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Introdução ao Projecto em Arquitectura Paisagista II

Código: AP112     Sigla: AP112

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Botânica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 41 Planos de estudos a partir 2009 1 - 7,5 56 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Teresa Lencastre de Melo Breiner Andresen Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Maria Teresa Lencastre de Melo Breiner Andresen 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina IPAP2 tem por objectivo iniciar o aluno no exercício do projecto em Arquitectura Paisagista. É antecedida pela unidade curricular IPAP1 e acompanha o Desenho.
IPAP 2 pretende introduzir o exercício do projecto de arquitectura paisagista, mediante a definição de um conjunto de condicionantes de ordem variada, nomeadamente ecológicas, sociais, económicas, funcionais e estéticas, aplicadas a um dado espaço. A disciplina explora o conceito de paisagem e jardim enquanto habitate dos seres humanos, onde se distribuem espaços por estes criados para diferentes funções. Valoriza também a compreensão do comportamento dos seres humanos entre si e os lugares. Ou seja, a vivência e a experiência do lugar/jardim estarão no centro do desenvolvimento de um conjunto de exercícios de projecto.

Programa

• O jardim. História e conceito. A escala do homem, do jardim e da paisagem. Significado e concepção. Transformação e conservação
• As formas: ortogonais, angulares, circulares e biomórficas.
• Os elementos da paisagem: movimento de terras; vegetação, água e estruturas construídas.
• A relação entre a forma e os elementos da paisagem e a experiência do jardim
• Os elementos intangíveis: o vento, a luz, a temperatura, a cor, o céu.
• O movimento e o estar na paisagem e no jardim. Fruição e uso.
• A observação da paisagem: espaços abertos e espaços contidos. Eixos físicos e eixos visuais.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Elaboração de exercícios práticos individuais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A avaliação da disciplina é feita com base em 2 projectos a decorrer em paralelo. O primeiro projecto reclama que o aluno idealize um território para o qual projectará 3 espaços – 3 jardins. O segundo consta da elaboração de um diário.
.
• 1º PROJECTO: 3 JARDINS (PESO: 75%)
Os 3 exercícios têm por objectivo explorar os conceitos de espaço e forma na paisagem manipulando dois elementos da paisagem:
• Modelação do terreno; e
• Vegetação
Os alunos conceberão os seus exercícios a duas dimensões, utilizando papel esquiço e lápis, executando plantas e cortes. Posteriormente o exercício será realizado em três dimensões mediante a construção de uma maqueta.
Cada exercício receberá uma apreciação individual por parte do docente e a avaliação final será feita mediante a entrega de um dossier em tamanho A3 em que cada exercício é apresentado com base em reproduções das plantas e cortes, fotografia(s) da maqueta e uma pequena memória descritiva justificativa de cada exercício.

• 2º PROJECTO: DIÁRIO (PESO: 25%)

OBJECTIVO DO TRABALHO: Produzir um diário sobre a descoberta de um jardim (Jardim Botânico da Universidade do Porto).

DIMENSÃO E CONTEÚDOS DO DIÁRIO: O diário terá o tamanho A4, com um máximo de 25 páginas incluindo texto escrito, desenhos, mapas, fotografias (5 NO MÁXIMO!), plantas, etc. O diário deverá conter o registo em diversos momentos das semanas do semestre sobre o jardim e as suas partes, a sua inserção na envolvente, a estrutura do jardim e os elementos que o integram, os utilizadores, os jardineiros, os proprietários, os usos e funções, significados (para si e para outras pessoas), … O diário terminará com uma Conclusão sobre o que faz com que O JARDIM BOTÂNICO DO PORTO seja UM JARDIM?


Nota mínima: 10 valores em ambos os projectos. Os alunos não poderão exceder o número máximo de faltas regulamentar.

Fórmula de cálculo da classificação final

1º PROJECTO: 3 JARDINS (PESO: 75%)
2º PROJECTO: DIÁRIO (PESO: 25%)
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