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Fisiologia das Plantas

Código: BIOL1010     Sigla: BIOL1010     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:BQ 107 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Armando Jorge Gomes Teixeira Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,85
Práticas Laboratoriais: 1,85
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,85
Armando Jorge Gomes Teixeira 1,846
Práticas Laboratoriais Totais 6 11,10
Cristiano Fortuna Soares 2,769
Armando Jorge Gomes Teixeira 2,923
Maria João de Araújo Martins 3,538
Ana Margarida Gonçalves Campilho 1,846

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular (UC) Fisiologia das Plantas tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interatuam com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.

Resultados de aprendizagem e competências

A frequência da UC deverá permitir aos estudantes terem competência e capacidade para:

  • Compreender a importância das plantas na sociedade atual;
  • Compreender noções gerais da estrutura e desenvolvimento das plantas
  • Mostrar conhecimento sobre a importância da água para o crescimento e desenvolvimento vegetal;
  • Explicar os sistemas de transporte na planta e como são regulados;
  • Explicar como as plantas detetam e respondem a alterações na qualidade e quantidade de luz;
  • Compreender os processos envolvidos no processo de floração;
  • Reconhecer quais os nutrientes minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, mobilidade e função;
  • Mostrar conhecimento sobre as fitohormonas e a sua importância como fatores de crescimento e sinais endógenos mediadores na resposta a stresses e a alterações sazonais;
  • Reconhecer os principais fatores de stresse abiótico a que as plantas estão expostas;
  • Compreender como as plantas respondem a stresses bióticos, como patogénicos, herbivoros e plantas parasitas.
  • Reconhecer as potencialidades da biotecnologia vegetal. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


PROGRAMA TEÓRICO


  • Compreensão da importância do estudo das plantas no mundo global.

  • Breves noções de estrutura e desenvolvimento das plantas

  • Equilíbrio hídrico nas plantas. Conceito de potencial hídrico e comportamento osmótico das células. 

  • Mecanismo de controlo do funcionamento dos estomas e sinais ambientais de regulação. 

  • Translocação no floema: teoria do fluxo em massa.

  • Fotomorfogénese mediada pela luz vermelha e azul. Fitocromo: propriedades e funções ecológicas. Adaptação das plantas a alterações na qualidade da luz.

  • Fisiologia da floração. Conceito e influência dos fatores ambientais.

  • Nutrição mineral. Definição e classificação dos nutrientes. Culturas sem solo. Relação entre a função e mobilidade dos nutrientes e sintomatologia de carência nutricional. Métodos histoquímicos e bioquímicos para diagnose de carência nutricionais. Disponibilidade e movimento dos nutrientes no solo. Absorção e transporte dos nutrientes na raíz e na planta. 

  • Crescimento e desenvolvimento das plantas e sinais internos e ambientais. As hormonas como sinais integradores do desenvolvimento: auxinas, citocininas, giberelinas, etileno, ácido abscísico, brassinoesteróides e estrigolactonas. Outras moléculas sinal: jasmonatos e ácido salicílico.

  • Resposta das plantas a stresses bióticos: agentes patogénicos, herbívoros e plantas parasitas.

  • Respostas das plantas a stresses abióticos e fatores que determinam essas respostas.

  • Noções fundamentais sobre culturas de células vegetais. Aplicações da biotecnologia vegetal.





 

Bibliografia Obrigatória

Taiz Lincoln 340; Plant physiology and development. ISBN: 9781605352558
Lincoln Taiz; Plant physiology and development. ISBN: 9780197577240

Bibliografia Complementar

Buchanan Bob B. 340; Biochemistry & molecular biology of plants. ISBN: 9780470714218
Taiz Lincoln; Plant physiology. ISBN: 9780878935659
Raven Peter H.; Biology of plants. ISBN: 978-1-57259-041-0

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca Central da FCUP (ed. FC1). Serão ainda disponibilizados elementos complementares de estudo pelos docentes da unidade curricular.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de natureza expositiva-interrogativa apoiadas em projeções de PowerPoint.
Aulas práticas que proporcionam a aquisição de competências específicas, designadamente as que resultam da execução de trabalhos práticos laboratoriais.

A calendarização das aulas práticas, bem como o conjunto de procedimentos para cada trabalho laboratorial, estão disponíveis para os estudantes na página web da UC.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 93,00
Trabalho laboratorial 7,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 112,00
Frequência das aulas 48,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aulas práticas são de frequência obrigatória (presença mínima em 75% das aulas).

Os estudantes trabalhadores podem ser dispensados da frequência das aulas práticas, mas terão de realizar um exame complementar de índole prática com o objetivo de demonstar que possuem os conhecimentos e competências exigidas na UC.

No corrente ano letivo (2024/25) é concedida dispensa das aulas práticas apenas a estudantes que tenham frequentado as aulas práticas no ano letivo 2023/24.

Fórmula de cálculo da classificação final

s estudantes têm de optar por uma modalidade de avaliação de conhecimentos: 
I. Exame final OU II. Avaliação distribuída (frequências).

I. Exame final escrito (componente teórica e componente teórico-prática)

- Exame teórico (T), 20 valores
- Exame teórico-prático (TP), 16 valores
- Apresentação e discussão de um trabalho prático, a definir, realizado durante as aulas práticas (AP), 4 valores

Notas Mínimas: exame T - 8 valores
                       exame TP - 6,5 valores

Nota Final – [2T+(TP+AP)]/3

II. Avaliação distribuída (frequências)

- 2 Avaliações teóricas (FT1 e FT2), cada 20 valores.
- Exame teórico-prático (TP), 16 valores
- Apresentação e discussão de um trabalho prático durante as aulas práticas (AP), 4 valores.
 
- Nota Final – [2(média FT1+FT2)(TP+AP)]/3

Notas Mínimas: avaliações teóricas (FT1 e FT2) - 8 valores
                       exame TP - 6,5 valores

A 1ª frequência será realizada a meio do semestre. A 2ª frequência será realizada no dia do exame da unidade curricular da época normal.

A aprovação é obtida com nota final na UC de 9,5/20 valores

Provas e trabalhos especiais

Apresentação e discussão de trabalho prático atribuído (4 valores). 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores no caso de não frequentarem as aulas práticas, terão de realizar um exame complementar de índole prática com o objetivo de demonstar que possuem os conhecimentos e competências exigidas na UC.

Melhoria de classificação

Para melhoria de nota final o aluno necessita de requerer nova prova de exame, de acordo com a legislação vigente relativa ao assunto.

Observações

Professor Coordenador - Fernanda Fidalgo

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