Opção Disciplinar-Trabalho de Investigação
Ocorrência: 2019/2020 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os estudante podem optar por frequentar com aprovação uma unidade curriclar nas áres de
Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica de 6 ECTS no âmbito de cursos de doutoramento ou de formação avançada, desde que considerada adequada pela Comissão Cientifica do Programa Doutoral
ou pode ser substituida
por um trabalho de investigação ou estágio de investigação cientifica em termos aprovados pela Comissão Cientifica do Programa Doutoral. Trabalho de investigação ou trabalho de estágio pode ser apresentado em um de quatro formatos:
- trabalho de investigação teórica ou empirica nas áres de Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica.
- artigo cientifico teórico ou empirico nas áres de Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica.
- trabalho apoiado apenas em análise documental na temática de uma das áreas: Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica.
- trabalho com profunda revisão de literatura e sempre com uma secção referente a trabalhos de investigação nacionais e internacionais na temática de uma das áreas: Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica.
Resultados de aprendizagem e competências
Desenvolver competências de pensamento critico e de resolução de probelmas.
Saber recolher, analisar e interpretar os resultados de uma investigação científica.
Conhecer a estrutura de artificos científicos na área do programa doutoral.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimento científico básico ao nível da licenciatura, numa área específica do programa doutoral.
Programa
Os conteúdos programáticos serão congruentes com o tema proposto pelo estudante e aceite pelo docente, e pela Comissão Cientifica do Curso.
Bibliografia Obrigatória
Bucchi Massimiano, 1970- 340;
Routledge handbook of public communication of science and technology. ISBN: 9780415834612
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Leitura crítica de artigos científicos e outra literatura relevante, além da realização de trabalho de recolha e análise de dados caso necessário. Os estudantes são encorajados a apresentar os seus trabalhos em revistas e/ou congressos da especialidade.
A avaliação do trabalho efetuado pelo estudante é feita por um júri constituído pelo orientador, eventual coorientador e por um outro docente ou investigador da FCUP.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
50,00 |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência, o estudante terá de apresentar um trabalhoe ter classificação superior ou igual a 10 valores pelo júri da unidade curricular,
ou obter aprovação
numa unidade curriclar nas áres de Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica de 6 ECTS no âmbito de cursos de doutoramento ou de formação avançada, desde que considerada adequada pela Comissão Cientifica do Programa Doutoral.
Fórmula de cálculo da classificação final
100% do relatório/artigo apresentado.
Observações
Bibliografia principal:
Bauer, M. (2000) “Science in the Media’ as a Cultural Indicator: Contextualizing Surveys with Media Analysis’ in Dierkes, M. & von Grote, C. (eds.) (2000) Between Understanding and Trust. The Public, Science and Technology, Amsterdam: Harwood, pp. 15878.
Bucchi, M & Trench, B (eds) (2008) Handbook of Public Communication of Science and Technology, London & New York: Routledge.
Bucchi, M. (1998) Science and the Media: Alternative Routes in Scientific Communication, London: Routledge.
European Commission (2004) ‘Guide to Successful Communications’,
http://europa.eu.int/comm/research/sciencesociety/sciencecommunication/index_en.htm.
Friedman, S., Dunwoody, S. & Rogers, C. (eds.) (1986) Scientists and Journalists: Reporting Science as News, New York: Free Press.
Esta bibliografia poderá ser completada por outra fornecido pelo orientador.