Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:BCM > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Biologia Celular e Molecular

Dados Gerais

Código Oficial: 6022
Sigla: M:BCM

Diplomas

  • Mestrado em Biologia Celular e Molecular (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Biologia Celular e Molecular (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Culturas de Células

B4014 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre culturas de células (animais e vegetais) in vitro e respectivas aplicações práticas.

Diagnósticos Moleculares

B4016 - ECTS

Compreender os princípios básicos subjacentes aos diagnósticos moleculares Entender o quadro de situações em que se podem aplicar Dominar as principais técnicas e ferramentas de análise

Fisiologia Molecular da Célula

B4026 - ECTS

A Célula é a unidade fundamental da vida e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a Medicina moderna. O estudo da célula é também uma área em crescimento explosivo cujos avanços recentes levaram mesmo à redefinição de alguns dos paradigmas centrais da Biologia. O objetivo desta UC é abordar alguns processos celulares chave ao nível do estado da arte e da construção atual de novo conhecimento, transmitindo a grande complexidade molecular que a fisiologia da célula encerra, assim como o avanço das abordagens experimentais utilizadas no seu estudo.

Genética Forense

B4051 - ECTS

Compreender a aplicação da genética à resolução de problemas judiciais.
Dominar as formas de transmissão de informação entre o perito e o tribunal.
Conhecer e avaliar os problemas éticos e de deontologia profissional envolvidos na perícia genética. 
 

Laboratório em Microbiologia

B4029 - ECTS

Proceder a pesquisa bibliográfica e organização de um a base de dados bibliográficos.

Discussão de artigos científicos.

Aumentar o conhecimento de técnicas microbiológicas actuais.

Aprender a conceber, estruturar e realizar um trabalho laboratorial.

Organizar resultados obtidos e fazer um poster.

Escrever um manuscrito de um artigo científico.

Manipulação de DNA e Biologia Sintética

B4030 - ECTS

Fornecer conceitos avançados sobre manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, PCR, clonagem e suas aplicações na transformação genética de organismos, na perspectiva de obtenção de proteínas recombinantes. Utilização de ferramentas básicas de bioinformática no planeamento experimental para a obtenção de proteínas recombinantes (BLAST search, análise de sequências, optimização de genes, desenho de primers). Prática laboratorial incidindo em clonagem de genes em vectores de expressão adequados contendo tags e proteínas de fusão e transformação de estirpes bacterianas geneticamente adequadas. ”. Familiarização com análise de artigos científicos originais, lógica do desenho experimental e análise de dados. Treino em comunicação oral e escrita. Proporcionar os conceitos básicos e terminologia relacionada com Biologia Sintética.

Marcadores Moleculares: Porções Genómicas Recombinantes

B4035 - ECTS

Dominar o uso de marcadores genéticos recombinantes (autossómicos e cromossoma X) em contexto de aplicação forense.

Técnicas Avançadas de Microscopia

B4045 - ECTS

Esta unidade curricular de índole tecnológica pretende dar a conhecer técnicas de microscopia avançada; apresentar estratégias de biologia molecular que permitem estudar células vivas com recurso a proteínas fluorescentes; e permitir compreender a utilização de anticorpos para localizar proteínas nas células.

Análise in Silico de Genomas, Transcritomas e Proteomas

B4002 - ECTS

Introdução a ferramentas de Bioinformática na óptica do utilizador. Apresentação de “case-studies” interligados com projectos de investigação a decorrer, e enquadramento da abordagem “in silico” que cada caso requer. Contacto com grupos de investigação a trabalhar na área de Biologia.

Biologia Molecular das Plantas

B4009 - ECTS

 

A UC BMP visa abordar algumas das especificidades moleculares das plantas, quer no que respeita ao desenvolvimento e fisiologia celular característicos destes organismos, quer no que respeita às abordagens moleculares próprias para o seu estudo. São abordadas também as aplicações biotecnológicas potenciadas pelas ferramentas moleculares.

Biotecnologia em Reprodução Assistida

B4011 - ECTS

Fornecimento de bases teóricas e práticas na área da reprodução humana assistida que permitam ao aluno iniciar trabalho laboratorial supervisionado.

Evolução Molecular

B4024 - ECTS

Pretende-se que os estudantes compreendam conceitos chave na área da evolução molecular e que sejam capazes de os integrar de forma a proporem hipóteses de trabalho em função de questões científicas concretas. Devem ainda adquirir as competências inerentes à escolha das metodologias mais apropriadas para validar ou refutar as hipóteses numa perspectiva evolutiva.

Marcadores Moleculares: DNA Mitocondrial

B4033 - ECTS

Dominar o uso de marcadores genéticos do DNA mitocondrial em contexto de aplicação forense.

Microbiologia Molecular

B4036 - ECTS

Os objectivos da Microbiologia Molecular traduzem as competências específicas que se espera verem desenvolvidas nos alunos após a frequência de uma unidade curricular de 2º ciclo, e que são: - Planear, executar e interpretar experiências. - Familiarização com técnicas de rotina em microbiologia e biologia molecular (cultura de microrganismos, PCR, clonagem, electroforese em gel de agarose e de poliacrilamida, Western blot, sequenciação, entre outras). - Familiarização com bases de dados de informação genómica e proteómica e com ferramentas bioinformáticas (Blast, ClustalW, Primer3, entre outras). - Autonomia na pesquisa de bibliografia científica relativamente a uma determinada temática e utilizando as ferramentas de acesso livre como o PubMed do NCBI mas também as disponibilizadas na Biblioteca Virtual da UP, em particular a Web of Knowledge. - Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita. - Desenvolver a capacidade de síntese e atitude crítica.

Reprodução em Arabidopsis: uma Abordagem Molecular

BIOL4052 - ECTS

 

Os objectivos principais desta disciplina são fornecer aos alunos capacidade de lidar com todas as ferramentas bio-informáticas disponíveis para a planta que é considerada o modelo de estudo em biologia molecular.

 

Familiarizarem-se com técnicas avançadas de transformação de plantas, manuseamento de mutantes nulos simples e duplos e mutantes com genes marcados com diferentes tags. Recorrer a técnicas de emasculação e polinização de plantas, estudos semi in vivo do crescimento do tubo polínico e visualização de marcadores moleculares por microscopia de fluorescência e electrónica. Avaliação de resultados de Real Time-PCR e avaliação de resultados de microarrays.

 

Stress Oxidativo e Defesas Antioxidantes

B4043 - ECTS

- Identificar os fatores condicionantes da resposta ao stress e as vias de produção das espécies reativas de oxigénio.
- Descrever o sistema de defesa antioxidante enzimático e não enzimático e explicar a sua função fisiológica.
- Fornecer aos alunos conhecimentos sobre os processos fisiológicos e bioquímicos subjacentes aos danos causados por stresses abióticos e os mecanismos de adaptação e aclimatação das plantas e animais a essas situações de stress.
- Identificar estratégias para aumentar a tolerância dos animais e plantas a certos tipos de stress.
-Planear um ensaio ecotoxicológico para avaliar efeitos de stress oxidativo

Dissertação

B5010 - ECTS Para obtenção do grau de Mestre é necessária a apresentação de uma Dissertação

Estágio

B5003 - ECTS Para obtenção do grau de Mestre é necessária a apresentação e discussão em provas públicas de um Relatório de Estágio ou de uma Dissertação.

Projeto de Dissertação

B5001 - ECTS

A unidade curricular "Projecto de Dissertação" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do mestrado.
O estudante elaborará uma proposta de investigação sobre um tema na área de Biologia Celular e Molecular. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objectivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados no seu trabalho conducente à Dissertação.

Projeto de Estágio

B5000 - ECTS

A unidade curricular "Projecto de Estágio" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do mestrado. O estudante elaborará uma proposta de trabalho sobre um tema na área de Biologia Celular e Molecular. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objetivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-02-06 às 08:54:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias