Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início >
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Oficinas de Mecânica e Electrónica
do Departamento de Física e Astronomia






As oficinas do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto têm capacidade de conceção e execução de inúmeros projetos de mecânica ou eletrónica realizados por pessoal altamente qualificado, prestando apoio essencial às atividades letivas e de investigação.

A Oficina de Mecânica está especialmente vocacionada para o aconselhamento na conceção, projeto e posterior fabrico de peças, dispositivos e equipamentos específicos que satisfaçam os requisitos de estudantes, docentes e investigadores, podendo ocasionalmente fabricar em série peças cujo protótipo tenha sido desenvolvido em parceria. A oficina está apta a processar uma grande variedade de materiais (metais, madeira, acrílico, teflon e PVC) e utilizando diferentes técnicas de maquinação e processamento. A Oficina está implantada numa área total superior a 200m2, onde estão instalados vários equipamentos dos quais se destacam os tornos mecânicos, fresadoras, furadoras, máquinas de corte, quinadeira, calandra e prensa, máquina de polimento por jato de areia e equipamento para soldadura TIG, MIG e a oxiacetileno, de entre outros.

A Oficina de Electrónica realiza projectos de electrónica e instrumentação de raiz bem como reparações deste tipo de equipamentos. Presta ainda apoio na resolução de problemas associados com equipamentos informáticos (hardware). A oficina está equipada com equipamentos para a produção de placas de circuito impresso bem como de uma gama diversa de equipamentos de teste e medição (multímetros, osciloscópios, fontes de sinal, DAQ, etc)


Regulamento e acesso

As oficinas executam trabalhos para qualquer Departamento da FCUP, unidades de investigação da Faculdade de Ciências, Unidades Orgânicas da Universidade do Porto e entidades externas à Universidade do Porto mediante requisição e de acordo com o respetivo regulamento. Os custos dos trabalhos são imputados  em função da mão-de-obra e dos materiais gastos na respetiva execução e de acordo com uma tabela aprovada anualmente. O cálculo do custo da mão-de-obra é efetuado em função da função da categorização da entidade requisitante (ver tabela abaixo) e do valor base do custo/hora.

O custo de mão-de-obra base para ambas as oficinas é de 16,5¤/hora. O custo final é calculado multiplicando o custo de mão-de-obra base por um fator multiplicativo que depende da afiliação do utilizador (Classe definida no ponto 2 do regulamento) e de acordo com a tabela seguinte:
Classe do utilizadorFactor multiplicativo
11,00
21,25
31,45
41,65

Requisição de trabalhos

As oficinas  executam os trabalhos requisitados apenas após a requisição ter sido executada em formulário próprio e assinada. Devido à natureza do trabalho a efetuar é muitas vezes impossível determinar à priori o tempo de mão-de-obra de execução de determinados trabalhos. Caso o tempo não seja fornecido ao requisitante, este aceita que este valor seja apenas fornecido posteriormente.

Os trabalhos são efetuados por ordem de requisição. No entanto esta regra pode ser alterada sem informação prévia caso haja necessidades de prestação de apoio a aulas, estudantes de mestrado e doutoramento.

As requisições terão de ser efetuadas presencialmente na oficina respetiva dentro do horário de expediente, utilizando os formulários fornecidos para o efeito. Ao efetuar o pedido os utilizadores assumem a aceitação do regulamento e regras de utilização das oficinas do DFA e declaram como verdadeiras todas as informações nele contidas, nomeadamente relativas ao enquadramento do requisitante e destinatário(s) do trabalho efetuado.


Contactos

As oficinas  podem ser contactadas pelo seguinte email: dfa.oficinas@fc.up.pt



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2021-09-29 I  Página gerada em: 2021-12-07 às 00:51:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais