utilizar equipamento de projecção interactivo em sala de aula

Dissertação

M5010 - ECTS

Projeto

M5011 - ECTS

Seminário de Orientação

M5013 - ECTS

O Seminário de Orientação pretende complementar o início dos trabalhos de dissertação de cada estudante, cujos objetivos (e conteúdos programáticos) são definidos para cada um pelo respetivo orientador. Pretende-se que os estudantes agilizem a forma de fazer pesquisa bibliográfica, no sentido de selecionarem a informação importante para o desenvolvimento do seu projeto. 

Por outro lado, espera-se que os estudantes desenvolvam métodos de apresentação e discussão dos resultados que vão obtendo durante o desenvolvimento dos trabalhos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-23 às 03:34:26