Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > L:AP > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Dados Gerais

Código Oficial: 8258
Sigla: L:AP

Diplomas

  • Licenciatura em Arquitectura Paisagista (180 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Concurso especial - estudante internacional Concurso especial - estudante internacional 2 2015-07-01 a 2015-08-14
Maiores de 23 Maiores de 23 2 2015-07-01 a 2015-08-14
Mudança de curso (1º ano- 1º semestre /Outros anos) Mudança de curso 1º ano 1º semestre 1 2015-06-08 a 2015-08-10
Mudança de Curso Outros 3
Mudança de curso (1º ano- 1º semestre /Outros anos) Mudança de curso 1º ano 1º semestre 1 2015-06-08 a 2015-08-10
Mudança de Curso Outros 3
Mudança de curso (1º ano- 1º semestre /Outros anos) Mudança de curso 1º ano 1º semestre 1 2015-06-08 a 2015-08-10
Mudança de Curso Outros 3
Mudança de curso (1º ano- 1º semestre /Outros anos) Mudança de curso 1º ano 1º semestre 1 2015-06-08 a 2015-08-10
Mudança de Curso Outros 3
Outros cursos superiores Outros cursos superiores 2 2015-07-01 a 2015-08-14
Outros cursos superiores Outros cursos superiores 2 2015-07-01 a 2015-08-14

Unidades Curriculares

Desenho

AP100 - ECTS A Disciplina de Desenho ao promover a representação e o conhecimento do mundo visível e das imagens mentais através do registo gráfico manual, tem os seguintes objectivos:
- Desenvolver no estudante a capacidade de observação, a habilidade e o conhecimento do acto do desenho e a sensibilidade aos valores plásticos e estéticos;
- Criar condições para que o estudante enfrente o acto de projectar com agilidade espontaneidade e consciência;
- Estimular a presença no acto projectual de componentes não sistemáticas, simbólicas e poéticas.
- Promover a satisfação e o conhecimento da necessidade e do prazer da representação; da expressão do número e da medida; da memória visual da realidade exterior e interior.
- Reconhecer que o desenho é a expressão gráfica de uma intencionalidade que deve procurar a sua matriz na realidade exterior e no património do Desenho e da Arquitectura;
- Entender que se aprende a desenhar desenhando e desenhando-se, isto é, a intencionalidade do desenho está, também, na matriz que é o autor.

Biologia das Plantas

B121 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.

Elementos de Geologia

G112 - ECTS

 

Compreensão dos principais processos geológicos dinamizados por uma atividade global que integra a génese, composição e evolução do nosso Planeta, assumindo a Terra como um sistema no qual os processos ocorrem num ciclo interativo, envolvendo uma dinâmica interna e uma dinâmica externa cujos efeitos se manifestam na atmosfera, na biosfera e nos oceanos. Reconhecimento da importância do ambiente geológico que terá originado as primeiras formas de vida e das condições geológicas que mantêm a vida  no Planeta Terra. Consciencialização da importância da gestão dos recursos geológicos e da prevenção dos riscos naturais de natureza geológica.

 

Introdução ao Projecto em Arquitectura Paisagista I

AP111 - ECTS

A unidade curricular de Introdução ao Projecto em Arquitectura Paisagista I tem por objectivo iniciar o aluno no exercício do projeto em Arquitetura Paisagista. Através da definição de um conjunto de condicionantes de ordem variada, nomeadamente ecológicas, sociais e estéticas, aplicadas a um dado lugar, os alunos são introduzidos ao exercício do projeto valorizando-se a exploração da forma e da função e o conhecimento dos elementos da paisagem e forma de os manipular. Esta unidade curricular explora o conceito de jardim e paisagem. Valoriza também a compreensão do comportamento dos seres humanos entre si e os lugares. Ou seja, a vivência e a experiência do lugar/jardim estarão no centro da conceção de um conjunto de exercícios de projeto. 

Matemática I

M195 - ECTS

Pretende-se  que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, cálculo de determinantes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações. 

Diversidade das Plantas

B240 - ECTS

1. Compreensão da história e evolução da Botânica e dos principais sistemas de classificação dos vegetais 2. Apreender os conceitos de Taxonomia e Sistemática, Classificação e Nomenclatura Botânica 3. Percepção e compreensão dos principais tipos filosóficos que regem as diferentes escolas de pensamento taxonómico e principais diferenças entre as mesmas 4. Aquisição dos conhecimentos morfológicos necessários à descrição e estudo de taxa vegetais 5. Desenvolverem as competências taxonómicas mínimas que lhes permitam a identificação de plantas e a sua correcta preparação para herbário e outros tipos de colecções biológicas 6. Conhecer as grandes linhas evolutivas das plantas 7. Aquisição de conhecimentos sobre os grandes grupos vegetais, principais diferenças entre eles e sua evolução e caracterização. 8. Aquisição de conhecimentos sobre grupos de plantas de interesse ornamental. 9. Construir e utilizar chaves dicotómicas tal como gerir termos e conceitos de morfologia utilizados para a identificação de plantas vasculares.

Ecologia Geral

B140 - ECTS

Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.

Introdução ao Projecto em Arquitectura Paisagista II

AP112 - ECTS

 

  1. Desenvolvimento de competências de análise, interpretação e representação da paisagem.
  2. Aplicação das competências desenvolvidas, mencionadas em 1, num estudo de análise e interpretação da paisagem. 
  3. Dar continuidade à iniciação dos estudantes ao Projeto de Arquitetura Paisagista, através do desenvolvimento de competências ao nível do projeto de pequena escala; nomeadamente, conceptualização e zonamento do espaço de acordo com os princípios da arquitetura paisagista, modelação do terreno e aplicação de material vegetal.
  4. Aplicação das competências adquiridas, mencionadas em 3, na concepção de um jardim de pequena escala.

 

Urbanística

AP200 - ECTS

Biogeografia

B241 - ECTS

- Compreender o objecto e a importância contemporânea da Biogeografia.

- Compreender os impactos das alterações ambientais nos padrões globais e regionais da biodiversidade.

- Reconhecer e compreender a diversidade de biomas terrestres.

- Reconhecer e interpretar a biogeografia Europeia e nacional numa perspectiva hierárquica.

Pedologia e Hidrologia

G183 - ECTS

Parte I — Pedologia Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes. Conhecer os factores de formação do solo. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos. Parte II — Hidrologia Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.

Projecto - Técnicas de Construção

AP212 - ECTS

A UC é composta por aulas teóricas, aulas práticas de projeto (estúdios), e aulas teórico práticas de Desenho Assistido por Computador.

 1. Aquisição de  competências na execução de peças técnicas, desenhadas e escritas, constituintes do projeto de execução em Arquitetura Paisagista.

 2. Aquisição competências na manipulação de ferramentas de desenho assistido por computador, nomeadamente de  CAD 2D e CAD 3D.

Ecofisiologia Vegetal

B210 - ECTS

O objectivo básico do curso é que o aluno compreenda o modo como a anatomia está associada à função das plantas. Pretende-se ainda que o aluno adquira competências para identificar estruturas específicas a determinadas funções.
As plantas são organismos complexos e o curso explora aspectos que as tornam peculiares, centrando-se especialmente nos processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objectivo do curso que o aluno compreenda o modo como as plantas interactuam com o meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História da Arte

AP221 - ECTS

Desenvolver competências básicas em termos de análise e crítica de arte, com destaque para domínios artísticos, formas de expressão e produções que incidam sobre o objeto de exercício profissional do arquiteto paisagista;  Promover a articulação de conteúdos programáticos. 

Métodos em Cartografia Geológica

G124 - ECTS

Projecto - Vegetação em Espaço Urbano

AP311 - ECTS

Adquirir conhecimento em vegetação e espécies de plantas na paisagem urbana no âmbito da sua aplicação em projeto de arquitetura paisagista.

Agricultura I

AGR303 - ECTS

Botânica Florestal

B323 - ECTS

- Compreender e aplicar os diversos conceitos de floresta.

- Reconhecer a importância das florestas em várias escalas espaciais e temporais.

- Conhecer e interpretar a diversidade florestal em múltiplas escalas.

- Distinguir e valorizar as diversas funções e os múltiplos serviços dos espaços florestais.

- Compreender os modelos de gestão associados às diversas funções e serviços.

Projecto de Espaços Exteriores I

AP211 - ECTS

1. Desenvolver e consolidar competências no projeto de espaço público de pequena/média escala.

2. Desenvolver competências de levantamento e análise do lugar.

3. Desenvolver e consolidar competências de organização do espaço de acordo com critérios de optimização funcional, estética, ecológica e económica.

4. Desenvolver e consolidar competências no domínio do desenho sustentável.

5. Desenvolver competências na instrução de um projeto de Arquitetura Paisagista ao nível estudo prévio.  

6. Desenvolver e consolidar competências ao nível da comunicação gráfica.

7. Desenvolver e consolidar competências ao nível do desenho assistido por computador.

Técnicas de Gestão de Espaços Verdes

AP331 - ECTS

Os estudantes devem ficar aptos a aplicar o conhecimento técnico adquirido à prática da arquitetura paisagista em qualquer dimensão de ambiente profissional: conceção, instalação e/ou fiscalização, manutenção e gestão de espaços verdes.


Agricultura II

AGR304 - ECTS

Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.

Gestão de Espaços Exteriores

AP322 - ECTS

Identificar quais as operações culturais necessárias à manutenção de um espaço verde, adequadas a níveis estabelecidos de qualidade e de custos;

Reflectir sobre a importância relativa de uns trabalhos face a outros e saber estabelecer prioridades;

Desenvolver capacidade crítica face à forma em curso da gestão e manutenção de um espaço verde;

Saber realizar um plano de manutenção de um espaço verde pré-existente e um plano de manutenção para um espaço na fase de projeto;

Tomar consciência do impacto das ações de gestão e manutenção na evolução desse espaço verde e de como devem ser executadas de modo a se atingirem as intenções do projeto.

História da Arquitectura Paisagista

AP321 - ECTS

Com esta unidade curricular pretende-se dar a conhecer e debater os momentos fundamentais da evolução do desenho do espaço exterior de amenidade em relação com as épocas históricas e com os diferentes contextos geográficos e culturais. Para além do seu interesse para o entendimento da história da profissão, é objetivo desta UC constituir uma base fundamental do conhecimento necessário para o desenvolvimento futuro de competências para a crítica da paisagem e para a recuperação efetiva de paisagens de valor histórico.

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de conhecer e identificar as diferentes etapas da história da Arquitetura Paisagista, protagonistas e obras paradigmáticas; reconhecer as tipologias formais da Arte Paisagista nos diferentes períodos da História e saber identificar o contexto geográfico, social, económico e artístico-cultural que está na base dessas formas, nomeando as eventuais influências que recebeu de períodos passados e as que veio a produzir posteriormente.

Introdução ao Ordenamento do Território

AP332 - ECTS

O IOT privilegia o conhecimento de: 1) a disciplina da Ecologia da Paisagem como suporte do exercício do ordenamento do território na perspetiva da Arquitetura Paisagista, 2) o conceito do desenvolvimento sustentável e 3) contempla ainda uma breve introdução ao corpo legal do exercício do ordenamento do território em Portugal.

Projecto de Espaços Exteriores II

AP312 - ECTS

Conceber e pormenorizar a organização e o desenho do espaço exterior de proximidade (exº. pequenos parques, jardins, praças ajardinadas e estruturas verdes de pequena escala - até 3 ha) de acordo com princípios de optimização ambiental e ecológica, de inclusão social e de qualidade estética da paisagem.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-15 às 23:38:59