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Programação I

Código: CC1015     Sigla: CC1015     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aZbMTCXGk6uJRw1eBerJXeu0gcGu189cjR7NpJzLlOWk1%40thread.tacv2/conversations?groupId=9fa2cb72-4fe7-41e8-8593-bc89c4064571&tenantId=b7821bc8-67cc-447b-b579-82f7854174fc
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:M 121 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bruno Serra Loff Barreto Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Bruno Serra Loff Barreto 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 4 8,00
Bruno Serra Loff Barreto 2,00
João Luis Alves Barbosa 4,00
João Pedro Gonçalves Dionísio 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreensão do que é a actividade de programação.

Programação com vários tipos de dados: números, valores Booleanos, tuplos, listas, strings, diccionários e conjuntos.

Utilização do IDE pycharm, inclusivé debugging.

Conhecer e saber aplicar o algoritmo breadth-first search em diversas situações.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim do curso, o aluno deve:

Compreender o que é a actividade de programação.

Saber programar com vários tipos de dados: números, valores Booleanos, tuplos, listas, strings, diccionários e conjuntos.

Saber utilizar o IDE pycharm, inclusivé debugging.

Conhecer e saber aplicar o algoritmo breadth-first search em diversas situações.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Introdução à programação. Programação com números, com valores de verdade, condicionais, ciclos, codificação com números, tuplos, listas, strings, dicionários, e conjuntos.

Tópicos especiais: Programação com gráficos turtle (incl. callbacks). Funções recursivas. Depth-first-search.

Bibliografia Obrigatória

Peter Wentworth, Jeffrey Elkner, Allen B. Downey, and Chris Meyers; How to Think Like a Computer Scientist (http://openbookproject.net/thinkcs/python/english3e)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica, com análise e discussão de problemas e programas.
Aulas práticas para resolução de exercícios em laboratório, incluindo utilização de ferramentas de avaliação automática para programas. 

Software

Pycharm Community Edition

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 50,00
Estudo autónomo 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não há frequência obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Haverá um teste e um exame. A nota final será 50% * Nota do teste + 50% * Nota do exame final. O teste e o exame terão uma componente de programação que será avaliada automáticamente.

Provas e trabalhos especiais






Trabalho de estágio/projeto






Avaliação especial (TE, DA, ...)






Melhoria de classificação

Possível na segunda época. Possível fazer melhoria a sómente um ou a ambos os componentes (teste e exame).


Observações




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