Código: | EC611 | Sigla: | EC611 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ensino das Ciências |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Educação e Divulgação das Ciências |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
PDEDC | 11 | PE PD em Ensino e Divulgação das Ciências | 1 | - | 9 | 35 | 243 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
João Carlos de Matos Paiva | Regente |
Teorico-Prática: | 2,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 2 | 5,00 |
João Paulo de Sousa Cabral | 0,50 | ||
Jorge Paulo Mauricio de Carvalho | 0,50 | ||
José Carlos de Sousa Oliveira Santos | 0,50 | ||
Orfeu Bertolami Neto | 0,50 | ||
Clara Maria da Silva de Vasconcelos | 0,50 | ||
João Carlos de Matos Paiva | 1,50 |
Módulo Filosofia da Ciência
Compreender a natureza da ciência na idade média, na idade moderna e na idade contemporânea.
Compreender e analisar diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.
Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.
Discutir sobre a importância da natureza da ciência no Ensino das Ciências.
Módulo História da Biologia
Estudar as grandes linhas da evolução do pensamento biológico, da Antiguidade até ao Iluminismo.
Analisar as interacções entre as ciências biológicas e as outras ciências e a sociedade.
Módulo História da Geologia
Discutir as grandes controvérsias geológicas.
Analisar a História da Geologia presente nos currículos nacionais e manuais escolares.
Módulo de História da Matemática
Familiarizar os estudantes com elementos da história da Matemática.
Módulo de História da Astronomia
Caracterizar, sob uma perspectiva histórica, a forma como ao longo dos tempos o Homem foi adquirindo conhecimentos de carácter astronómico
Perceber a importância e o papel de relevo que a Astronomia em geral, e a Cosmologia em particular, sempre assumiram na evolução histórica e cultural da humanidade, e no desenvolvimento das civilizações
Compreender que as questões cosmológicas variam de época para época e de cultura para cultura, mas que todos os povos pretendem encontrar uma certa ordem para o Universo de forma a torná-lo compreensível ao espírito humano
Enquadrar as origens da astronomia e da cosmologia modernas numa situação histórica de revolução cultural, a qual tem trazido novos conceitos científicos às ferramentas fisico-matemáticas utilizadas.
Módulo de História da Química
Analisar a perspetiva evolutiva da História da Química e das consequências para o seu ensino e divulgação.
Compreender os grandes marcos, nomes e acontecimentos relevantes na História da Química.
Reconhecer a importância e o papel de relevo da alquímica, enquanto atividade pré química.
Refletir sobre a química como ciência central à luz de um filosofia de ciência contemporânea.
Módulo História da Física
Familiarizar os estudantes com elementos da história da ciência na sua vertente física
Conhecer e analisar criticamente contribuições históricas e da filosofia da ciência na construção do conhecimento científico e analisar o seu reflexo no ensino das ciências.
Módulo Filosofia da Ciência
Empirismo e racionalismo.
Positivismo e pós-positivismo.
Conceções de ciência e enquadramento categorial.
Conceções contemporâneas sobre a natureza da ciência.
A tese refutacionista de Karl Popper.
A tese dos paradigmas de Thomas Khun.
A tese dos programas de investigação científica de Imre Lakatos.
A tese das tradições investigadoras de Larry Laudan.
Contribuições históricas e epistemológicas na construção do conhecimento científico
Alguns tópicos sobre ciência e religião
A natureza da ciência no Ensino das Ciências
Módulo História da Biologia
Introdução ao estudo da história da biologia. Fontes de estudos. Fontes primárias e fonts secundárias.
Os grandes naturalistas da Antiguidade.
A biologia no Renascimento. Novos olhares sobre a história natural.
A expansão ultramarina ibérica e os novos conhecimentos botânicos.
Evolução da nomenclatura biológica e dos sistemas de classificação das plantas através dos tempos.
Seguidores e opositores à revolução lineana. Evolução do conceito de género e de espécie.
As grandes expedições científicas do Iluminismo – objectivos e programas de acção.
Módulo de História da Geologia
Breve perspetiva evolutiva da História da Geologia.
As grandes controvérsias geológicas.
A História da Ciência (Geologia) nos currículos.
Módulo História da Matemática
A matemática pré-euclidiana. Os conceitos de número e de grandeza na Grécia antiga.
As obras de Euclides e de Arquimedes.
A Álgebra medieval (árabe) e renascentista (europeia).
A Geometria Analítica (Fermat e Descartes).
Métodos de traçar tangentes. Método de máximos e mínimos de Fermat.
Os começos da Teoria das Probabilidades.
O Cálculo Infinitesimal (Newton e Leibniz).
Módulo de História da Astronomia
A matemática pré-euclidiana. Os conceitos de número e de grandeza na Grécia antiga.
As obras de Euclides e de Arquimedes.
A Álgebra medieval (árabe) e renascentista (europeia).
A Geometria Analítica (Fermat e Descartes).
Métodos de traçar tangentes. Método de máximos e mínimos de Fermat.
Os começos da Teoria das Probabilidades.
O Cálculo Infinitesimal (Newton e Leibniz).
Módulo de História da Química
Grandes marcos cronológicos da História da Química.
Nomes e acontecimentos relevantes na História da Química.
O caso particular da alquimia como atividade pré química.
Generalidades sobre filosofia e história da química.
A química como ciência central numa filosofia de ciência contemporânea.
Módulo de História da Física
A Mecânica de Newton
A unificação do eletromagnetismo e da ótica no século XIX
As Leis da Termodinâmica
Macrocosmo e microcosmo: mecânica estatística
Relatividade Restrita e Geral
Mecânica Quântica
Desenvolvimentos ulteriores à segunda metade do século XX: teorias de calibre, teoria quântica de campos e a necessária e ainda incompleta síntese da relatividade geral com a mecânica quântica (gravitação quântica).
Outra Bibliografia
Módulo História da Biologia
Greene, Edward Lee (1909) Landmarks of botanical history. Washington, Smithsonian institution.
De Wit, H. C. D.(1993) Histoire du development de la biologie. Três volumes. PPUR & EPFL Press
Magnin-Gonze, J. (2006) Histoire de la botanique. Delachaux et Niestlé.
Allorge, Lucile (2009) La fabuleuse odyssée des plantes. Hachette Pluriel Reference.
Módulo de História da Geologia
Amador, F. & Contenças, P. (2001). História da Biologia e da Geologia. Lisboa: Universidade Aberta.
Amador, F. & Pereira, A. I. (2007). A História da Ciência em manuais escolares de Ciências da Natureza.Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 6,1 (191- 216).
Hallam, A. (1992). Great Geological Controversies. Oxford: Oxford University Press.
Módulo História da Matemática
A History of Mathematics, V. J. Katz, Addison-Wesley.
História da Matemática, M. F. Estrada, C. de Sá, J. F. Queiró et al, Universidade Aberta.
Módulo de História da Astronomia
J. P. M. de Carvalho, Uma Odisseia no Tempo - Introdução à História da Astronomia, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (2000).
Módulo de História da Química
Philosophy of Chemistry : Synthesis of a New Discipline, Davis Baird, Eric Scerri, Lee McIntyre (eds.), Dordrecht: Springer, 2006.
Bensaude-Vincent, Bernadette & Stengers, Isabelle. História da Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
Módulo de História da Física
O Livros das Escolhas Cósmicas, Orfeu Bertolami (Editora Gradiva, 2006)
Estratégias diversificadas: apresentações PowerPoints, leitura e discussão de artigos, exposições, trabalhos de pesquisa em grupo, apresentação dos trabalhos e debates.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
De acordo com regulamento da UP.
Classificação final: 50% da nota do trabalho do módulo de Filosofia da Ciência e 25% de cada um dos dois módulos de História da Ciência escolhidos pelo estudante.
Recursos educativos disponibilzados no Sigarra.