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Aquisição e Análise de Dados em Ecologia e Ambiente

Código: B/AMB4004     Sigla: B/AMB4004     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia/Ambiente

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ecologia e Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EA 18 PE Mestrado em Ecologia e Ambiente 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Eduardo Malheiro Magalhães Esteves Formigo Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina pretende dar aos alunos uma compreensão aprofundada dos vários processos de aquisição e análise de dados nas áreas científicas da ecologia e do ambiente, bem como dos princípios epistemológicos por detrás desses processos.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deve ser capaz de planear e executar um processo de procura e tratamento de informação relativa a um dado problema, quer se trate de fazer essa procura em bases de dados, quer de planificar a recolha de informação original sobre esse mesmo tema (no laboratório, no campo, etc.). O aluno deve ser capaz de perceber as consequências que as escolhas feitas, ao nível do planeamento da amostragem e da definição do tipo de variáveis a recolher, terão nas possibilidades de análise posterior das mesmas, e no tipo de resultados que poderá vir a obter dessa análise. O aluno deve ser capaz de escolher a (ou as) ferramenta de análise de dados que melhor se adapta ao tipo de dados que possui e à hipótese de trabalho que pretende testar. O aluno deve ser capaz de utilizar os principais programas disponíveis no mercado para efectuar as tarefas anteriores.

Os resultados da aprendizagem levada a cabo no âmbito da disciplina traduzem-se no desenvolvimento das competências atrás referidas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

MÓDULO I - Obtenção, Organização e Apresentação de Informação em Ecologia:

1 - Conhecimento Científico: Conhecimento; a sua distinção dos Conhecimentos Empírico, Filosófico e Teológico. A actividade científica: níveis de explicação formal; limites da actividade científica.

2 - O Método Científico. Processos do Método Científico: Observação, Hipótese; Experimentação, Indução, Dedução, Análise e Síntese, Teoria.

3 - Organização e apresentação de uma tese ou de um relatório de Investigação.

4 - Fontes de Informação Convencionais (Publicações Não Periódicas e Periódicas)

5 - Pesquisa de Informação na Internet (Ferramentas e Estratégias de Pesquisa)

6 - Apresentação de Trabalhos Científicos (exemplos práticos)

7 - Organização e apresentação de Projectos, o modelo FCT.

MÓDULO II - Análise de dados:

1 - Tipos de dados em ambiente e ecologia: qualitativos (não ordinais e ordinais); quantitativos.

2 - A amostragem em ambiente e ecologia: enviesamentos e selectividade. Amostragem aleatória.

3 - As medidas de tendência central (média, mediana, moda)

4 - A noção de grau de liberdade.

5 - As medidas de dispersão (variância, desvio padrão, coeficiente de variação, equitabilidade, percentis e quartis, intervalo de variação)

6 - O enviesamento e o achatamento de uma distribuição.

7 - As representações gráficas: histogramas, gráficos de barras, "box-and-whisker plots", gráficos circulares, diagramas de dispersão.

8 - As transformações de dados: lineares (soma, subtracção, multiplicação e divisão); não lineares (raiz quadrada, logaritmos)

9 - As probabilidades: definição.

10 - Distribuições discretas (binomial, multinomial; binomial negativa).

11 - Distribuições contínuas (normal centrada e reduzida).

12 - A distribuição de amostragem de um parâmetro. O intervalo de confiança.

13 - A inferência estatística. Erros de tipo I e de tipo II. O nível de significância.

14 - Testes paramétricos: o teste F; o teste t; o teste do qui-quadrado.

15 - Testes não paramétricos: o teste U de Mann-Whitney; o teste de Kolmogorov-Smirnov

16 - A ANOVA a um critério de classificação. A ANOVA não paramétrica de Kruskal-Wallis.

17 - A correlação. O coeficiente de correlação paramétrico de Pearson. O coeficiente de correlação não paramétrico de Spearman.

18 - A regressão linear. Variáveis dependentes e independentes. O método dos mínimos quadrados. O coeficiente de determinação.

19 - A estatística multivariada: introdução à classificação numérica e à ordenação em espaço reduzido.

20 - A classificação numérica: os coeficientes de "simple matching" e de "Jaccard". O problema das duplas ausências. A distância euclidiana. O método UPGMA. Os dendrogramas.

21 - A ordenação em espaço reduzido: as transformações de dados. Referência à técnica PCA. "Scree plot" e percentagem da informação total retida em cada eixo. A interpretação dos gráficos biplot.

22 - Desenho experimental: O que é uma experiência? Significância estatística vs relevância biológica. Definição da unidade experimental. Amostragem (erros, teorema do limite central). Controlos, aleatoriedade, replicação, ensaios "cegos". Análises de poder e tamanho amostral. Enviesamento(s). Tipos de desenhos experimentais.

23 - Simulação em estatística.

24 - Reprodutibilidade de uma experiência científica.

Bibliografia Obrigatória

Cervo Amado Luiz; Metodologia científica. ISBN: 85-346-0521-1
Carvalho J. Eduardo; Metodologia do trabalho científico. ISBN: 972-592-147-X
Fowler Jim; Practical statistics for field biology. ISBN: 0-471-98296-2
Quinn G. P. Gerald Peter 1956-; Experimental design and data analysis for biologists. ISBN: 978-0-521-00976-8
Logan Murray; Biostatistical design and analysis using R. ISBN: 978-1-4051-9008-4
Pedrosa António Carvalho; Introdução computacional à probabilidade e estatística. ISBN: 972-0-06056-5
Pestana Maria Helena 1958- 070; Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-297-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas com apresentação de slides e análise de casos de estudo.

Aulas práticas, com utilização de computador, para resolução de exercícios utilizando os programas mais comuns na área da consulta de bases de dados em ecologia e ambiente.

Aulas práticas, com utilização de computador, para resolução de exercícios utilizando os programas mais comuns na área da análise de dados em ecologia e ambiente (Excel; Past3; XLS6).

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 42,00
Total: 42,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas da disciplina nos termos da legislação e dos regulamentos em vigor.

Obtenção de classificação mínima (9,5 valores na escala de 0 a 20 valores, nos termos dos regulamentos em vigor) no exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico – 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é feita, nos termos da lei e dos regulamentos em vigor, por exame final.

Observações

Os estudantes que não dominem a língua portuguesa poderão ser sujeitos a uma avaliação alternativa.

Não haverá provas orais.

A UC poderá eventualmente funcionar em regime e-learning.
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