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Ecofisiologia Vegetal

Código: B210     Sigla: B210

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 60 Planos de estudos a partir 2009 2 - 7,5 -
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 7,5 -
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:G 2 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 -
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 7,5 -
L:Q 3 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Maria Vieira de Melo Gomes Regente
Armando Jorge Gomes Teixeira Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Paula Maria Vieira de Melo Gomes 1,00
Armando Jorge Gomes Teixeira 1,00
Práticas Totais 2 6,00
Armando Jorge Gomes Teixeira 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo básico do curso é que o aluno compreenda o modo como a anatomia está associada à função das plantas. Pretende-se ainda que o aluno adquira competências para identificar estruturas específicas a determinadas funções.
As plantas são organismos complexos e o curso explora aspectos que as tornam peculiares, centrando-se especialmente nos processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objectivo do curso que o aluno compreenda o modo como as plantas interactuam com o meio ambiente.

Programa

Características e classificação dos tecidos. Diferenciação. Sistema de tecidos: dérmico, fundamental e vascular. Xilema e floema e a função de condução:
Estrutura do floema e translocação; Nervuras secundárias; anatomia de Kranz e a fotossíntese; estrutura do xilema e o movimento de água. Importância das pontuações.
Organização tecidular em raiz, caule e folhas. Origem e estrutura do corpo secundário. Crescimento secundário anómalo. Fibras e sua importância económica.
Factores que alteram a morfologia das plantas. Adaptações das plantas à água, à temperatura, ao vento e à luz. Estruturas secretoras externas e internas. Mecanismos de libertação e vias de transporte da secreção.
Equilíbrio hídrico das plantas. Conceito de potencial hídrico e comportamento osmótico das células. Mecanismo de controlo do funcionamento dos estomas e sinais ambientais. Água no contínuo solo-planta-atmosfera.
Nutrientes minerais. Critérios de essencialidade. Elementos essenciais. Classificação dos nutrientes vegetais: critério quantitativo e fisiológico. Soluções nutritivas e culturas sem solo. Relação entre a função e mobilidade dos nutrientes e sintomatologia de carência. Principais limitações da análise de sintomatologia. Testes bioquímicos de carência nutricional.
Translocação no floema: conceito de órgão recebedor e órgão fonte. Teoria do fluxo em massa. Carregamento e descarregamento do floema.
Fotomorfogénese mediada pela luz vermelha. Fitocromo: propriedades e funções ecológicas. Adaptação das plantas a alterações da qualidade da luz e regulação da germinação de sementes.
Respostas à luz azul: fototropismo, inibição rápida do alongamento do caule e estimulação da abertura dos estomas. Fotoreceptores da luz azul: criptocromos, fototropinas e zeaxantina.
Crescimento e desenvolvimento das plantas e sinais internos e ambientais. Moléculas sinal nas plantas. Fito-hormonas; conceito e percepção. Grupos de fito-hormonas. Auxinas: descoberta e natureza química. Auxinas nativas e de síntese. Biossíntese e transporte do IAA. Efeitos fisiológicos das auxinas. Aplicações práticas. Giberelinas (GAs); descoberta e natureza química. Regulação da biossíntese. Efeitos fisiológicos das GAs e mecanismos de acção. Transdução do sinal GAs nas células da camada de aleurona. Aplicações comerciais. Inibidores da biossíntese das GAs e sua possível utilização. Citocininas: descoberta e identificação; formas livres e ligadas; locais de biossíntese e transporte. Efeitos fisiológicos. Principais aplicações práticas. Características das plantas com sobre-expressão das citocininas. Etileno; descoberta, estrutura e biossíntese. Regulação da biossíntese. Efeito de factores ambientais e da auxina na produção de etileno. Efeitos fisiológicos do etileno e modo de acção. Aplicações comerciais. Ácido Abcísico (ABA); descoberta, natureza química, locais de biossíntese e transporte. Variação do nível de ABA durante o desenvolvimento da semente em resposta a stresse ambiental. Efeitos fisiológicos. Transdução de sinal do ABA nas células de guarda. Brassinoesteróides (BRs); descoberta, ocorrência nas plantas, biossíntese e transporte. Principais efeitos fisiológicos. Papel dos BRs na protecção de plantas contra stresses. BRs como nova estratégia para a protecção das plantas. Potenciais usos dos BRs na agricultura.
Resposta das plantas ao stress abiótico e factores que condicionam essa resposta. Adaptação e plasticidade fenotípica. Stress e aumento da produção das espécies reactivas de oxigénio (ROS). Sintomas de danos oxidativos. Sistemas de defesa antioxidantes nas plantas: enzimático e não enzimático. Ciclo ascorbato-glutationa.

Bibliografia Obrigatória

000103971. ISBN: 978-0-87893-866-7

Bibliografia Complementar

000072345. ISBN: 0-943088-39-9
000102346. ISBN: 978-0-7637-5345-0

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca do departamento de Biologia (ed. FC4). Serão ainda disponibilizados pelos docentes da disciplina elementos complementares de estudo e consulta.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos serão desenvolvidos em aulas teóricas, práticas e seminários.
As aulas teóricas serão maioritariamente expositivas; algumas sessões teóricas serão destinadas a palestras de investigadores cuja investigação empregue técnicas de engenharia genética, pretende-se que todas as aulas teóricas tenham uma componente de discussão. A apresentação da matéria será acompanhada pela projeção de imagens e esquemas que ilustrem convenientemente a exposição oral recorrendo-se, sempre que possível, à apresentação de filmes didáticos. O acompanhamento da matéria leccionada nas aulas teóricas deverá ser feito através da consulta de bibliografia: livros de texto, websites, e artigos científicos.
Em relação às aulas práticas será fornecido aos alunos, um “Guia de apoio aos trabalhos práticos” contendo os procedimentos experimentais e no qual estarão também incluídos o programa e a calendarização das respectivas aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 85,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória às aulas práticas – mínimo 2/3.
Entrega de trabalhos obrigatórios das aulas práticas (a não entrega desconta na nota TP).
Estudantes trabalhadores: obrigatoriedade de entrega dos trabalhos para obtenção de frequência.
Trabalho/apresentação e/ou relatório sobre temas abordados nas aulas práticas – 3 valores no exame TP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico (T) – 20 valores
Exame teórico-prático (TP) – 17 valores
Trabalhos (aulas práticas; a adicionar à nota do TP) – 3 valores
Nota Final = (2T+TP)/3
Nota mínima em cada uma das provas de 8,0 valores.
Exame oral:
O aluno pode requerer exame oral, quando obtém uma classificação igual ou superior a 10 valores.
O aluno que obtém classificação entre 8,0 e 9,4 valores, pode também requerer prova oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Obrigatoriedade de entrega dos trabalhos para obtenção de frequência.

Melhoria de classificação

Para melhoria de nota final o aluno necessita de requerer nova prova de exame, de acordo com a legislação vigente relativa ao assunto.
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