Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > BIOL4015
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Biologia da Reprodução

Código: BIOL4015     Sigla: BIOL4015

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:BCM 0 Plano de Estudos Oficial 1 - 3 21 81
M:BFBP 10 Plano de Estudos M:BFBP_2015_2016 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Vieira de Almeida Coimbra Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Sílvia Vieira de Almeida Coimbra 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 

Os objectivos principais desta disciplina são fornecer aos alunos capacidade de lidar com todas as ferramentas bio-informáticas disponíveis para a planta que é considerada o modelo de estudo em biologia molecular.

Familiarizarem-se com técnicas avançadas de transformação de plantas, manuseamento de mutantes nulos simples e duplos e mutantes com genes marcados com diferentes tags. Recorrer a técnicas de emasculação e polinização de plantas, estudos semi in vivo do crescimento do tubo polínico e visualização de marcadores moleculares por microscopia de fluorescência e electrónica. Avaliação de resultados de Real Time-PCR e avaliação de resultados de RNA-seq.

Os alunos ficarão preparados para fazerem estágio em qualquer laboratório de Biologia Molecular assim como ficarão a par dos resultados mais recentes em Biologia da Reprodução de Plantas.

 

Resultados de aprendizagem e competências


Os alunos ficarão preparados para fazerem estágio em qualquer laboratório de Biologia Molecular assim como ficarão a par dos resultados mais recentes em Biologia da Reprodução de Plantas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

 

 

O programa desta disciplina tem por objetivo dar a conhecer aos alunos o estado do conhecimento atual sobre a biologia da reprodução em Arabidopsis e noutras espécies importantes. Os alunos serão integrados nas linhas de investigação dos docentes responsáveis, cujos projetos e colaborações científicas estão relacionados com a temática apresentada.

No momento, os alunos estarão envolvidos na temática dos processos de sinalização durante a interação do pólen com o pistilo, temática presente no projecto europeu Marie Curie, SexSeed, onde os alunos terão acesso aos mais recentes resultados obtidos por todo o consórcio, relacionados com a reprodução sexual das plantas http://www.fc.up.pt/sexseed/. Terão ainda disponíveis todos os resultados dos projetos nacionais FCT, a decorrer no laboratório.

Os alunos beneficiarão ainda dos recursos materiais e equipamento do grupo, de todo o conhecimento já obtido e publicado em revistas científicas.

Bibliografia Obrigatória

Scott R. J. Rod J. 340; Molecular and cellular aspects of plant reproduction. ISBN: 9780521455251

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Avaliação contínua durante a execução do módulo, pela participação, pontualidade, integração na equipa, autonomia, motivação, organização do tempo de trabalho, iniciativa, rigor, e capacidade de síntese. Relatório escrito de acordo com os moldes de um artigo científico, sobre um dos trabalhos práticos executados e uma apresentação oral, sobre um dos temas abordados.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Prova oral 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os alunos obtêm frequência, frequentando 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final


Participação + Relatório (até 10 valores) + Apresentação (até 10 valores)  = 20 valores

Melhoria de classificação

O aluno pode melhorar a nota do relatório escrito
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-06 às 19:41:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias