Código Oficial: | 6022 |
Sigla: | M:BCM |
Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre culturas de células (animais e vegetais) in vitro e respectivas aplicações práticas.
Compreender os princípios básicos subjacentes aos diagnósticos moleculares Entender o quadro de situações em que se podem aplicar Dominar as principais técnicas e ferramentas de análise
A Célula é a unidade fundamental da vida e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a Medicina moderna. O estudo da célula é também uma área em crescimento explosivo cujos avanços recentes levaram mesmo à redefinição de alguns dos paradigmas centrais da Biologia. O objetivo desta UC é abordar alguns processos celulares chave ao nível do estado da arte e da construção atual de novo conhecimento, transmitindo a grande complexidade molecular que a fisiologia da célula encerra, assim como o avanço das abordagens experimentais utilizadas no seu estudo.
Compreender a aplicação da genética à resolução de problemas judiciais.
Dominar as formas de transmissão de informação entre o perito e o tribunal.
Conhecer e avaliar os problemas éticos e de deontologia profissional envolvidos na perícia genética.
Proceder a pesquisa bibliográfica e organização de um a base de dados bibliográficos.
Discussão de artigos científicos.
Aumentar o conhecimento de técnicas microbiológicas actuais.
Aprender a conceber, estruturar e realizar um trabalho laboratorial.
Organizar resultados obtidos e fazer um poster.
Escrever um manuscrito de um artigo científico.
Fornecer conceitos avançados sobre manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, PCR, clonagem e suas aplicações na transformação genética de organismos, na perspectiva de obtenção de proteínas recombinantes. Utilização de ferramentas básicas de bioinformática no planeamento experimental para a obtenção de proteínas recombinantes (BLAST search, análise de sequências, optimização de genes, desenho de primers). Prática laboratorial incidindo em clonagem de genes em vectores de expressão adequados contendo tags e proteínas de fusão e transformação de estirpes bacterianas geneticamente adequadas. ”. Familiarização com análise de artigos científicos originais, lógica do desenho experimental e análise de dados. Treino em comunicação oral e escrita. Proporcionar os conceitos básicos e terminologia relacionada com Biologia Sintética.
Dominar o uso de marcadores genéticos recombinantes (autossómicos e cromossoma X) em contexto de aplicação forense.
Esta unidade curricular de índole tecnológica pretende dar a conhecer técnicas de microscopia avançada; apresentar estratégias de biologia molecular que permitem estudar células vivas com recurso a proteínas fluorescentes; e permitir compreender a utilização de anticorpos para localizar proteínas nas células.
Introdução a ferramentas de Bioinformática na óptica do utilizador. Apresentação de “case-studies” interligados com projectos de investigação a decorrer, e enquadramento da abordagem “in silico” que cada caso requer. Contacto com grupos de investigação a trabalhar na área de Biologia.
A UC BMP visa abordar algumas das especificidades moleculares das plantas, quer no que respeita ao desenvolvimento e fisiologia celular característicos destes organismos, quer no que respeita às abordagens moleculares próprias para o seu estudo. São abordadas também as aplicações biotecnológicas potenciadas pelas ferramentas moleculares.
Fornecimento de bases teóricas e práticas na área da reprodução humana assistida que permitam ao aluno iniciar trabalho laboratorial supervisionado.
Pretende-se que os estudantes compreendam conceitos chave na área da evolução molecular e que sejam capazes de os integrar de forma a proporem hipóteses de trabalho em função de questões científicas concretas. Devem ainda adquirir as competências inerentes à escolha das metodologias mais apropriadas para validar ou refutar as hipóteses numa perspectiva evolutiva.
Dominar o uso de marcadores genéticos do DNA mitocondrial em contexto de aplicação forense.
Os objectivos da Microbiologia Molecular traduzem as competências específicas que se espera verem desenvolvidas nos alunos após a frequência de uma unidade curricular de 2º ciclo, e que são: - Planear, executar e interpretar experiências. - Familiarização com técnicas de rotina em microbiologia e biologia molecular (cultura de microrganismos, PCR, clonagem, electroforese em gel de agarose e de poliacrilamida, Western blot, sequenciação, entre outras). - Familiarização com bases de dados de informação genómica e proteómica e com ferramentas bioinformáticas (Blast, ClustalW, Primer3, entre outras). - Autonomia na pesquisa de bibliografia científica relativamente a uma determinada temática e utilizando as ferramentas de acesso livre como o PubMed do NCBI mas também as disponibilizadas na Biblioteca Virtual da UP, em particular a Web of Knowledge. - Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita. - Desenvolver a capacidade de síntese e atitude crítica.
Os objectivos principais desta disciplina são fornecer aos alunos capacidade de lidar com todas as ferramentas bio-informáticas disponíveis para a planta que é considerada o modelo de estudo em biologia molecular.
Familiarizarem-se com técnicas avançadas de transformação de plantas, manuseamento de mutantes nulos simples e duplos e mutantes com genes marcados com diferentes tags. Recorrer a técnicas de emasculação e polinização de plantas, estudos semi in vivo do crescimento do tubo polínico e visualização de marcadores moleculares por microscopia de fluorescência e electrónica. Avaliação de resultados de Real Time-PCR e avaliação de resultados de microarrays.
- Identificar os fatores condicionantes da resposta ao stress e as vias de produção das espécies reativas de oxigénio.
- Descrever o sistema de defesa antioxidante enzimático e não enzimático e explicar a sua função fisiológica.
- Fornecer aos alunos conhecimentos sobre os processos fisiológicos e bioquímicos subjacentes aos danos causados por stresses abióticos e os mecanismos de adaptação e aclimatação das plantas e animais a essas situações de stress.
- Identificar estratégias para aumentar a tolerância dos animais e plantas a certos tipos de stress.
-Planear um ensaio ecotoxicológico para avaliar efeitos de stress oxidativo
A unidade curricular "Projecto de Dissertação" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do mestrado.
O estudante elaborará uma proposta de investigação sobre um tema na área de Biologia Celular e Molecular. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objectivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados no seu trabalho conducente à Dissertação.
A unidade curricular "Projecto de Estágio" constitui uma oportunidade para o estudante evidenciar conhecimento/compreensão dos assuntos do mestrado. O estudante elaborará uma proposta de trabalho sobre um tema na área de Biologia Celular e Molecular. A proposta escrita deve incluir uma breve revisão da literatura, uma descrição dos objetivos, hipóteses a serem testadas, procedimentos a serem utilizados e uma análise dos resultados esperados.